O CTISM expôs seis projetos na terceira edição da Feira Municipal de Ciências, Tecnologia e Sustentabilidade da Prefeitura de Santa Maria, que foi sediada no Centro Desportivo Municipal no dia 24. A mostra reúne projetos desenvolvidos nas escolas públicas da cidade. Alunos do colégio apresentaram os projetos ao público da feira. O CTISM havia participado das duas edições anteriores do evento.
Ao todo, foram expostos 47 trabalhos na feira, segundo o site da Secretaria da Educação de Santa Maria. De acordo com o portal, o objetivo do evento é “criar instrumentos pedagógicos que contribuam para o intercâmbio de conhecimentos nas diferentes áreas”. “A feira é uma grande oportunidade de mostrar o protagonismo dos alunos, de seus trabalhos, das pesquisas desenvolvidas nas escolas”, diz Véra Simon, coordenadora da secretaria.
Entre os projetos levados pelo CTISM para a feira estava um painel didático de jogos clássicos, que consiste em circuitos eletrônicos microcontrolados que comandam clones dos jogos Genius, Pong e o Jogo da Velha. O Genius é um jogo no qual luzes coloridas acendem em ordem aleatória e desafiam a memória do jogador. Já o Pong simula uma partida de tênis e, segundo o professor Saul Azzolin Bonaldo, foi o primeiro videogame comercial rentável a ser produzido. No painel, o jogador usa comandos por joysticks e botões grandes. O aparelho foi levado para a feira pelo grupo de pesquisa Nightwind.
Também foi exposta na feira a plataforma oscilante em que o usuário controla quatro atuadores pneumáticos, que provocam inclinações em uma plataforma, fazendo com que uma bola de vidro percorra um labirinto. O objetivo do dispositivo é demonstrar um circuito pneumático de forma didática e lúdica, segundo o professor Sergio Pavani, responsável pelo projeto.
A Feira de Ciências contou ainda com três projetos da área de eletrotécnica, entre eles o Memory Game, desenvolvido a partir da plataforma de prototipagem eletrônica Arduino, no qual o jogador precisa memorizar uma sequência de cores. Outro projeto exibido foi um jogo que desafia o participante a acender três lâmpadas LED o mais rápido possível pressionando dois botões. Na área de eletrotécnica, foi enviado ainda ao evento um circuito capaz de modificar a velocidade com que um grupo de LEDs acende. Esse projeto tem o objetivo de mostrar o comportamento de um tipo de circuito, o 555, de forma “tangível e didática”, segundo o professor Douglas Camponogara, responsável pelos três projetos.
Na área de biologia, o CTISM levou à Feira de Ciências modelos de células e vírus confeccionados pelos alunos das turmas de segundo ano integrado. A produção dos modelos foi promovida pelo Laboratório de Biologia e serviu como trabalho avaliativo da disciplina.
por Rossano Villagrán Dias
fotos Arquivo pessoal