A UFSM, a partir de uma Comissão Institucional e em conjunto com a comunidade, criou a Política de Igualdade de Gênero com o objetivo de construir uma Universidade sem machismo, sem homofobia e sem racismo. Em Frederico Westphalen, acontece no dia 22 de Novembro, às 9h, na Sala da Mecanização, o debate sobre a política.
As propostas estão inseridas nos contexto de prevenção, assistência, combate, acesso e garantia de direitos, criação da Casa Frida Kahlo – espaço que vai acolher e mediar conflitos vivenciados dentro da Universidade.
Acerca disso, nos meses de novembro e dezembro, a Comissão vai realizar rodas de conversa nas unidades de ensino no campus sede e nos outros campi.
A Pró-Reitoria de Extensão reforça que é de suma importância a presença da comunidade pela necessidade da construção conjunta do documento.
Sobre a Política de Igualdade de Gênero
A comissão foi criada em 2017 por conta dos altos índices de assédio e violência sexual nas universidades brasileiras. Na UFSM, só em 2017 e 2018 foram realizadas 180 denúncias de assédio moral e sexual. Esses dados identificam a importância de debater esses assuntos dentro do ambiente acadêmico e também fora dele, levando em consideração a importância da educação pública promotora e defensora do direito de igualdade.
Para mais informações acessar o site da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM.