A docente do curso de Sistemas de Informação da UFSM-FW, Nara Bigolin, passou a integrar o Conselho da Sociedade Brasileira da Computação (SBC), a organização sem fins-lucrativos que reúne diversos profissionais, estudantes e entusiastas das áreas de Computação e Informática no Brasil.
Suas principais metas no Conselho são o apoiar a discussão sobre metodologias inovadoras no ensino de Computação na educação básica e superior, além de dar suporte às diretorias das instituições relacionadas à essa inserção. Também pretende incentivar a divulgação e popularização da Ciência da Computação na sociedade e, junto a isso, buscar a ampliação da SBC junto as esferas de governo.
Nara é a primeira professora da UFSM a alcançar a posição de conselheira da Sociedade Brasileira de Computação. Premiada cinco vezes na área da educação em 2018, é co-fundadora do Movimento Meninas Olímpicas do Brasil e atua nas coordenações de diversas olimpíadas educacionais brasileiras, elaborando políticas para maior participação feminina.
A trajetória da docente e pesquisadora como integrante da SBC é de mais de 3 décadas. “Acredito que toda essa experiência, adquirida em mais de 25 anos em ensino, extensão e pesquisa em Computação no Brasil e na França, me permitirá contribuir para enriquecer muito as discussões no Conselho da SBC, trazendo uma visão diferente e complementar aos demais membros do Conselho”, conta Nara Bigolin.
Texto: Isadora Pazuch
Edição: Julia Cervo