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Bombaja começa Temporada 2024 com vitórias

Projeto representou o CT-UFSM em etapa nacional da competição Baja SAE BRASIL



O projeto Bombaja UFSM trabalha na produção de protótipos OFF-ROAD (locais desprovidos de estradas pavimentadas, calçadas ou de fácil acesso e trâmite), e representa a UFSM em competições regionais e nacionais.  O principal objetivo da equipe é trazer para os seus membros experiências extraclasse e oportunidades de crescimento profissional, contribuindo com o desenvolvimento tecnológico nacional.

Para realizar esse objetivo a Bombaja participa das competições idealizadas pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE BRASIL). A primeira etapa da Baja SAE BRASIL é as etapas Sul, Sudeste e Nordeste. 

BAJA SUL 2023 

A equipe conquistou o 3º lugar geral, apresentações de projeto que alcançaram 4º lugar geral, 2º lugar em Manobrabilidade e 1º lugar em Aceleração, Velocidade e Frenagem (AVF). Garantindo sua vaga para a segunda etapa da Baja SAE BRASIL, a etapa nacional. 

BAJA NACIONAL 2024 

A 29ª Competição Nacional Baja SAE em São José dos Campos, São Paulo. Os primeiros dois dias da etapa nacional foram dedicados a montagem do box, credenciamento, aprovação nas inspeções estáticas e dinâmicas e um shakedown para finalizar. O final da competição terminou com vitórias para a Bobaja: 1° lugar na prova de Superprime, 1° lugar em Aceleração, 1° lugar em Velocidade máxima e 1° lugar nas provas dinâmicas. Com os primeiros lugares na Aceleração e Velocidade o protótipo BJ-20 se manteve o mais  veloz do país.

 PROTÓTIPO BJ-20

Ao participar das competições SAE, os acadêmicos se envolvem com o desenvolvimento real de um veículo OFF ROAD, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes. A Bombaja inicou o  projeto do protótipo BJ-20 em abril de 2023, com foco na Competição Baja Sul do mesmo ano. O desenvolvimento foi dividido em projeto,  fabricação e validação. Definiu-se um cronograma de entregas para cada fase e então  foram traçados o objetivo geral do protótipo, objetivos específicos de cada  subsistema, metas, e requisitos do projeto. Então se analisou os pontos de melhorias  em relação ao protótipo anterior visando listar propostas e soluções a serem aplicadas  no novo protótipo. 

Em comparação com os modelos anteriores, o BJ-20 foi projetado com foco  principal em atingir alto nível de manobrabilidade e confiabilidade. Houve a aquisição  de um novo motor, o Honda GX390, que proporcionou um melhor desempenho nas  provas dinâmicas da competição. Houve o reprojeto de sistemas que haviam falhado  na competição regional de 2023 e enorme melhoria na geometria de suspensão e  direção. 

A fabricação do protótipo foi realizada principalmente por membros da equipe, com algumas peças fabricadas pelas empresas apoiadoras do projeto. Após a finalização da etapa de fabricação, iniciou-se a fase de validação dos  subsistemas e do protótipo como um todo. Ajustes pontuais foram ainda realizados a  fim de corrigir desvios de fabricação em relação ao projeto original, e então o protótipo  foi dado como finalizado, culminando no lançamento da versão para a competição  regional de 2023. Após a competição, iniciou-se nova etapa de análise de falhas e oportunidades de melhorias, seguida de fase de reprojeto de sistemas, fabricação e validação. A nova versão do protótipo BJ-20 foi finalizada no início de março de 2024 para a Competição Nacional Baja SAE Brasil 2024 que ocorreu entre os dias 20 e 24  de março de 2024. 

O desenvolvimento do entre-eixos e bitola contribuíram para melhor manobrabilidade e estabilidade  em terrenos irregulares. A suspensão independente nas quatro rodas permite que cada roda se adapte a terrenos difíceis, proporcionando melhor conforto ao dirigir.  Os sistemas de suspensão oferecem boa variabilidade dos parâmetros cinemáticos e facilidade de fabricação e manutenção. O sistema pinhão cremalheira proporciona uma resposta linear e imediata ao volante, permitindo ao condutor manobrar com  maior facilidade. Os discos de freio em aço SAE 1045 oferecem resistência ao calor  e desgaste, proporcionando uma frenagem eficaz. O Motor Honda GX390 garante  confiabilidade e maior torque em uma menor rotação em comparação aos outros motores permitidos para a competição, o que é essencial para superar obstáculos e terrenos difíceis. A eletrônica embarcada inclui unidades de controle eletrônico responsáveis pela aquisição e apresentação de dados vitais do protótipo, proporcionando uma experiência de condução segura.

 Visite a página da equipe para acompanhar o desenvolvimento do protótipo BJ-20 e torcer para a equipe nas futuras competições!


Com informações da Equipe Bombaja UFSM OFF ROAD

Edição por: Marina dos Santos – bolsista de Jornalismo, Subdivisão de Comunicação do CT

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