O diretor do Drec (Departamento de Relações Empresariais e Comunitárias), Luciano Retzlaff, decidiu deixar o cargo. O atual assistente de Direção, Diego Russowsky Marçal, aceitou convite da Direção do CTISM para assumir o cargo no lugar do professor.
Um dos quatro departamentos executivos do CTISM, o Drec é responsável pela relação do colégio com a comunidade externa, pelo estágio curricular dos alunos, pelas viagens de estudo e pela organização de eventos tradicionais do CTISM.
O secretário do Departamento Administrativo, Amauri Almeida, será o novo ocupante do cargo exercido hoje por Marçal.
As mudanças de cargo passaram a valer a partir nesta quarta-feira (2).
Docente na área de mecânica no CTISM desde 2009, Retzlaff foi nomeado diretor do Drec quando a atual Direção teve início, em fevereiro do ano passado.
Ele afirmou à reportagem que tomou a decisão de sair da chefia do Drec devido à carga horária alta em outras atividades, principalmente como coordenador do projeto de extensão em que o colégio promove cursos a militares do CI Bld (Centro de Instrução de Blindados) de Santa Maria.
Segundo Retzlaff, o Drec exige do seu diretor decisões rápidas sobre questões relacionadas a estágios e viagens, além de atenção aos eventos que são de responsabilidade do setor.
“A tomada de decisão é mais no sen-tido de que o diretor [do Drec] possa acompanhar mais de perto algumas coisas que são do dia a dia”, disse Retzlaff.
NOVOS OCUPANTES
Diego Marçal entrou no CTISM em 2012 como servidor técnico-administrativo no Drec. Em 2016, assumiu a direção do GAP (Gabinete de Projetos), que estava sendo criado. Ele foi para o cargo de assistente de Direção no início da atual gestão.
Em entrevista, Marçal assumiu os compromissos de buscar parcerias com a comunidade externa “para que possamos interagir mais com a cidade e região” e “realizar um bom trabalho de orientação sobre estágio com os alunos e com as empresas” para esclarecer pontos da legislação.
Amauri, que assume o cargo de assistente de Direção, é administrador e ingressou na UFSM em 1983, na Coordenadoria de Planejamento Administrativo da Proplan (Pró-Reitoria de Planejamento), setor no qual permaneceu por 30 anos. Ele foi coordenador durante quase todo o período.
Em 2014, assumiu a direção do Departamento Administrativo, onde ficou até o início da atual Direção do CTISM.
Texto: Rossano Villagrán Dias/Núcleo de Comunicação Institucional