Lá no comecinho do primeiro semestre, no hoje distante mês de março, um grupo de estudantes da Engenharia da Computação da UFSM já fazia história: um projeto desenvolvido por eles foi selecionado para se apresentar em São Paulo, em um concurso de tecnologia promovido por uma grande empresa de comunicações, a Brazil Telit Cup. O tempo passou, e os estudantes foram se preparando, até que chegou o mês do concurso. Resultado? O grupo venceu!
O torneio contava com 12 projetos participantes, do Brasil inteiro, todos relacionado ao conceito de “internet das coisas”. O projeto dos estudantes era o SysClean, um sistema de contêineres que informam quando estão cheios. “A gente efetua a medição do nível de resíduos nesses contêineres de lixo e envia para a central junto com a localização contêiner. Na central a gente pode avaliar a disposição dos conteineres juntamente com o lixo de cada e realizar coletas otimizadas, que evitem a passagem em lugares onde ainda há espaço no contêiner”, informou Matheus del Mago, um dos alunos do grupo.
Os trabalhos apresentados estavam em grande nível, tanto é que o grupo santamariense, que é orientado pelo professor do Centro de Tecnologia Carlos Barrichello, venceu por apenas um ponto de diferença em relação ao segundo colocado. Uma verdadeira maratona olímpica de emoções. Para o acadêmico Josias Orlando, outro dos membros do grupo, a vitória foi gratificante: “É muito importante por que validou a nossa ideia, assim como ajudou a tirar uma ideia que tinhamos do papel, trazendo ela para o mundo, para mais perto das pessoas”.
Com a vitória, o grupo viaja agora, no dia 6 de setembro, para Las Vegas, nos Estados Unidos, para participar da CTIA, uma das maiores conferências de informática e comunicação do mundo. “Nós vamos ter um stand lá para apresentar o nosso produto”, contou, animado, o terceiro membro da trupe, Fabrício Bottega. O grupo também vai participar da Telit DevCom, que é a conferência interna da empresa que organizou o torneio.
Ideias inovadoras, vitoriosas, e que fazem do mundo um lugar melhor. Esse é o espírito do Centro de Tecnologia da UFSM. Parabéns, meninos!
Texto elaborado por Mateus de Albuquerque, acadêmico de Jornalismo – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.