O CTISM participou, de 10 a 14 de setembro, da 42ª edição da Reditec (Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica), em Búzios. O encontro reúne anualmente líderes de instituições federais de ensino técnico.
O colégio estava representado pelo vice-diretor Fabio Franciscato e pelo coordenador da CEBTT (Coordenadoria de Educação Básica, Técnica e Tecnológica da UFSM), Marcelo Freitas da Silva. Durante o evento, ocorreram palestras, debates e apresentações culturais. O tema da edição deste ano foi “o trabalho no século XXI – globalização, inovação, educação profissional e tecnológica: caminhos e desafios para inclusão”.
Em paralelo à Reditec, os membros do Condetuf – órgão que reúne os dirigentes das escolas técnicas vinculadas às universidades federais – fizeram uma reunião, da qual participou também o ex-diretor do CTISM Luciano Caldeira Vilanova. Foi entregue a ele uma placa.
Em entrevista, Luciano, professor da área de mecânica, disse que participou da reunião “em tom de despedida”. O ex-diretor afirmou que foi “muito gratificante” ter a confiança da comunidade do colégio para “ficar à frente de uma instituição tão grande”.
Ele disse que, durante sua gestão, que vigorou de 2014 até o início de 2018, tentou fazer com que “se enxergasse o planejamento estratégico” delineado no PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional). Questionado sobre o que mais sente falta do período em que ocupou a Direção, Luciano citou a convivência com os colegas e a situação de estar “todos os dias com todos”.
por Rossano Villagrán Dias/NCI
foto 1 Divulgação
foto 2 Rossano Villagrán Dias/NCI