O CTISM terá um evento sobre a tecnologia NFC – que permite a troca de informações entre dispositivos que estejam próximos – na manhã de terça-feira (24). A atividade “Tecnologia NFC: discussão e prática com a ferramenta Android Studio” faz parte de uma ação de extensão da UFSM, que tem o objetivo de “apresentar e debater tecnologias associadas à computação e à comunicação ubíqua sob enfoque teórico, prático e filosófico”, segundo o professor Juliano Kazienko, organizador do evento.
Segundo o docente, também pretende-se discutir o impacto social das tecnologias no contexto da internet das coisas – termo que descreve a situação em que vários objetos do dia a dia estejam conectados à internet.
A atividade começa às 8h no auditório do CTISM.
O evento faz parte da ação de extensão “Discutindo as tecnologias para a internet das coisas e os desafios da computação ubíqua”, que busca discutir resultados de pesquisas e “aspectos sociais da interação entre ser humano, tecnologia e informação”, segundo Kazienko, coordenador do projeto.
De acordo com ele, o projeto tem ainda a intenção de refletir sobre o uso crescente de dispositivos conectados à internet e as consequências nos “termos de monitoramento e controle”, “evidenciando questões importantes como os limites entre segurança e privacidade”, diz.