Na última sexta-feira, 4 de abril, o Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) realizou um lanche coletivo alusivo à comemoração dos seus 58 anos de existência. Na ocasião, estiveram presentes o diretor do Colégio Rafael Adaime Pinto, o vice-diretor Fredi Zancan Ferrigolo, a Vice Reitora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Martha Adaime, diretores de centros de ensino, pró reitores, além de alunos e servidores do CTISM.
58 anos de história
O Colégio Técnico Industrial é uma unidade de ensino ligada à Universidade Federal de Santa Maria que, desde 1967, oferta cursos em diferentes níveis de aprendizagem. Atualmente, o Colégio disponibiliza quatro cursos técnicos integrados ao ensino médio, sete cursos subsequentes ao ensino médio, um curso na modalidade de Educação para Jovens e Adultos (PROEJA), três cursos de graduação e um de pós-graduação. O CTISM atende, anualmente, cerca de 1.100 alunos em todas as modalidades durante a manhã, tarde e noite. A instituição tem como objetivo promover uma educação de qualidade, formando profissionais que alcancem o conhecimento técnico sem esquecer seu lado humano.
De acordo com Rafael Adaime Pinto, diretor do CTISM, o Colégio possui um papel fundamental na educação tradicional do Rio Grande do Sul. “Todo mundo que passou pelo CTISM tem ótimas recordações e uma transformação de vida pessoal e profissional, já que trabalhamos com educação tecnológica e profissional”, afirma Rafael.
Para além da formação profissional
Para os alunos do Colégio, estudar em uma instituição como o CTISM representa mais do que simplesmente concluir o ensino médio com uma formação técnica. As experiências vividas nas dependências institucionais formam mais que um profissional qualificado; formam sim, um indivíduo que pensa coletivamente. Para a estudante do terceiro ano de Eletrotécnica Letícia Rocha Freitas, a rotina experienciada durante os três anos de curso é algo único. “Os momentos que vivemos aqui, tanto dentro como fora da sala de aula, são muito especiais. Há propostas de ensino bem diferentes, ainda mais integradas ao curso técnico, algo que ninguém da minha idade, que não esteja aqui, vai vivenciar”, comenta a aluna.
A Universidade Federal de Santa Maria tem 64 anos, dos quais 58 são coexistentes com o Colégio Técnico Industrial. A infraestrutura do Colégio conta com biblioteca setorial, ginásio poliesportivo, mais de 40 laboratórios, salas de estudo e espaços de convivência discente. Para a vice-reitora da UFSM Martha Adaime, a oportunidade que os alunos do Colégio têm de conviver em meio ao ambiente universitário é extremamente frutífera.“Aqui, a vida profissional inicia muito cedo, junto à vivência na academia. Isso é muito saudável para a comunidade da UFSM”.
Durante os seus 58 anos de longevidade, o CTISM proporcionou a formação profissional de diversos alunos de forma gratuita. Que essa tradição perdure por muito tempo.
Texto: Myreya Antunes, bolsista de Jornalismo do Núcleo de Comunicação Institucional do CTISM.