Duas pesquisas realizadas no Centro de Tecnologia da UFSM foram destaque no 26º Encontro de Asfalto do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás, ocorrido no Rio de Janeiro nos dias 11 e 12 de dezembro. A tese de doutorado sobre o envelhecimento de ligantes e misturas asfálticas em usina e em campo, de Silvio Lisbôa Schuster, foi selecionada entre as três melhores do país no ano; e a dissertação de mestrado de Victória Nunes Ramos, que propôs uma classificação geral dos materiais asfálticos utilizando critérios de deformação permanente e fadiga, foi escolhida a melhor do ano na área. As pesquisas foram produzidas no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Pavimentação e Segurança Viária (GEPPASV), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFSM.
O Encontro do Asfalto, organizado pela Comissão de Asfalto do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), é um tradicional encontro que reúne especialistas na área de pavimentação asfáltica do Brasil a fim de integrar academia e indústria. O encontro deste ano teve como tema “Mais que Asfalto: desempenho, mercado e sustentabilidade para um futuro desafiador”, abordando os principais tópicos que moldam o futuro da pavimentação e da infraestrutura no Brasil. Com o apoio do Governo Federal e da Petrobras, o encontro contou com a presença pesquisadores e especialistas do mercado, que compartilharam suas experiências, perspectivas e conhecimentos; dentre eles, Rosa Blajberg, representando a gerência comercial da Petrobras; e Carlos Barros, Diretor-Executivo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
O CT-UFSM já teve suas pesquisas reconhecidas pelo IBP em outros anos e as novas premiações evidenciam o caráter inovador e o potencial integrador das pesquisas aqui desenvolvidas. Neste ano, o IBP abriu um edital de seleção de três dissertações de mestrado e três teses de doutorado acerca da temática de asfalto que foram apresentadas no encontro realizado no Rio de Janeiro. O edital selecionou trabalhos defendidos a partir de 2021 e o CT-UFSM esteve representado nas duas categorias. As pesquisas foram desenvolvidas pela doutoranda do PPGEC, Victória Nunes Ramos, e pelo professor Sílvio Lisbôa Schuster, doutor em Engenharia Civil pela UFSM e Professor Adjunto no Departamento de Transportes da UFSM.
Victória relata que a dissertação premiada surgiu de uma demanda do próprio Grupo de Estudos e Pesquisas em Pavimentação e Segurança Viária e se tornou uma solução para a escolha de materiais que serão utilizados nas rodovias: “A dissertação foi desenvolvida a partir de uma necessidade inicial de organizar toda a produção científica do GEPPASV, que começou a desenvolver as atividades de pesquisa em 2010. Assim, com dados de mais de 170 ligantes e misturas asfálticas, conseguimos entender quais materiais possuem maior desempenho frente aos principais defeitos das rodovias brasileiras, e os principais motivos desse comportamento. Também foi possível determinar com maior confiabilidade quais os indicadores mais promissores para classificar esses materiais, e propor um sistema de seleção de ligantes e misturas para projetos rodoviários. A partir da proposta, podemos selecionar os materiais certos de acordo com as premissas verificadas em cada projeto, apenas com poucos testes laboratoriais, o que aumenta muito as chances de sucesso da obra como um todo. A seleção correta dos materiais proposta na dissertação visa promover maior durabilidade para as rodovias, o que impacta diretamente no conforto e segurança para os usuários, em custos diversos, bem como na emissão de gases poluentes para a atmosfera”.
Já a tese do professor Sílvio trata sobre o envelhecimento de ligantes e misturas asfálticas ao longo dos processos de produção das misturas em usina ao longo do tempo de vida útil dos pavimentos asfálticos em campo, relacionando este envelhecimento à alteração de comportamento e performance destes materiais. O docente conduziu investigações acerca de degradação de ligantes asfálticos poliméricos e qualidade de construção dos pavimentos monitorados, avaliando também o impacto financeiro: “Estes estudos buscam compreender os mecanismos de degradação dos pavimentos, a fim de nortear a escolha de melhores insumos e a obtenção de pavimentos mais duráveis, contribuindo diretamente assim com ganhos socioeconômicos”, afirma Silvio. A tese já conta com dois artigos publicados em periódicos Qualis estrato superior A e outros em processo de submissão.
Segundo o professor Luciano Pivoto Specht, coordenador do GEPPASV e membro do Departamento de Transportes, as indicações e a premiação são honrarias merecidas pela equipe, porque demonstram a interação das pesquisas realizadas no CT com os desafios apresentados pela indústria do petróleo e do asfalto brasileira, em resposta às demandas da sociedade: “Ambas as pesquisas têm uma importante interface com a prática de engenharia; a premiação tem um impacto grande e mostra que nosso grupo tem um reconhecimento como um dos mais produtivos e importantes do Brasil e avaliza o que estamos fazendo aqui”. O professor ainda destaca que as premiações são individuais, mas que refletem o trabalho de mais de quinze anos de todo o grupo de pesquisa, dos demais docentes e pesquisadores do grupo e do programa: “o grupo tem uma capacidade instalada em termos de equipamento, de máquinas e de recursos humanos que possibilita uma boa condição de pesquisa, vinculada ao programa de pós graduação; então, conseguimos fazer pesquisas de qualidade, em interação com a sociedade, e formar recursos humanos de alta qualidade”.
As pesquisas destacadas no 26º Encontro de Asfalto podem ser acessadas no repositório da UFSM: dissertação e tese.
Texto por Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM. Foto: acervo pessoal.
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