Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM

Cursos Técnicos Integrados promovem sábado letivo diferenciado

Coordenador do Curso Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio, Rafael Pereira, e estudantes.

No sábado, 01 de julho, os estudantes dos Cursos Técnicos Integrados do CTISM participaram de atividades construídas pelas Coordenações de Curso e equipe docente. As atividades recuperaram a quarta-feira, conforme Calendário Escolar.

O Curso Técnico de Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio promoveu um minicurso em parceria com o Programa de Educação Tutorial em Ciência da Computação (PET-CC), no qual os alunos puderam aprofundar seus conhecimentos em programação orientada a objetos e também na linguagem de programação Python, com ênfase no desenvolvimento de jogos. O evento teve grande participação dos alunos e novos minicursos poderão ser ofertados, frutos dessa parceria.

Já o Curso Técnico de Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio organizou uma recepção aos estudantes com um café da manhã. Em seguida, os discentes visitaram laboratórios ligados a grupos de pesquisa. Foram visitados o  Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Sistemas Elétricos e Computacionais (GESEC), localizado no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM), com a orientação do professor Alysson Seidel; o Centro de Excelência em Energia e Sistemas de Potência (CEESP), sediado no Centro de Tecnologia, com a observação do professor Frank Gonzatti; e o GEDRE – Inteligência em Iluminação, também no Centro de Tecnologia, sob a supervisão do professor Lucas Teixeira. As visitas, nas quais também colaboraram os docentes Adriano Morais, Tiago Naidon, Maikel Menke, além da participação do professor Ivan Zolin, seguramente, confluem para o incentivo à participação discente em pesquisa e extensão, além de qualificar a formação dos estudantes do curso.

Coordenadora do Curso Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio, professora Suziane Bopp, professores Adriano Morais, Frank Gonzatti, Tiago Naidon, Álysson Seidel, Lucas Teixeira, Maikel Menke, diretor Rafael Adaime Pinto, e estudantes.
Parte do ambiente interativo construído para a atividade do Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio.

Por sua vez, o Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio realizou uma atividade cultural sugerida pelo Coordenador do Curso, professor Marco Aurélio Bandeira. A atividade consistiu em uma oficina organizada pelos professores Bruna da Silva , Vitor Ayres e Márcia Gerarth, de Artes, e Rosicléia Bastianello, de Literatura. Inicialmente, foi montada uma instalação com o tema “Mulheres”, criada com esculturas produzidas pelos alunos, livros de Literatura, recortes de reportagens; cheiros, luzes, vídeo entre outros elementos disparadores. Nesse ambiente, os discentes foram orientados a interagirem livremente. Em um segundo momento, os alunos foram convidados a participar de uma série de exercícios e jogos do Teatro do Oprimido, de Augusto Boal, com reflexão e discussão a partir do que viram e sentiram durante a exposição anterior. Foi um momento de compartilhar pensamentos, sentimentos, medos e demais reverberações. A manhã cinzenta do dia 01 de Julho foi marcada por esse espaço de acolhimento entre discentes e docentes do curso, mostrando o quanto é importante escutar o outro, conversar e demonstrar o afeto.

Agradecemos a participação de todos, especialmente dos estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio.