Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT

Criação de página de evento no site do CT

Descrição

Eventos que são promovidos por grupos da nossa comunidade acadêmica podem solicitar a criação de uma página para constar na lista de eventos do CT-UFSM, conforme imagem ilustrativa abaixo:

Para isso, basta clicar no botão “Solicitar serviço” no final da página e preencher o formulário.

Reúna o quanto for possível das informações listadas a seguir:

• Nome do evento
  • Idioma do evento
  • Categoria (Técnico-científico, sociais, profissionais, oficiais, culturais ou artísticos)
  • Descrição (Qual o objetivo? Qual o público-alvo? Quais atividades serão realizadas?)
  • Programação (Dias, horários e atividades que serão realizadas)
  • Inscrição (Precisa de inscrições? São gratuitas? Elas devem ser feitas previamente ou na hora?)
  • Local
  • Contatos para acompanhar atualizações sobre o evento (e-mail, perfis em redes sociais)

Imagem de banner e logos de realizador(es) do evento, apoiador(es) e/ou patrocinador(es) devem ser disponibilizada pelo solicitante (no formulário tem espaço pra upload). As especificações são as seguintes:

• Banner (imagem que ficará no destaque – obrigatória): A imagem escolhida deve estar em formato JPG, GIF, ou PNG e ter no máximo 2MB. A dimensão recomendada é de 1200 x 444 pixels. Imagens com altura ou largura diferentes destas podem ser redimensionadas.
  • Realização (logotipo – opcional): A imagem escolhida deve estar em formato JPG, GIF, ou PNG e ter no máximo 1MB. A dimensão recomendada é de 300 x 300 pixels. Imagens com altura ou largura diferentes destas podem ser redimensionadas.
  • Apoio (logotipo – opcional): Por definição, apoio é o empréstimo de materiais físicos para a realização do evento. A UFSM, por exemplo, sempre deve ser inserida como apoiadora pois empresta espaço para a realização do evento, iluminação, limpeza, caixas de som e etc. A imagem escolhida deve estar em formato JPG, GIF, ou PNG e ter no máximo 1MB. A dimensão recomendada é de 300 x 300 pixels. Imagens com altura ou largura diferentes destas podem ser redimensionadas.
  • Patrocinador (logotipo – opcional): Normalmente é feito por empresas privadas que, em contrapartida de visibilidade da marca durante o evento, inserem valores monetários para utilização na organização do evento. A imagem escolhida deve estar em formato JPG, GIF, ou PNG e ter no máximo 1MB. A dimensão recomendada é de 300 x 300 pixels. Imagens com altura ou largura diferentes destas podem ser redimensionadas.

Sobre a imagem do banner e outras peças gráficas relacionadas ao evento: O material deve ser disponibilizado pelo(a) solicitante de acordo com os padrões acima descritos. Para auxiliar na produção do mesmo, o Setor de Comunicação do CT-UFSM disponibiliza alguns exemplos de imagens de banners que foram feitas no aplicativo Canva e que podem ser utilizados como referência. Caso seja necessário, solicite o serviço de criação de peças gráficas.

Coeditores

É possível dar permissão para que uma ou mais pessoas gerenciem apenas uma página de evento dentro de um sítio.

O(A) coeditor(a) do evento tem acesso às seguintes permissões:

• Acesso completo ao cadastro(s) de evento(s) ao qual(is) está vinculado;
  • Publicar notícias relacionadas ao evento e posteriormente editá-las (apenas as quais criou);
  • Enviar e gerenciar mídias (apenas as quais enviou), como forma de suporte às duas permissões acima.
Esta opção permite que, apesar de estar hospedado no site do CT, quem está realizando o evento tenha maior autonomia pra atualizar e divulgar suas informações. No entanto, essa é uma funcionalidade que só é possível depois do usuário ter feito o primeiro acesso em algum sítio institucional. O(a) servidor(a) e/ou aluno(a) que irá manter atualizada a página pode clicar aqui e ver como fazer esse primeiro acesso.

Ao preencher o formulário, se pertinente, você pode indicar coeditores.

Informe-se sobre os recursos disponíveis para as páginas de Eventos no Guia Sítios.

Sobre organização de eventos

A UFSM disponibiliza o Guia Eventos – que reúne informações sobre eventos institucionais, dentre eles as formaturas, e sobre eventos acessíveis e sustentáveis. Especialmente confira o passo-a-passo da organização de um evento.

No Checklist de Eventos Institucionais da UFSM, criado pelo Grupo de Trabalho Eventos Sustentáveis, estão marcados em amarelo os itens em que os organizadores do evento podem solicitar auxílio do Setor de Comunicação do CT-UFSM. Nesses casos, entre em contato pelo e-mail: comunicacaoct@ufsm.br.

Ao preencher a solicitação do serviço, você disponibiliza as informações necessárias para criar a página do seu evento no site do CT.

O Setor de Comunicação atende às demandas num prazo mínimo de dois dias úteis, podendo ser necessário um prazo maior conforme a complexidade e disponibilidade da equipe.

Aqui se tem por critério atender aos princípios de Comunicação da UFSM que são: Interesse público; Diálogo; Transparência; Pluralidade; Sustentabilidade; Acessibilidade. Portanto, apenas solicitações alinhadas a esses princípios são atendidas.

Público Alvo
Comunidade acadêmica do CT-UFSM.