Professor Carlos Félix recebe Reconhecimento Extensionista do Centro de Tecnologia da UFSM

Engenheiro dedicado à mobilidade urbana destaca o valor de fazer a diferença na sociedade.

Na reunião do Conselho do Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), realizada no dia 20 de outubro no auditório Pércio Reis, o professor Carlos José Antônio Kümmel Félix foi homenageado com o Reconhecimento Extensionista 2023. Essa homenagem é uma iniciativa do Centro de Tecnologia que visa destacar o trabalho de professores, técnicos-administrativos e membros da comunidade que promovem a interação entre a academia e a sociedade, buscando impactos positivos no desenvolvimento científico, tecnológico e inovador.

Na ocasião, Félix expressou sua gratidão e honra por receber o prêmio, agradeceu às pessoas que o apoiaram ao longo de sua carreira e destacou a importância do trabalho que ele e outros realizaram na área de mobilidade urbana. “Tudo vale a pena quando conseguimos construir algo para a sociedade e fazer a diferença”, enfatizou em seu discurso.

Félix, que é professor titular e possui cerca de 30 anos de trajetória docente na UFSM, ao longo de sua carreira, combinou o ensino, a pesquisa e a extensão contribuindo para a formação de inúmeros profissionais e promovendo a melhoria da qualidade de vida da sociedade. Ele enfatizou a importância de ter uma visão abrangente ao abordar questões como mobilidade urbana, mencionando a necessidade de considerar não apenas números e estatísticas, mas também o impacto nas vidas das pessoas, destacando a relevância contínua dos engenheiros na solução de problemas complexos e na melhoria da sociedade.

O professor Félix tem um vasto histórico de atividades de extensão que abrangem desde campanhas educativas de segurança no trânsito até projetos de requalificação urbana e sustentabilidade. Sua atuação incluiu parcerias com diversas entidades e organizações, visando democratizar o conhecimento e estimular a participação e o engajamento da comunidade. Sua contribuição também se estendeu à gestão pública, onde ocupou o cargo de Secretário de Município de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana de Santa Maria, realizando projetos de segurança viária, educação para o trânsito e requalificação urbana.

O professor também desempenhou um papel fundamental na concepção e criação do curso de Engenharia Civil da UFSM e na coordenação do curso. Além de seu compromisso com a academia, ele também se destacou em atividades como palestrante, colaborador em diversos projetos extensionistas institucionais e como Observador Certificado do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), participando de ações que visam tornar o trânsito mais seguro e salvar vidas. Emocionado, Félix falou que “se numa dessas minhas palestras, numa dessas minhas aulas, minha gente, eu salvar uma vida no trânsito, ganhei a minha vida.”

Ainda sobre seu discurso de agradecimento, ele falou sobre sua dedicação à sua família e como isso o motivou a continuar trabalhando e fazendo a diferença na sociedade. O reconhecimento não apenas emociona, mas também o inspira para continuar a buscar soluções que melhorem a qualidade de vida e a segurança de todos.

Como vencedor, ele receberá um prêmio de R$ 3.000,00 em recursos para participação em um evento nacional de extensão. O Prêmio Reconhecimento Extensionista é anual e dúvidas podem ser esclarecidas com a Comissão Permanente de Extensão do CT (CPEX-CT) ou pela Subdivisão de Projetos, através do e-mail projetos.ct@ufsm.br.

Texto e imagem por: Ivana Cavalcante – Relações Públicas, Subdivisão de Comunicação do CT

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente! Divulgue eventos, notícias, projetos, dissertações e teses.  Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM!

Siga o CT nas redes sociais: FacebookInstagram e Twitter!