As discentes Anne Gabrielle Rufino Dornelles do 2º ano do curso Integrado em Informática para Internet e Vitória Reis dos Santos do 3º ano do curso Integrado em Eletrotécnica, receberam no dia 13 de junho, as medalhas conquistadas durante a Olimpíada Nacional de Ciências de 2023.
A ONC integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física), a ABQ (Associação Brasileira de Química), o INSTITUTO BUTANTAN, a SAB (Sociedade Astronômica Brasileira) e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). A olimpíada é organizada pela UFPI (Universidade Federal do Piauí) e é subsidiada pelo governo federal, através do MCTI (Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação).
Criada em 2016, a Olimpíada Nacional de Ciências integra o ecossistema de olimpíadas do conhecimento, competições intelectuais entre estudantes de ensino fundamental ou médio que ocorrem anualmente. Ela é um programa do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação, cadastrado na Universidade Federal do Piauí como Projeto de Extensão.
A ONC 2023, tinha como temática, “As Ciências na era da Inteligência Artificial” e contou com a participação de 4,88 milhões de estudantes em todo o Brasil. O objetivo principal da ONC é estimular o estudo das ciências (química, física, biologia, história e astronomia) por meio da resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes. A inscrição é completamente gratuita, podem participar os estudantes de todos os estabelecimentos de ensino em que houver pelo menos um professor credenciado (valendo para as escolas públicas e particulares).
A Profª Drª Josiane Pacheco Menezes do CTISM, é responsável pela organização da participação dos discentes na Olimpíada e ressalta que, em 2024, os alunos e alunas do Colégio participarão novamente da competição. A edição de 2024 está com as inscrições abertas até dia 10 de agosto e tem como tema central “Mulheres na Ciência”.