Uma tese de doutorado produzida no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil do Centro de Tecnologias da UFSM foi premiada na edição 2024 do Prêmio ANTAC, organizado pela Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente. A tese vencedora, intitulada “Proposta de Classificação Acústica de Habitações Brasileiras baseadas na Percepção dos Usuários“, foi desenvolvida pelo doutorando Willian Magalhães de Lourenço, orientado pelo professor Gihad Mohamad, do Departamento de Estruturas e Construção Civil. O trabalho foi o escolhido dentre outros 7 na categoria “
Conforto Ambiental e Eficiência Energética”.
O crescimento e a verticalização das cidades vêm causando mudanças significativas nos métodos e nos materiais construtivos, que impactam diretamente na acústica arquitetônica e no conforto acústico, fator fundamental para a habitabilidade e qualidade de vida dos moradores. A pesquisa premiada desenvolve uma proposta de método de classificação acústica de habitações brasileiras a partir da percepção dos usuários. A classificação é feita sob o viés do desempenho acústico de sistemas de pisos, vedações verticais internas e externas e dos ruídos de instalações e equipamentos prediais e hidrossanitários, levando em conta o contexto de integração ambiental, a edificação e seu projeto arquitetônico e a habitação. Tal classificação pode ser utilizada ainda nas etapas projetuais, antes da execução, e introduz um novo parâmetro de valoração de mercado a partir do desempenho acústico – classificações como esta existem apenas em 11 países.
Segundo Willian, autor da tese, o método de classificação global de desempenho acústico de habitações brasileiro propõe uma ferramenta de diagnóstico, reflexão e aprofundamento teórico no viés da qualidade construtiva no Brasil. Através de questionários, os usuários manifestaram suas sensações em aspectos relativos ao conforto e desconforto acústico nas edificações, a exposição ao ruído e suas percepções. Tais resultados serão úteis para impulsionar o setor da construção civil, visto que promovem discussão e aperfeiçoamento de métodos e materialidades para as construções.
A Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente, realizadora da premiação, integra profissionais das mais diversas especialidades, que atuam em Construção Civil, Tecnologia de Arquitetura e Habitação. A ANTAC é constituída majoritariamente por pesquisadores e docentes vinculados a universidades e institutos de pesquisa, mas conta também com associados vinculados a órgãos públicos e empresas privadas. A banca que avaliou os trabalhos e que premiou a tese do PPGEC foi composta por Dr. Fernando Oscar Ruttkay Pereira (UFSC), Dra. Léa Cristina Lucas de Souza (UFSCar) e Dra. Roberta Vieira Gonçalves de Souza (UFMG).
Texto por Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM, com informações e fotos de Willian Magalhães de Lourenço.
Quer divulgar suas ações, pesquisas, projetos ou eventos no site? Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM!
Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!