Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT

Centro de Tecnologia promove palestra do Vice-Reitor da UFMG como aula inaugural do 2º semestre de 2023 e Mesa Redonda com docentes do CT-UFSM

Na quarta-feira (16), às 9h, no auditório Wilson Aita, o Professor Alessandro Fernandes Moreira ministrou a palestra: “Inovação para Educação na área da Tecnologia!”. No mesmo dia e local, a partir das 11h foi realizada uma Mesa Redonda sobre Estratégias de Ensino com os professores Alejandro Ruiz Padillo, do Departamento de Transportes, Débora Missio Bayer, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, e Josicler Orbem Alberton, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo.

O palestrante Alessandro Moreira é Vice-Reitor da UFMG, Professor titular do departamento de Engenharia Elétrica e líder do Programa ENG200, projeto no qual se realizam diversas ações que buscam avanços curriculares, estruturais e também sociais, para fazer da formação em engenharia uma experiência cada vez mais prazerosa e sintonizada com o cotidiano. Moreira vem se dedicando na área de educação em Engenharia com ênfase em inovação e empreendedorismo na formação de engenheiros desde 2021. Por isso, o técnico administrativo em educação e administrador Jefferson Menezes de Oliveira, Presidente da Comissão Setorial de Avaliação do Centro de Tecnologia (CSA-CT) destacou o porquê da busca por Moreira: “Em virtude das pesquisas que a CSA aplica todo semestre, na visão dos alunos havia uma carência de estratégias de ensino por parte dos docentes e a partir disso nós fomos buscar pessoas de referência no assunto e encontramos o Alessandro. Em virtude dele ter um programa de inovação para a educação em engenharia, fomos atrás dele para que trouxesse um pouco de conhecimento sobre isso para a comunidade do CT”.

Gustavo Flain, discente do 1º semestre de Engenharia Civil ressaltou seu interesse pela palestra: “Gostei da parte em que o Alessandro estava falando sobre como cada pessoa é única e obviamente isso é muito legal pro desenvolvimento das Engenharias”, assim como o atual Diretor do CT, Tiago Bandeira Marchesan, que também realçou contentamento com a superação das expectativas colocadas sobre a palestra: “O professor Alessandro é uma liderança nas área dos ensinos das Engenharias e também de todos os cursos das áreas tecnológicas. O que a gente vê também é que o Centro de Tecnologia não está tão longe e em alguns pontos talvez esteja a frente do que vem se fazendo e isso se deve muito aos professores nessas reformas curriculares que vemos fazendo, projetos integradores e projetos transversais. Isso nos cria o desafio de trabalhar cada vez mais a transversalidade no ensino, assim como a UFMG já tem feito. Então, como diz o Professor, estamos todos no mesmo barco, algumas coisas nós já estamos a frente e outras podemos pegar os bons exemplos de outras universidades, adequar a nossa realidade e sem dúvida o futuro é a nossa transversalidade no ensino”.

A segunda parte do evento foi a Mesa Redonda com os professores Alejandro Ruiz Padillo, Débora Missio Bayer e Josicler Orbem Alberton, mediada por Simoni Timm Hermes, pedagoga e chefe do Setor de Apoio Pedagógico (SAP-CT). Sobre Estratégias de Ensino, os professores apresentaram suas experiências em seus respectivos departamentos devido a amplitude do tema. A reestruturação curricular  dos 11 cursos de engenharia do CT foi apresentada pela Professora  Débora Bayer, componente do GT-Básico que foi criado com o objetivo de uniformizar e modernizar os currículos. A professora Josicler Orbem apresentou a discussão e implementação de um projeto de ensino colaborativo entre os professores do curso de Arquitetura e Urbanismo, visando diminuir o volume de trabalhos e potencializar as atividades entregues. O professor Alejandro Padillo apresentou a Audiência Pública e Abertura de Envelopes com consórcios e equipes, realizada no último semestre para competir no projeto Ponto de Partida que visa uma abordagem lúdica-real-didática para o ensino de rodovias na prática durante a graduação.

A pedagoga, também representante da CSA-CT, destacou a importância da formação mais humana, criativa e autônoma por partes dos docentes que ministraram a mesa redonda e a demanda por este evento:  “A demanda pela mesa redonda é pela sala de aula onde os alunos agora são de uma nova geração, que não é a do papel e caneta ou da projeção. Eles querem muito mais que isso e os professores estão se vendo responsáveis por fazer essas mudanças em sala de aula”. Simoni também ressalta que ainda vigoram as metodologias tradicionais no CT, mas mostrar o que vem sendo feito de metodologias ativas na inovação, ensino e aprendizagem são vias de mão dupla para o crescimento do Centro.

Clique e acesse o álbum de fotos desse dia.

Texto por: Marina dos Santos – Bolsista de Jornalismo

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente! Divulgue eventos, notícias, projetos, dissertações e teses.  Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM!

Siga o CT nas redes sociais: FacebookInstagram e Twitter!