Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

2º CTec Talks apresenta projetos científicos de estudantes do CT-UFSM

Evento promoveu trocas de conhecimento e destacou iniciativas acadêmicas de impacto realizadas no Centro de Tecnologia



Entre os dias 4 e 6 de novembro, o hall do prédio 7 do Centro de Tecnologia foi palco de ciência e inovação com a realização da segunda edição do CTec Talks. O evento foi organizado pela Direção do CT, em parceria com a Subdivisão de Projetos e a Subdivisão de Comunicação. Ao total foram 40 trabalhos apresentados que revelaram os projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos no CT.

Realizado no formato de pitch — apresentações curtas e objetivas —, o CTec Talks ofereceu ao público uma visão prática das inovações desenvolvidas na nossa Universidade e, aos estudantes, um espaço dinâmico para compartilharem suas iniciativas, promovendo um ambiente de aprendizado e troca. As apresentações de até quatro minutos permitiram que o público conhecesse diversos projetos em um curto espaço de tempo. 

As apresentações foram abertas a toda a comunidade acadêmica do CT, o dia 04 teve uma abertura especial, das 10h às 10h30, nos demais dias, ocorreu das 12h30 às 13h30. Os estudantes que apresentaram seus projetos concorreram a brindes sorteados pela organização do evento, como forma simbólica de recompensar a dedicação dos participantes Quem acompanhou os projetos como ouvinte também teve a possibilidade de participar dos sorteios de brindes diários, incentivando a interação e o envolvimento durante o CTec Talks.

Projetos de impacto: gestão e crescimento comunicacional

O Sistema de Gestão de Laboratórios do Centro de Tecnologia (SGLab CT), participou ativamente do evento. A bolsista Agatha Espindola realizou seu pitch sobre o Projeto Acreditar, que busca proporcionar aos estudantes a experiência prática de atuar em um Sistema de Gestão da Qualidade acreditado: “O evento foi muito proveitoso, incluindo uma oficina de pitch que nos ajudou a estruturar a apresentação de forma eficiente e a aprender mais sobre técnicas de exposição. O ambiente acolhedor também contribuiu para que eu me sentisse mais tranquila ao expor o projeto. No geral, o CTec Talks me trouxe um aprendizado valioso, tanto como palestrante quanto como ouvinte, e sou imensamente grata ao evento pela oportunidade de divulgar o Projeto Acreditar, projeto pelo qual tenho tanto carinho.” Destacou a estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária. 

O professor Tiago Marchesan, diretor do Centro de Tecnologia, ressaltou a relevância do CTec Talks na formação dos alunos. Segundo ele, o evento proporciona aos estudantes um espaço valioso para aprimorar suas habilidades de comunicação: “Primeiro, é um momento muito importante porque ele trabalha a desinibição do estudante na apresentação das suas propostas. O jovem precisa cada vez mais desenvolver a capacidade de se comunicar em público e apresentar suas ideias de forma concisa. O pitch, com tempo limitado, ajuda o estudante a estruturar, resumir e empreender suas ideias, demonstrando porque são importantes para a sociedade. Isso é fundamental porque, ao longo da vida, muitas vezes ele precisará apresentar projetos ou ideias de maneira clara, concisa e convincente”, explicou Marchesan.

O diretor do CT também apresentou seu pitch na abertura do evento. Convidado pela servidora Elisete Kronbauer, da Subdivisão de Projetos e uma das organizadoras do CTec Talks, Marchesan destacou o desafio e a motivação pessoal que o envolveu. “Sou uma pessoa que gosto muito desses desafios. Eu disse que sim, topei na hora apresentar um projeto que coordeno e fazer esta fala, porque além de tudo é uma motivação aos alunos, mas também para mostrar que a gente tem que se desafiar de tempo a tempo. Então, para mim foi uma emoção muito grande, um desafio muito grande, uma responsabilidade muito grande também, porque sabia que estava sendo visto pelos estudantes do CT e isso poderia causar, sem dúvida, um grande impacto a eles também”. 

A discente de Engenharia de Produção, Alanna da Silva, complementa Tiago e ressalta a experiência como enriquecedora, tanto para seu desenvolvimento pessoal quanto profissional. Alanna atua como analista da qualidade no SGLab CT e enfrentou o desafio de comunicar um tema complexo em poucos minutos. “Ter que comunicar o projeto de forma clara para pessoas que talvez nunca tivessem ouvido falar sobre, foi uma experiência que expandiu minhas habilidades de comunicação”, afirmou.

Outro projeto do SGLab apresentado no evento, foi o “Jornada da Qualidade: Um Sistema de Gestão dentro da Universidade”, apresentado por Ana Cláudia Vogel, estudante de Engenharia Civil. Ela destaca a integração possibilitada pelo evento e a importância de aprimorar habilidades como a comunicação: “Acredito que iniciativas como essa possibilitam o crescimento pessoal e acadêmico dos alunos, além de fortalecerem relações entre as diversas áreas de atuação dos cursos do Centro de Tecnologia.”

Projetos de impacto: educação acessível e robótica

Entre as iniciativas apresentadas, o projeto STEAM UFSM também ganhou destaque. Coordenado pelo docente Macklini Dalla Nora e apresentado pelo bolsista Eduardo Cerezer, estudante de Engenharia de Controle e Automação, o projeto montou um contêiner itinerante que leva ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática para escolas públicas, transformando o aprendizado em uma experiência interativa, prática e acessível.

Eduardo detalhou uma das atrações do projeto: uma mão robótica controlada por visão computacional. Essa ‘mágica’ resulta da integração entre visão computacional, o software Python e o microcontrolador Arduino UNO. Mas como essa mão robótica funciona? Primeiro, uma câmera captura os movimentos da sua mão. Em seguida, um programa de visão computacional interpreta esses gestos e envia os dados ao Arduino, que controla os servomotores da mão robótica. Em tempo real, a mão imita seus movimentos. Esse processo combina controle em tempo real, processamento de imagem e comunicação serial, revelando o que a tecnologia pode fazer.

O estudante também elogiou o impacto do evento: “receber feedbacks de outros professores e colegas foi muito enriquecedor e gratificante, pois acho muito interessante essa demonstração do que os alunos fazem fora da sala de aula nos laboratórios. Fiquei bastante motivado em ver o interesse de outros participantes no meu projeto e gostei bastante de acompanhar as apresentações e aprender um pouco mais sobre as outras engenharias e outros trabalhos”, afirmou Eduardo.

Um espaço de aprendizado e incentivo

O diretor Tiago Marchesan também avaliou o desempenho da segunda edição do evento. Devido à greve dos técnicos administrativos em educação (TAEs) e às enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o segundo semestre de 2024 foi mais curto: “Acabou sendo um semestre bem conciso, o que reduziu o número de participantes no evento. Apesar dessa redução, tivemos bastante participação e variedade nos trabalhos apresentados. Eu acredito que obtivemos bons resultados e a gente vai avaliar o evento ano a ano para verificar possíveis mudanças e também possíveis melhorias que podemos fazer”, afirmou.

Com iniciativas como esta, o Centro de Tecnologia reforça seu compromisso em valorizar o talento e a criatividade dos estudantes, motivando o futuro da ciência, tecnologia e inovação, e a interação entre as diversas áreas do conhecimento. Mais do que um evento acadêmico, o 2º CTec Talks mostrou que a troca de ideias é essencial para moldar futuros profissionais e fortalecer o papel da Universidade como catalisadora de ideias transformadoras com excelência.

Texto por Marina dos Santos, acadêmica de jornalismo, com supervisão da Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM.

Quer divulgar suas ações, pesquisas, projetos ou eventos no site? Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM! Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-5955

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes