O CTISM celebrou a formatura e a conclusão de disciplinas de 159 alunos no mês de janeiro. O colégio realizou três cerimônias nos dias 10, 11 e 12.
A primeira cerimônia a ser realizada foi a dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, no dia 10, no Park Hotel Morotin. Cinquenta e sete estudantes dos cursos de Mecânica, Informática para Internet e Eletrotécnica receberam a habilitação para o estágio ou, para aqueles que já concluíram o estágio obrigatório, o grau de técnico.
Após a chamada nominal de cada aluno, fizeram seus discursos os alunos oradores de cada turma, Braian Dambrosio Rezer e Lara Bassan Aita Fazul (Mecânica), Ana Rita Paprosqui Nunes e Vinícius Caetano Leite (Informática) e Marcela Buzelatto e Vitor Lorenset Padoin (Eletrotécnica).
Em seguida, pronunciaram-se os professores paraninfos, Rosicléia Bastianello (Eletrotécnica), Miguel Bauermann Brasil (Informática) e Mario Reginaldo Fialho Dorneles (Mecânica).
Depois de uma homenagem dos formandos aos seus familiares, o vice-reitor da UFSM, Luciano Schuch, encerrou a cerimônia com um discurso.
Também estavam presentes na mesa de honra o coordenador de Educação Básica, Técnica e Tecnológica da UFSM, Marcelo Freitas da Silva, o diretor do CTISM, Rafael Adaime Pinto, e o vice-diretor Fabio Franciscato, além dos docentes coordenadores de curso, patronos, paraninfos e homenageados.
A cerimônia não pode, tecnicamente, ser chamada de formatura, e sim de conclusão de disciplinas, pois os estudantes precisam passar pelo estágio para serem considerados formados.
CURSOS SUPERIORES
Sete alunos dos cursos superiores de Fabricação Mecânica e Redes de Computadores do CTISM receberam diploma em cerimônia no Centro de Convenções da UFSM, no dia 11. No mesmo evento, o Colégio Politécnico celebrou a formatura de 32 alunos dos seus cursos de graduação.
O formando William José Peransoni Cardoso, de Fabricação Mecânica, fez uma fala em nome dos formandos do CTISM. O professor Luciano Retzlaff discursou representando os paraninfos do colégio.
O discurso de encerramento foi feito pelo professor Marcelo. O diretor do CTISM, Rafael, o diretor do Politécnico, Valmir Aita, os docentes coordenadores de curso, patronos, paraninfos e homenageados também ocuparam lugares na mesa de honra.
Outros três alunos do curso de Redes de Computadores receberam diploma mais tarde, nesta terça-feira (22), em uma formatura de gabinete, na Direção do CTISM, presidida pelo diretor Rafael.
CURSOS SUBSEQUENTES E PROEJA
No dia 12, foi celebrada a cerimônia de conclusão de disciplinas dos cursos subsequentes do CTISM e do curso de Eletromecânica na modalidade Proeja, no Centro de Convenções. Setenta e quatro alunos receberam habilitação para o estágio ou grau de técnico nos cursos subsequentes de Automação Industrial, Eletrotécnica, Eletromecânica, Eletrônica, Mecânica, Segurança do Trabalho e Soldagem, e outros 18 em Eletromecânica Proeja.
O formando Dilso José Coelho Peterini Junior fez um discurso em nome de todos os formandos da cerimônia.
Em seguida, discursaram os paraninfos Alexsandra Matos Romio (Mecânica e Soldagem), Paulo Roberto da Costa (Segurança do Trabalho), Frank Gonzatti (Eletrotécnica), Nirvan Hofstadler Peixoto (Eletromecânica Subsequente e Eletromecânica Proeja) e Saul Azzolin Bonaldo (Automação Industrial).
O diretor Rafael fez o discurso de encerramento da solenidade. Na mesa de honra, estavam também o professor Marcelo, os docentes coordenadores de curso, patronos, paraninfos e homenageados.
Assim como nos cursos integrados, a cerimônia é tecnicamente chamada de conclusão de disciplinas, e não formatura.
Texto: Rossano Villagrán Dias/Núcleo de Comunicação Institucional
Fotos integrados e superiores: Biara Simões/Núcleo de Comunicação Institucional
Foto Proeja: Diego Russowsky Marçal/Drec