O projeto Bombaja UFSM trabalha na produção de protótipos OFF-ROAD (locais desprovidos de estradas pavimentadas, calçadas ou de fácil acesso e trâmite), e representa a UFSM em competições regionais e nacionais. O principal objetivo da equipe é trazer para os seus membros experiências extraclasse e oportunidades de crescimento profissional, contribuindo com o desenvolvimento tecnológico nacional.
Para realizar esse objetivo a Bombaja participa das competições idealizadas pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE BRASIL). A primeira etapa da Baja SAE BRASIL é as etapas Sul, Sudeste e Nordeste.
BAJA SUL 2023
A equipe conquistou o 3º lugar geral, apresentações de projeto que alcançaram 4º lugar geral, 2º lugar em Manobrabilidade e 1º lugar em Aceleração, Velocidade e Frenagem (AVF). Garantindo sua vaga para a segunda etapa da Baja SAE BRASIL, a etapa nacional.
BAJA NACIONAL 2024
A 29ª Competição Nacional Baja SAE em São José dos Campos, São Paulo. Os primeiros dois dias da etapa nacional foram dedicados a montagem do box, credenciamento, aprovação nas inspeções estáticas e dinâmicas e um shakedown para finalizar. O final da competição terminou com vitórias para a Bobaja: 1° lugar na prova de Superprime, 1° lugar em Aceleração, 1° lugar em Velocidade máxima e 1° lugar nas provas dinâmicas. Com os primeiros lugares na Aceleração e Velocidade o protótipo BJ-20 se manteve o mais veloz do país.
PROTÓTIPO BJ-20
Ao participar das competições SAE, os acadêmicos se envolvem com o desenvolvimento real de um veículo OFF ROAD, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes. A Bombaja inicou o projeto do protótipo BJ-20 em abril de 2023, com foco na Competição Baja Sul do mesmo ano. O desenvolvimento foi dividido em projeto, fabricação e validação. Definiu-se um cronograma de entregas para cada fase e então foram traçados o objetivo geral do protótipo, objetivos específicos de cada subsistema, metas, e requisitos do projeto. Então se analisou os pontos de melhorias em relação ao protótipo anterior visando listar propostas e soluções a serem aplicadas no novo protótipo.
Em comparação com os modelos anteriores, o BJ-20 foi projetado com foco principal em atingir alto nível de manobrabilidade e confiabilidade. Houve a aquisição de um novo motor, o Honda GX390, que proporcionou um melhor desempenho nas provas dinâmicas da competição. Houve o reprojeto de sistemas que haviam falhado na competição regional de 2023 e enorme melhoria na geometria de suspensão e direção.
A fabricação do protótipo foi realizada principalmente por membros da equipe, com algumas peças fabricadas pelas empresas apoiadoras do projeto. Após a finalização da etapa de fabricação, iniciou-se a fase de validação dos subsistemas e do protótipo como um todo. Ajustes pontuais foram ainda realizados a fim de corrigir desvios de fabricação em relação ao projeto original, e então o protótipo foi dado como finalizado, culminando no lançamento da versão para a competição regional de 2023. Após a competição, iniciou-se nova etapa de análise de falhas e oportunidades de melhorias, seguida de fase de reprojeto de sistemas, fabricação e validação. A nova versão do protótipo BJ-20 foi finalizada no início de março de 2024 para a Competição Nacional Baja SAE Brasil 2024 que ocorreu entre os dias 20 e 24 de março de 2024.
O desenvolvimento do entre-eixos e bitola contribuíram para melhor manobrabilidade e estabilidade em terrenos irregulares. A suspensão independente nas quatro rodas permite que cada roda se adapte a terrenos difíceis, proporcionando melhor conforto ao dirigir. Os sistemas de suspensão oferecem boa variabilidade dos parâmetros cinemáticos e facilidade de fabricação e manutenção. O sistema pinhão cremalheira proporciona uma resposta linear e imediata ao volante, permitindo ao condutor manobrar com maior facilidade. Os discos de freio em aço SAE 1045 oferecem resistência ao calor e desgaste, proporcionando uma frenagem eficaz. O Motor Honda GX390 garante confiabilidade e maior torque em uma menor rotação em comparação aos outros motores permitidos para a competição, o que é essencial para superar obstáculos e terrenos difíceis. A eletrônica embarcada inclui unidades de controle eletrônico responsáveis pela aquisição e apresentação de dados vitais do protótipo, proporcionando uma experiência de condução segura.
Com informações da Equipe Bombaja UFSM OFF ROAD
Edição por: Marina dos Santos – bolsista de Jornalismo, Subdivisão de Comunicação do CT
Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente! Divulgue eventos, notícias, projetos, dissertações e teses. Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM!
Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!