Na terça-feira (03/12), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) recebeu o renomado professor Yijie Wang, do Harbin Institute of Technology (HIT), para ministrar uma palestra no Auditório Pércio Reis, no Centro de Tecnologia. O evento abordou temas relativos às tecnologias de ponta na área de transferência de energia sem fio, incluindo sistemas híbridos de frequência e a integração simultânea de energia e dados.
Os temas abordados têm aplicações práticas em sistemas inteligentes, dispositivos IoT e veículos elétricos. A relevância desses avanços tecnológicos beneficiará não apenas o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE), mas também as engenharias elétrica, de controle e automação, de telecomunicações e aeroespacial, além dos cursos da área de computação, alinhando a UFSM com as demandas contemporâneas de inovação.
A palestra fez parte das iniciativas do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Geração Distribuída de Energia (INCT-GD), ao qual está vinculado o PPGEE da UFSM. Este projeto de excelência nacional promove a colaboração entre instituições de pesquisa brasileiras e internacionais.
Com público-alvo formado por discentes de pós-graduação e alunos de iniciação científica dos grupos de pesquisa do PPGEE, o evento também foi uma oportunidade para fomentar novas ideias e ampliar o horizonte acadêmico dos estudantes. O contato com um especialista internacional proporcionou ideias valiosas sobre pesquisas globais e inspirou novas perspectivas para projetos em desenvolvimento no CT-UFSM.
Além de compartilhar sua pesquisa, o professor Wang, que também é pró-reitor responsável por cooperações internacionais na HIT, reuniu-se com pesquisadores e professores do CT-UFSM para explorar possibilidades de colaboração. A interação destacou a intenção de estabelecer intercâmbios acadêmicos, incluindo co-tutela de dissertações e dupla titulação entre as instituições, ampliando a internacionalização do PPGEE.
A presença do professor Wang foi amplamente elogiada por docentes e estudantes. Além de contribuir para a formação acadêmica com uma visão globalizada, a palestra reforçou a conexão entre a UFSM e uma das principais instituições de engenharia da China, fortalecendo redes de pesquisa e promovendo a excelência científica em um contexto internacional.
Texto e fotos por Emilly Vargas Wacht, acadêmica de jornalismo, com supervisão da Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM
Quer divulgar suas ações, pesquisas, projetos ou eventos no site? Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM!
Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!