Universidade Federal de Santa Maria - Santa Maria
16/09/2019 07:30 - 19/09/2019 18:00
Notícias do Evento ii-cab
Descrição
O CAB, Congresso Aeroespacial Brasileiro, é um evento que visa a sinergia das instituições ligadas ao setor aeronáutico e astronáutico brasileiro. A primeira edição do evento ocorreu em 2018, na Cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, sendo sediado no Centro Universitário Uniamérica. Em 2019, entre os dias 16 e 19 de setembro, ocorrerá a segunda edição do evento, na Cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, com o tema: “Debates e Diálogo entre os Atores do Setor Aeroespacial Brasileiro”.
O segundo congresso aeroespacial brasileiro (II CAB) será hospedado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com a organização das seguintes entidades: UFSM, Câmara de Comércio e Indústria de Santa Maria (CACISM), Agência Espacial Brasileira (AEB), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal do ABC (UFABC), Universidade Federal da Integração Latino Americana (Unila), Universidade Positivo (UP), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
O II CAB visa promover o diálogo entre universidades, institutos de pesquisa, empresas, governo, forças armadas e de segurança, órgãos públicos e investidores, trazendo o debate da transferência de conhecimento da universidade para os setores produtivos.
Almeja-se estabelecer um ambiente para discussão de parcerias, projetos e colaboração entre as instituições, propiciando interação entre as áreas de aeronáutica e astronáutica, bem como a sinergia dos participantes com o Programa Espacial Brasileiro (PEB).
De modo a ampliar o ponto de vista do setor, será promovida a integração entre estudos estratégicos, contexto estratégico, tecnológico e produtivo, com uso das tecnologias na defesa e segurança, modelos de produção e inovação, criando um escopo além do acadêmico e de pesquisa.
O evento também visa fomentar a cultura de trabalhar com engenharia aeroespacial nas instituições. A natureza interdisciplinar da área propicia que trabalhos de diversos setores possam ser aproveitados em oportunidades do setor aeroespacial.
Para cumprir o que se propõe, o evento é dividido em espaços voltados a abordar a temática em diferentes perspectivas. Sendo assim, o evento conta com mesas-redondas, palestras, sessões técnicas, mostra tecnológica, feira de oportunidades, visitas técnicas, competições científicas e minicursos. Em que todos os espaços de discussão e aprendizado serão norteados por grandes nomes nos assuntos tratados.
Submissão de trabalhos
Áreas Temáticas:
➡️ Aerodinâmica;
➡️ Propulsão;
➡️ Estruturas, Materiais e Fabricação;
➡️ Mecânica de Voo, Controle e Sistemas;
➡️ Engenharia de Sistemas, Integração e Testes;
➡️ Satélites, Constelações e Sub-Sistemas;
➡️ Concepção e Operação de Missões Espaciais;
➡️ Fenômenos atmosféricos e espaciais e seus efeitos sobre sistemas aeroespaciais;
➡️ Lançadores e Foguetes de Sondagem;
➡️ SARP’s e Aplicações;
➡️ Ensino em Engenharia Aeroespacial;
➡️ Empreendedorismo e Transferência Tecnológica;
➡️ Tecnologias para Defesa e Segurança Pública;
➡️ Economia da Defesa e Estudos Estratégicos;
➡️ Direito Espacial.
Datas Importantes:
✅ Prazo para submissão de resumos expandidos: 08/04/19 Prorrogado: 22/04/19
✅ Prazo para o resultado da avaliação dos resumos expandidos: 10/05/19 Prorrogado: 24/05/2019
✅ Prazo para submissão dos trabalhos completos: 15/07/19 Prorrogado: 22/07/2019
✅ Prazo para divulgação da avaliação dos trabalhos completos: 09/08/19 Prorrogado: 20/08/2019
✅ Prazo para submissão das correções dos trabalhos completos: 26/08/19 Prorrogado: 01/09/2019
✅ Prazo para parecer final dos trabalhos completos: 09/09/19
Publicação de trabalhos:
ATENÇÃO, COPYRIGHT: Os direitos autorais dos trabalhos apresentados serão cedidos aos autores que poderão submeter a publicação em periódicos, sendo a JATM nossa parceira mas não se restringindo à mesma. No caso de publicação em periódico, a comissão organizadora do II CAB deve ser citada na seção “Agradecimentos”.
Todos os trabalhos completos aceitos serão publicados em livro de anais digital com ISBN. Cada trabalho receberá um DOI específico. A plataforma de submissão, julgamento e publicação de trabalhos será a easychair.
Os melhores trabalhos serão convidados a apresentar uma versão modificada para uma edição especial do periódico Journal of Aerospace Technology and Management (JATM) com Qualis em Engenharias III, IV e Interdisciplinar.
Regras para submissão de trabalhos:
➡️ Os trabalhos submetidos devem ser inéditos, escritos na língua portuguesa ou inglesa e vinculados à temática Aeroespacial, sendo enquadrados em uma das 15 “Áreas Temáticas” disponíveis.
➡️ A submissão será feita primeiramente por meio do envio de um resumo expandido do trabalho. Ele deve possuir de 1 a 4 páginas. Caso sejam relevantes para situar a ideia proposta, elementos como figuras, tabelas, equações e referências podem ser inclusos no resumo expandido, desde que respeitando o limite de páginas.
➡️ O resumo expandido será submetido a um processo de revisão. Caso aceito, deverá ser submetido o trabalho completo, complementando o resumo expandido, dentro do prazo indicado na seção “Datas Importantes”.
➡️ O “template” do resumo expandido é o mesmo dos possíveis trabalhos completos, o que implica no uso da fonte “Times New Roman”, tamanho 11, com espaço entrelinhas de 1,15, com espaçamento de 6 pontos depois do parágrafo, além de incluir um “abstract” ou resumo de no máximo 200 palavras e serem indicadas no máximo 5 palavras-chave. Os desdobramentos das informações e consequentemente o número de páginas diferencia o resumo expandido do trabalho completo.
➡️ O trabalho completo possui um limite de 15 páginas, incluindo figuras, tabelas, equações e referências.
➡️ O trabalho completo também passará por processo de revisão de forma que somente os trabalhos completos aceitos serão apresentados no evento e publicados no livro de “proceedings”.
➡️ O aceite (ou recusa) dos resumos expandidos e trabalhos completos, bem como sugestões de correções e melhorias, serão apresentados pelos revisores na plataforma de submissão.
➡️ Cada trabalho será avaliado por, no mínimo, dois revisores, na modalidade duplo cego (confidencial aos autores e revisores). Para tanto, pedimos que o campo com os nomes dos autores e suas afiliações sejam omitidos na submissão do resumo expandido e do trabalho completo. Estes serão necessários somente durante a submissão da versão final, após correções, destinada a publicação.
➡️ Para que um trabalho completo aceito seja incluído na agenda do evento e publicado no livro de “proceedings”, ao menos um dos autores deve estar inscrito no evento principal.
➡️ Os trabalhos que não respeitarem as regras dispostas pelo presente edital ou o template indicado, serão desconsiderados pela Comissão Organizadora.
Templates para os trabalhos:
Faça download: Em .TEX | Em .DOCX
Competição Brasileira de Minifoguetes do CAB
CANCELADA: Por motivo de ausência de inscritos, a competição foi cancelada. No entanto, equipes interessadas poderão expor seus foguetes na Mostra Tecnológica e para tanto devem entrar em contato pelo e-mail: cab@ufsm.br
Competição de caráter estudantil: 17 a 19 de Setembro.
A fase final da competição será o lançamento dos foguetes. O lançamento dos foguetes ocorrerá exclusivamente no dia 19 de setembro. No entanto, existirão outras atividades ao longo dos dias 17 e 18 de setembro.
***A inscrição no II CAB de todos membros da equipe é obrigatória!
O local de lançamento é o Campo de Instrução de Santa Maria (CISM), do Exército Brasileiro. Coordenadas:-29.723250,-53.846222.
A comissão organizadora do evento vai providenciar socorrista, ambulância, banheiros químicos e lanches (pequeno coffee break).
Confira fotos do local! Fotos do Campo de Parada do CISM
🚀 Clique e confira as categorias e regras da competição. 🚀
⚠️ Prazo para inscrição de equipes: 02/09/2019
As inscrições das equipes devem ser feitas aqui: Competição Brasileira de Minifoguetes.
Como chegar a Santa Maria-RS
🚌 Para o trajeto Porto Alegre – Santa Maria, recomendamos que seja utilizado ônibus. O tempo de viagem na modalidade “direto” é entre 3h30 e 4h. A frequência de ônibus entre Porto Alegre e Santa Maria varia entre meia hora e 2 horas, dependendo do horário do dia. Os ônibus possuem as opções executivo e leito para quem deseja mais conforto. Todos os ônibus têm banheiro, ar condicionado e internet. Acesse o site da empresa que opera o trajeto.
Sugestões de Hotéis
Hotel de Trânsito de Santa Maria, Hotel Chave de Ouro, Hotel Fazenda Pampas, Park Hotel Morotin, Hotel Dom Rafael Cerrito, Hotel Dom Rafael Express, Hotel Gabriel
Mais informações: Hoteis
Anais I CAB
Programação
Certificados, Anais e Publicações
As declarações para apresentadores de trabalho e recibos do pagamento da taxa de inscrição podem ser obtidas aqui: Declarações e Recibo
Os certificados para apresentadores, ouvintes, participantes de minicursos, comissão organizadora e revisores podem ser obtidos aqui: Certificados
Os anais do II Congresso Aeroespacial Brasileiro pode ser obtido aqui: Anais do II CAB
Apresentações Realizadas no Evento
Todas as apresentações do evento estão disponíveis para acesso no Google Drive, via os links de acesso abaixo. Cada link contém uma pasta compactada com todas as apresentações correlatas.
Slides das Palestras: Palestras
Slides das Reuniões e Mesas Redondas: Reuniões e Mesas Redondas
Sessões Técnicas do dia 16.09: Sessão Técnica 1A, Sessão Técnica 1B, Sessão Técnica 2A, Sessão Técnica 2B
Sessões Técnicas do dia 17.09: Sessão Técnica 3A, Sessão Técnica 3B, Sessão Técnica 4A, Sessão Técnica 4B
Sessões Técnicas do dia 18.09: Sessão Técnica 5A, Sessão Técnica 6A
Programação do Evento
Agenda completa do evento e instruções para os apresentadores e participantes.
Grade Geral da Programação: Programação Final!
Detalhamento das Apresentações nas Sessões Técnicas e de Pôsteres: Confira as Apresentações!
Modelo para os Slides das Apresentações das Sessões Técnicas (Apesentações Orais): Acesse o Modelo!
Regras para Confecção de Pôsteres: Acesse as Regras!
Mapa do Campus: Acesse o Mapa!
Dúvidas: Participe do Grupo de Informações do II CAB no WhatsApp!
Palestrantes
A relevância do setor aeroespacial para o Brasil – Marcos Pontes, Ministro (MCTIC) / Astronauta
Nascido em Bauru-SP, em 1963, o Ministro Marcos Pontes é Mestre em Engenharia de Sistemas, Engenheiro Aeronáutico formado pelo ITA, Piloto de Testes de Aeronaves e Astronauta Profissional Especialista de Missão. Foi nomeado para comandar o Ministério de Ciência e Tecnlogia em 2019. Militar da FAB, entrou para reserva com a patente de tenente-coronel para se dedicar as atividades da carreira de astronauta. Antes de assumir o MCTI, trabalhava como palestrante motivacional, coach especialista em desempenho pessoal e profissional, consultor técnico e especialista em segurança operacional. É Empresário, Diretor de Operações da Agência Marcos Pontes Turismo de Aventuras, Diretor Técnico do Instituto Nacional para o Desenvolvimento Espacial e Aeronáutico, Embaixador das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial, Presidente da Fundação Astronauta Marcos Pontes, Embaixador da Marca Integra Optics e Autor de quatro livros: “Missão Cumprida”, “É Possível! Como transformar seus sonhos em realidade”, “O Menino do Espaço” e “Caminhando Com Gagarin”.
Perspectivas para o setor aeroespacial – Carlos Augusto Teixeira de Moura, presidente da AEB
Graduado em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica e Mestre em Ciências, área de informática (engenharia de software) pelo Instituto Tecnológico Aeronáutico (ITA), Carlos Moura tem experiência em projetos aeroportuários e de centros de lançamento espacial, desenvolvimento, qualificação e operação de sistemas computadorizados de aplicação crítica. Desde 1985, o novo presidente da AEB atua no segmento espacial com destaque para implantação do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA-MA), desenvolvimento do Veículo Lançador de Satélites (VLS), operações de lançamento e rastreio espaciais, operações de intercomparação de sondas com a Organização Mundial de Meteorologia. Carlos Moura também tem experiência em desenvolvimento do Plano Diretor para o CEA (Infraero), projeto e implantação do Complexo Terrestre do Cyclone-4 e concepção e planejamento de sistemas espaciais no âmbito do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE).
Política espacial e governança do PEB – Brigadeiro José Vagner Vital
Atual chefe da Comissão coordenadora de Sistemas Espaciais (CCISE). Possui graduação pela Academia da Força Aérea(1989), graduação em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica(1998) e mestrado em Master of Science in Microwave Engineering pela Institute fo High Frequency Engineering – Technische Universitaet Muenchen(2003).
“Once a launching State, always a launching State”. O Brasil como Estado lançador: Acordos de salvaguardas e outros tratados na ordem jurídica internacional – Tatiana Ribeiro Viana, Ph.D.
Doctor of Philosophy em Direito Internacional, Publico e Comparado – Sapienza Università di Roma (Area de pesquisa: Direito Espacial – Registro de objetos espaciais e de frequências). Legal Adviser – Delegação brasileira no Comitê das Nações Unidas para o Uso Pacifico do Espaço – COPUOS. Membro do Núcleo de Estudos em Direito Espacial – NEDE, Rio de Janeiro. Membro do Instituto Internacional de Direito Espacial, com sede em Paris – IISL. Membro da Sociedade Italiana de Direito Internacional -SIDI.
Argentine Space Program: Achievements, Challenges and Lessons Learned – Eng. Gabriel Cristian Absi
Engenheiro eletrônico pela Universidad Tecnológica Nacional da Argentina. Atual vice presidente da divisão aeroespacial da INVAP (Empresa pública argentina de defesa e espaço). Atua na INVAP desde 1997, onde integra o grupo de Guiagem e Controle da Divisão Aeroespacial.
VANT’s: mercado e regulamentação – Ten. Cel. Eng. Ary Guimarães Neto
Graduado em Engenharia Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1982) , especialização em Flight Test Engineer pela USAF Test Pilot School (1984) , especialização em MBA pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2000) e mestrado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1997). Tem experiência na área de Engenharia Aeroespacial, com ênfase em aeronáutica, especialista em VANT, foi chefe do túnel de vento do CTA – São José dos Campos, entre outras funções, consultor nacional e internacional na área aeronáutica e aeroespacial, ministrou cursos no ITA e no CTA.
Empreendedorismo e Inovação no século XXI: Comparativo Histórico e caso Embraer – Ciro Bondesan dos Santos
Tecnologista sênior aposentado pelo DCTA na área de offset tecnológico, visitou e foi responsável pelo repasse de tecnologia entre 200 fornecedores da indústria aeroespacial brasileira. Participou da comissão de seleção do Gripen. Funcionário número 09 da EMBRAER entre 1970 e 1978, onde atuou como Gerente de Nacionalização de peças Aeronáuticas e foi responsável pelo desenvolvimento do setor de compras da Embraer. Participou de análises técnicas dos produtos importados que compunham a Gerência da empresa no âmbito nacional e internacional na fabricação dos aviões Bandeirante, Xavante, Brasília e Ipanema. Atualmente atua como consultor na área de certificação de produtos aeroespaciais e bélicos.
Movimento de Foguetes: Equacionamento e Trajetórias Planas (Profa.Dra. Maria Cecília Franca de Paula Santos Zanardi);
Simulação Numérica de Fluidos para a Indústria Aeronáutica e Astronáutica (Aerothermal Solutions and Software Distributor);
Curso de Introdução ao STK (ANACOM);
Aerospace Branding – Criação de marcas para projetos aeroespaciais (Prof. João Luiz Dallamuta Lopes)
Realize sua inscrição para os minicursos: Aqui!
Mais informações: Detalhes dos Cursos
Mesas redondas
Sinergia entre os atores do setor aeroespacial brasileiro
O mercado de lançamentos no Brasil, oportunidades e ameaças.
Cooperação aeroespacial na América Latina.
VANT’s: riscos e oportunidades ao empreendedor brasileiro.
O mercado para os novos Engenheiros Aeroespaciais.
Fóruns
Oportunidades de negócios e estágios.
Mostra tecnológica
Estandes de empresas consolidadas;
Estandes de startups;
Grupos de pesquisa de universidades e institutos;
Grupos de competição: aerodesign, rocket design, cube design.
Reuniões e Apresentações
Cooperação entre as instituições de ensino.
Festival Brasileiro de Minifoguetes e Associação Brasileira de Minifoguetes.
Visitas
Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais (CRS/INPE);
Ala 4, esquadrão Hórus;
Centro de Instrução de Blindados (CI-Bld);
Centro de Adestramento Sul (CA-Sul).
Inscrição
As inscrições para Estudantes e Profissionais podem ser realizadas aqui: Inscreva-se para o II CAB.
Os estudantes de fora da UFSM, que pagarem a taxa de inscrição até 10.09.2019, poderão optar no momento da inscrição por fazer refeições no Restaurante Universitário da UFSM ao custo de R$9,50 por refeição.
Para adquirir uma Mesa ou Estande na Mostra Tecnológica, entre em contato através do endereço: cab@ufsm.br.
Valores (alterações a partir de 05/09):
Estudantes do Ensino Médio, Graduação e Pós-graduação | R$ 75 | |
Profissionais | R$ 225 | |
Mesa na mostra tecnológica (grupo de pesquisa) | R$ 150 | Mesa de 60 cm x 80 cm. |
Mesa na mostra tecnológica (empresas incubadas) | R$ 300 | Mesa de 60 cm x 80 cm. |
Mesa na mostra tecnológica (empresas em geral) | R$ 600 | Mesa de 60 cm x 80 cm. |
Estande na mostra tecnológica | R$ 1500 | Estande de 3m x 2m, com balcão, de MDP branco e alumínio. |