Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Servidora do CT-UFSM lança campanha solidária para arcar com os custos de tratamento médico nos EUA



Elisama Quevedo, que faz parte da equipe do Centro de Tecnologia da UFSM, está enfrentando um grande desafio pessoal. Desde os 7 anos, ela luta contra a Síndrome Rosah, uma doença rara que afeta a visão e pode levar a problemas graves de saúde. É a primeira brasileira portadora da doença, sendo a 24º no mundo todo.

A Síndrome Rosah, descoberta recentemente, é hereditária, autoimune e auto inflamatória. Ela pode causar a perda de visão e até mesmo resultar na falência de órgãos e degeneração das articulações se não for tratada adequadamente.

No caso de Elisama, ainda na infância, ela perdeu sua visão noturna. Já na adolescência, perdeu a visão periférica. Com 16 anos, ela foi submetida a uma cirurgia em decorrência de uma catarata. Aos 21, ela perdeu a visão do olho direito. Em 2016, foi ao Estados Unidos (EUA) como voluntária de um grupo de pesquisa e fez um teste genético para confirmar essa doença, porém o diagnóstico mais preciso chegou apenas três anos depois, em 2019, em uma segunda vez nos EUA. Atualmente, ela possui cerca de 20% de visão somente do olho esquerdo. 

Este mês de setembro Elisama precisa retornar novamente aos EUA, para iniciar um tratamento exclusivo, que tem o potencial de reduzir a inflamação responsável pela perda de visão e seus sintomas associados. No entanto, os custos são estimados entre R$ 150.000 e R$ 200.000. Por isso, ela lançou uma campanha solidária para arrecadar os fundos necessários para o tratamento e estadia lá. Qualquer contribuição, independentemente do valor, fará a diferença.

É possível contribuir via Pix usando a chave: 3947049@vakinha.com.br. Acesse a página oficial da campanha na plataforma Vakinha. Para saber mais sobre a história de Elisama, assista a seguir: 


Com informações de: Maria Júlia Corrêa, do Diário de Santa Maria

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente! Divulgue eventos, notícias, projetos, dissertações e teses.  Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM!

Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-4513

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes