No sábado, 01 de julho, os estudantes dos Cursos Técnicos Integrados do CTISM participaram de atividades construídas pelas Coordenações de Curso e equipe docente. As atividades recuperaram a quarta-feira, conforme Calendário Escolar.
O Curso Técnico de Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio promoveu um minicurso em parceria com o Programa de Educação Tutorial em Ciência da Computação (PET-CC), no qual os alunos puderam aprofundar seus conhecimentos em programação orientada a objetos e também na linguagem de programação Python, com ênfase no desenvolvimento de jogos. O evento teve grande participação dos alunos e novos minicursos poderão ser ofertados, frutos dessa parceria.
Já o Curso Técnico de Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio organizou uma recepção aos estudantes com um café da manhã. Em seguida, os discentes visitaram laboratórios ligados a grupos de pesquisa. Foram visitados o Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Sistemas Elétricos e Computacionais (GESEC), localizado no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM), com a orientação do professor Alysson Seidel; o Centro de Excelência em Energia e Sistemas de Potência (CEESP), sediado no Centro de Tecnologia, com a observação do professor Frank Gonzatti; e o GEDRE – Inteligência em Iluminação, também no Centro de Tecnologia, sob a supervisão do professor Lucas Teixeira. As visitas, nas quais também colaboraram os docentes Adriano Morais, Tiago Naidon, Maikel Menke, além da participação do professor Ivan Zolin, seguramente, confluem para o incentivo à participação discente em pesquisa e extensão, além de qualificar a formação dos estudantes do curso.
Por sua vez, o Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio realizou uma atividade cultural sugerida pelo Coordenador do Curso, professor Marco Aurélio Bandeira. A atividade consistiu em uma oficina organizada pelos professores Bruna da Silva , Vitor Ayres e Márcia Gerarth, de Artes, e Rosicléia Bastianello, de Literatura. Inicialmente, foi montada uma instalação com o tema “Mulheres”, criada com esculturas produzidas pelos alunos, livros de Literatura, recortes de reportagens; cheiros, luzes, vídeo entre outros elementos disparadores. Nesse ambiente, os discentes foram orientados a interagirem livremente. Em um segundo momento, os alunos foram convidados a participar de uma série de exercícios e jogos do Teatro do Oprimido, de Augusto Boal, com reflexão e discussão a partir do que viram e sentiram durante a exposição anterior. Foi um momento de compartilhar pensamentos, sentimentos, medos e demais reverberações. A manhã cinzenta do dia 01 de Julho foi marcada por esse espaço de acolhimento entre discentes e docentes do curso, mostrando o quanto é importante escutar o outro, conversar e demonstrar o afeto.
Agradecemos a participação de todos, especialmente dos estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio.