Em 21 de junho tivemos mais uma edição das “Batalhas DESARMADAS de Slam” de Geografia: a 4ª edição e com muitas novidades. Este ano pudemos agregar à atividade de Geografia os estudos e as reflexões das disciplinas de Filosofia, Língua Estrangeira e Literatura, tornando o desafio ainda mais instigante, como tem sido feito desde 2018 com as turmas de segundos anos do Ensino Médio do CTISM.
Adaptado das Poetry Slam norte-americanas, que no Brasil geralmente ocorrem ao ar livre nas praças e ruas, as “Batalhas DESARMADAS de Slam”, uma atividade pedagógica elaborada pela professora Jacqueline Myanaki para a disciplina de Geografia, têm como tema central os conflitos armados no mundo, por isso a inclusão do termo “desarmadas” ao título.
O objetivo em Geografia é revisar os principais conceitos relacionados ao tema dos conflitos armados como guerra civil, guerrilhas, terrorismo, terrorismo de Estado, os impasses sobre domínios territoriais, injustiças sociais e os arranjos geopolíticos, buscando sempre uma visão crítica e o esclarecimento dos diversos pontos de vista sobre os conflitos.
Este ano as Batalhas ocorreram novamente em versão online, por conta da necessidade do distanciamento social e a fim de nos protegermos da pandemia, e tiveram contribuições das reflexões filosóficas orientadas pelo professor Ivan Zolin, a orientação da professora de Literatura Rosicléia da Silva Bastianello na elaboração dos poemas e das professoras Raquel Bevilaqua, Milene Vania Kloss e Maristela Andrea Teichmann Bazzan que trouxeram para as Batalhas o desafio da leitura, da produção textual e da expressão em língua estrangeira (inglês e espanhol).
Foram em torno de 30 grupos, entre duplas e quartetos, apresentando seus poemas autorais por meio de uma live, na qual o colega Deivis Jhones Garlet Bonaldo e a ex-professora de artes do CTISM Tatiana Palma Guerche juntos com as professoras e o professor selecionaram cinco trabalhos que se destacaram. Seguem aqui disponíveis alguns destes trabalhos para a apreciação da comunidade em geral. Parabéns aos alunos e alunas!
Grupos e os temas de 2021, que se destacaram, sem ranking estabelecido:
– Daniel Victor da Ros, Douglas Ramos Charqueiro, Lourene Melgarejo Vieira (turma 421/21) – tensão entre Israel e Palestinos: momento atual
– Luiza Dotto Soares, Giovana Tauchen Kael, Isabela Biolo Vieira (turma 422/21) – tensão entre Israel e Palestinos: momento atual
– Karyna Venturini Martinez, Pedro Abadie Canabarro, Thiaiane Steinmetz Padilha (turma 423/21) – Curdistão: a questão curda
– Maria Eduarda Lencina da Silva, Pâmela Vitória Silveira Brandão, Ana Carolina Silva Lameira (turma 423/21) – Guerra no Iraque.