O Técnico em Segurança do Trabalho atua em ações prevencionistas nos processos produtivos com auxílio de métodos e técnicas de identificação, avaliação e medidas de controle de riscos ambientais, de acordo com normas regulamentadoras e princípios de higiene e saúde do trabalho. Além disso, desenvolve ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho. Segundo o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, o técnico em Segurança do Trabalho também orienta o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e
Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC), além de coletar e organizar informações de saúde e de segurança no trabalho. Executa o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). Destaca-se entre sua atuação a investigação, análise de acidentes e recomendação de medidas de prevenção e controle de acidentes.
Entre as atribuições do Técnico em Segurança do Trabalho, destacam-se: o gerenciar ações que promovem a qualidade de vida do trabalhador nas organizações, assim como, diagnosticar e prevenir doenças ocupacionais, considerando o homem e seu ambiente de trabalho, planejar e organizar medidas com vistas à melhoria das condições de trabalho em relação à segurança, prestar esclarecimentos sobre higiene e segurança do trabalho e intervenção na realidade das organizações, relacionar aspectos tecnológicos determinantes à melhoria das condições de trabalho.
Além disso, o técnico deverá conhecer o estabelecimento de normas e procedimentos preventivos de acidentes e acompanhar os resultados; o planejamento e implantação de medidas de segurança no armazenamento, transporte e manuseio de produtos; a avaliação de riscos profissionais aos quais os trabalhadores estão expostos; o desenvolvimento de cursos de capacitação e treinamento quanto à higiene e segurança do trabalho; estabelecimento de diretrizes à escolha de equipamentos e proteção individual e coletiva; os riscos ambientais; conceitos ergonômicos na realização do trabalho. O Técnico em Segurança do Trabalho tem como principais campos de trabalho indústrias, empresas do ramo de construção civil, empresas de comércio e serviços, empresas de transportes entre outras.