Na quinta-feira (14/11), os estudantes do ensino médio da Escola Estadual Naura Teixeira Pinheiro participaram de uma dinâmica de grupo semelhante às que são adotadas em seleções de emprego no mercado de trabalho. A dinâmica foi coordenada pelo administrador Maurício Medina e pela professora Carmen Rosa, ambos membros da Coordenadoria de Educação Empreendedora da Proinova que foram convidados pelo prof. Tiago Marchesan a participar da recepção aos estudantes. Desde outubro os estudantes realizam visitas ao Centro de Tecnologia, no âmbito do projeto “Escolas no CT”. O ciclo de visitas deste ano encerrou-se com a atividade empreendedora, mas o projeto terá continuidade em 2025.
Os grupos de estudantes da escola foram convidados a simular uma empresa que teria que desenvolver, a pedido de um cliente, um projeto de um castelo. O desafio era que os estudantes se organizassem para criar maquetes com tempo e recursos reduzidos – um estímulo à atitude empreendedora. Ao fim, os coordenadores da atividade avaliaram as entregas e comentaram aspectos do processo a fim de estimular a reflexão dos estudantes sobre o trabalho em grupo com prazo exíguo e sobre a possibilidade de pensar e agir “fora da caixa”.
A imersão no ambiente universitário foi um diferencial que contribuiu para a experiência dos visitantes. Além das atividades técnicas, eles almoçaram no Restaurante Universitário da UFSM, onde puderam se misturar aos acadêmicos e vivenciar a rotina de um estudante universitário. Essa interação ajudou a quebrar barreiras e aproximar os jovens da ideia de ingresso no ensino superior, mostrando que o espaço universitário é acessível e acolhedor.
O projeto, que também oferece aos acadêmicos da UFSM a oportunidade de se envolverem como mediadores, qualificando sua formação humanística, demonstra o potencial da integração entre a universidade e a comunidade. A docente do CT, Débora Bayer, acredita que a iniciativa deve crescer nos próximos anos. “Espero que possamos abrir cada vez mais as portas do CT para jovens da educação básica, mostrando que este espaço os espera e pode ser parte de seus futuros”, enfatizou.
Ao promover atividades como esta, o projeto “Escolas no CT” reforça a integração entre comunidade e universidade. Com a expectativa de expandir nos próximos anos, a iniciativa busca impactar um número ainda maior de estudantes, para conectar a educação básica ao ensino superior.
Texto e fotos por Subdivisão de Comunicação do CT-UFSM.
Quer divulgar suas ações, pesquisas, projetos ou eventos no site? Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM! Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!