Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM

CTISM ABRE INCRIÇÕES PARA INGRESSO NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO E NOS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO (PÓS-MÉDIO) EM 2025

O edital de ingresso para os cursos técnicos integrados ao ensino médio e subsequentes ao ensino médio do CTISM está oficialmente aberto! As inscrições vão desta segunda-feira (12) até o dia 4 de novembro de 2024.

Serão ofertadas 105 vagas para os cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria e mais 224 vagas nos cursos Subsequentes ao Ensino Médio, totalizando 329 oportunidades de ingresso.

O manual para auxiliar na inscrição em ambos os processos seletivos (ensino médio e cursos subsequentes) está disponível no site da Coordenadoria de Educação Básica, Técnica e Tecnológica (CEBTT). No mesmo site também estão localizados os editais, assim como, o link para acessar a página do candidato e fazer a inscrição. Para ter acesso ao sistema de inscrição, o candidato deverá possuir conta cadastrada no sistema de login único do Governo Federal (Portal GOV.BR).

Dentre os cursos ofertados pelo CTISM esse ano, a novidade é o curso Técnico em Internet das Coisas Integrado ao Ensino Médio, que disponibilizará 30 vagas. Além dele serão ofertados os cursos Técnico em Eletrotécnica integrado ao Ensino Médio, Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino MédioTécnico em Mecânica integrado ao Ensino Médio, Automação Industrial, Eletrotécnica, Eletrônica, Eletromecânica, Mecânica, Segurança do Trabalho e Soldagem

Para quem desejar, o período de solicitação de isenção da taxa de inscrição vai desta segunda-feira (12) até 30 de setembro. Poderá solicitar a isenção do pagamento da inscrição o candidato que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e for membro de família de baixa renda (nos termos do Decreto Nº 11.016/2022).

Além da taxa de isenção da prova, os alunos que forem aprovados nos cursos do CTISM, têm acesso a assistência estudantil. Após aprovação e ingresso no CTISM, os alunos que comprovarem necessidade, podem solicitar o BSE – Benefício Socioeconômico.

Através da inclusão no Programa de BSE, os estudantes podem acessar editais específicos para:

• Moradia estudantil na Casa do Estudante Universitário;
  • Alimentação gratuita no Restaurante Universitário;
  • Bolsa transporte (ônibus urbano municipal);
  • Auxílio para aquisição de materiais pedagógicos, entre outros.

As provas do Processo Seletivo 2025 serão aplicadas no dia 1º de dezembro de 2024. Para quem participar da seleção para o ensino médio, as provas ocorrerão no turno da manhã, das 8h às 12h. Já para os candidatos aos cursos técnicos (pós-médio), as provas ocorrem no turno da tarde, das 14h às 18h. A lista dos candidatos inscritos, com local de prova, deve ser publicada no dia 22 de novembro.