Challenges in interlinking research data using Semantic Web standards

Técnico-Científicos Publicado: 9 janeiro 2023 - 11:07 Última modificação: 9 janeiro 2023 - 11:27 Ouvir

Auditório Pércio Reis - Prédio 7, Centro de Tecnologia - Santa Maria

17/01/2023 09:30 - 17/01/2023 11:30

Descrição

A palestra “Challenges in interlinking research data using semantic web standards” será ministrada em inglês e possui como público-alvo docentes e discentes das áreas de computação da UFSM.

Em muitas ciências, as infraestruturas de dados de pesquisa estão sendo estabelecidas como a base dos padrões de Semantic Web, para permitir interfaces entre bases de dados dentro do mesmo campo de pesquisa assim como entre diferentes campos de pesquisa. O professor ministrará uma palestra que mostrará brevemente como padrões de Semantic Web podem ser utilizados para construir gráficos de conhecimento e como podem destacar desafios (ex.: modelling, data alignment) em seu uso. Os desafios serão mostrados pelos atuais projetos de pesquisa: “Early Modern Professorial Career Patterns – Methodological research on online databases of academic history”  (PCP-on-Web) e “Sustainable use of Brazilian Biodiversity – Using Linked Data for Natural Product Discovery” (DINOBBIO). PCP-on-Web integra dados de pesquisa para as humanidades e DINOBBIO integra dados de pesquisa no campo da bioquímica.

O professor Thomas Riechert é docente na Universidade de Ciências Aplicadas de Leipzig (HTWK), na Alemanha. Ele é professor de sistemas de informação e gerenciamento de dados. Junto de Sören Auer, Jens Lehmann e Sebastian Tramp, fundou o grupo de pesquisa: “Agile Knowledge Engineering and Semantic Web“, que se desenvolveu em uma rede de pesquisa. Thomas é reitor de estudo dos cursos de Media Informatics, na HTWK, organiza a Conferência de Estudantes Alemães em Ciência da Computação, promovida pela German Informatics Society, e é membro do conselho de estratégia digital do Estado Federal Alemão da Saxônia.

Dia: 17/01

Não é necessária inscrição.

Contato

Para mais informações, entrar em contato através dos e-mails: joaquim@inf.ufsm.br / marcelo.becker@ufsm.br

Auditório Pércio Reis - Prédio 7, Centro de Tecnologia

Av. Roraima - 1000 - Camobi