A chapa de número 2, Renovação, foi eleita nesta sexta-feira (5) para comandar o Dacti (Diretório Acadêmico do CTISM) pelos próximos 12 meses. Os vencedores tiveram 85,47% dos votos válidos, o que corresponde a 147 cédulas. A chapa 1, União de Ideias, ficou com 14,53%, ou 25 votos. Houve 13 votos brancos e nulos.
O aluno Gabriel Sebastiano, da turma 413 (1º ano de Informática Integrado), membro da Comissão Eleitoral, proclamou o resultado por volta das 22h, momento em que foi encerrada a gestão Integração e Participação, eleita em 2016. A Comissão assumiu interinamente o Dacti até a posse da nova gestão, marcada para as 18h desta segunda-feira (8).
A coordenadora geral titular da chapa eleita é Isadora Barrios, da turma 432 (3º ano de Mecânica Integrado). O suplente é Christian Bitencourt, da 431 (3º ano de Eletrotécnica Integrado). Na Coordenação de Finanças e Jurídica, estão Rafael Horvath, da 431, Camila Simões, da 432, e Larissa Martins, da 412 (1º ano de Mecânica Integrado). A gestão terá ainda as coordenações de Combate às Opressões, Comunicação e Cultura, e Políticas Educacionais e Assistência Estudantil.
O Dacti é o órgão de representação estudantil dos cursos integrados, subsequentes e Proeja do CTISM. Entre as promessas da chapa eleita, estão a criação de uma Ouvidoria do Dacti, mudanças no processo eleitoral para a Direção, a reabertura dos laboratórios de informática para o uso dos alunos, saraus literários e uma gincana.
A urna utilizada na eleição abriu às 10h da sexta-feira no hall do prédio principal. A votação se estendeu até às 21h. Durante todo período, estiveram presentes na mesa de votação membros da Comissão Eleitoral e representantes das chapas concorrentes. Quando a votação encerrou, eles dirigiram-se ao auditório do CTISM, onde foram contados os votos.
por Rossano Villagrán Dias
fotos Rossano Villagrán Dias