A Universidade Federal de Santa Maria está ativa na execução de ações, mobilização, liderança e articulação entre entidades e pessoas frente ao contexto de pandemia da Covid-19, que vem acontecendo desde março de 2020.
O cenário pandêmico requer cuidados e responsabilidade de atuação. Tendo isso em vista, a UFSM, para manter sua atenção e zelo com a saúde de seus servidores, estudantes e comunidade, criou a Comissão de Biossegurança (CBio) e o Centro de Operações de Emergência em Saúde para Educação – COVID 19 – UFSM (COE-E UFSM). Ambos são órgãos complementares e temporários que estão trabalhando para possibilitar a segurança da comunidade acadêmica frente à Pandemia Covid-19.
A CBio e o COE-E possuem caráter consultivo, para auxiliar a gestão da Universidade na tomada de decisões durante o período da pandemia de Covid-19, sendo muito importantes dentro da Instituição, dada a gravidade da situação pandêmica global.
Comissão Setorial de Biossegurança:
Foi criada com o intuito de divulgar as normas no âmbito da Unidade de ensino, orientar a comunidade sobre os procedimentos de biossegurança durante o período de enfrentamento ao novo coronavírus e preparar a infraestrutura para a recepção da comunidade nas atividades presenciais.
Contato: cbio@ctism.ufsm.br
Equipe:
José Abílio Lima de Freitas
Diego Russowsky Marçal
Fabio Teixeira Franciscato
Felipe Manzoni Siqueira
Fredi Zancan Ferrigolo
Maikel Guerra Bathaglini
Rafael Adaime Pinto
Tiago Antônio Rizzetti
Informações Relevantes:
Manual de Biossegurança da UFSM
Plano de Contingência do CTISM
Mais informações podem ser obtidas no site do COE-E UFSM