UFSM/FW realiza evento, em parceria com o Projeto Institucional Seja UFSM/FW, para divulgar os cursos ofertados pela instituição

Na última quarta-feira (8), a Universidade Federal de Santa Maria, Campus Frederico Westphalen, em parceria com o Projeto Institucional Seja UFSM/FW, realizou a segunda edição do evento “Sou UFSM, Seja Você Também!”. Durante todo o dia, o Campus recebeu cerca de 500 estudantes, vindos, principalmente, de escolas da região do médio Alto Uruguai. Houve, também, o apoio da 20ª Coordenadoria de Regional de Educação, da Pró-Reitoria de Graduação da UFSM, do Campus da UFSM em Palmeira das Missões e de empresas locais.

O projeto Seja UFSM/FW tem como objetivo a divulgação dos cursos oferecidos pela UFSM/FW, trazendo o público regional para a Universidade, onde os estudantes poderão desfrutar de um ensino gratuito e de qualidade, localizado próximo de suas casas. O projeto SEJA está dividido em duas grandes ações, a primeira delas é a visitação de escolas da região, sendo que ao longo do ano de 2023 foram visitadas 30 escolas de ensino médio. A segunda ação é trazer a comunidade escolar para uma visita em nosso campus, a fim de conhecer a estrutura física da instituição, interagir com docentes e estudantes dos diferentes cursos oferecidos. Assim nasceu o evento “Sou UFSM, Seja Você Também!”, para finalizar todo o trabalho feito ao longo do ano pelo projeto de uma forma interativa e dinâmica.

Por meio de um tour pelo Campus,  os alunos de ensino médio puderam conhecer os cursos de Agronomia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Florestal, Jornalismo, Relações Públicas e Sistemas de Informação, ofertados em Frederico Westphalen, assim como os laboratórios e projetos de ensino, pesquisa e extensão. O evento foi realizado em parceria com o Campus de Palmeira das Missões, por conta dos dois campi estarem inseridos na mesma Coordenadoria de Regional de Educação. O campus de Palmeira das Missões trouxe voluntários, bolsistas e professores de seus cursos: Administração, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Enfermagem, Nutrição e Zootecnia que expuseram elementos para atrair o público jovem.

Além disso, as empresas da região participaram do evento trazendo atividades interativas para os visitantes. O evento contou também com um DJ de Santa Maria para animar o dia com músicas, além de estudantes de Artes Cênicas do Campus sede, os quais ministraram oficinas com bambolês e brincadeiras.

A coordenadora do projeto, professora Ana Carolina Klinger da UFSM/FW, contou que a expectativa é que os estudantes da região possam conhecer e se visualizar estudando na UFSM/FW. “Um dos motivos pelos quais o projeto surgiu foi o fato de muitos dos nossos estudantes não serem oriundos da nossa região […] creio que essa oportunidade vai ser de grande valia para os estudantes se visualizarem estudando aqui”, disse Ana. O vice-coordenador, o servidor Ricardo Cocco, que atua na Secretaria Unificada de Graduação da UFSM/FW, avaliou que o evento é de suma importância para o Campus. “O evento possibilitou com que os alunos tivessem um contato muito próximo com todos os seis cursos oferecidos pela instituição e agora eles podem vislumbrar a UFSM, uma Universidade pública, gratuita e de qualidade”, finalizou.

Atualmente, a Universidade Federal de Santa Maria oferece três formas de ingresso:

• Sistema de Seleção Unificado (SISU), no qual se aplica a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM);
  • Processo Seletivo Seriado (PSS), no qual os alunos de ensino médio realizam uma prova em cada ano e no final aplicam a nota final no curso de sua preferência.
  • Vestibular da UFSM, no qual o aluno realiza uma prova formulada pela própria instituição.

Os editais com as datas de inscrições do PSS e do vestibular sairão até o fim de novembro e a prova do PSS será realizada no dia 13 de janeiro, já o  vestibular acontecerá nos dias 13 e 14 de janeiro de 2024.

Mais informações podem ser obtidas pelo site: http://www.ufsm.br/frederico, na aba “Estude na UFSM/FW”.

Texto: Beatriz Vieira, bolsista da Assessoria de Comunicação da UFSM/FW.