Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Equipes de Competição

E-mail: bombaja.ufsm@gmail.com | Telefone: (55) 3220-8831 | Redes Sociais: Facebook | Instagram

O principal trabalho da equipe Bombaja é a produção de protótipos de veículo OFF-ROAD que representam a UFSM nas competições Baja SAE, nas quais a Bombaja participa todo ano, em níveis regional e nacional. Os trabalhos da Bombaja devem seguir as normas estabelecidas pela Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE), que organiza as competições em que a equipe participa. Essa avalia o desempenho da Bombaja e em relação às regras estabelecidas e as outras equipes participantes provindas de outras universidades.

Desde o seu surgimento, no dia 04 de Abril de 2003, a Bombaja mantém o foco na pesquisa e extensão acadêmica, utilizando de seus protótipos como objeto de aprendizado para diversos alunos da universidade. A equipe teve seu início dentro do Departamento de Engenharia Mecânica mas abrange, entre seus profissionais, alunos de diversas áreas da UFSM. A equipe é dividida em subsistemas que organizam entre si as funções de fabricação, montagem e manutenção dos protótipos, além da gestão de pessoas e da comunicação.

Revisitando o histórico de resultados memoráveis em competições da Bombaja, se encontram o Baja SAE Regional Sul no ano de 2008, sendo campeã com o protótipo BJ-08, e o ano de 2018 quando a equipe atingiu o pódio novamente, conquistando o segundo lugar geral. Dentro das etapas nacionais, a equipe conquistou o 11º lugar geral em 2006, a 18º colocação em 2010, entre os anos de 2012 e 2013 conseguiu o 16º lugar e mais recentemente, voltou a conquistar o 11º lugar geral além da 1ª colocação no prova de tração no início de 2019.

Para poder construir os seus protótipos e representar a UFSM em competições e outros eventos, a Bombaja confia no apoio não somente da própria universidade, mas também de patrocinadores, que auxiliam a equipe com recursos financeiros, materiais e serviços, possibilitando um trabalho de maior qualidade e a conquista de vitórias ainda maiores para a UFSM e os apoiadores da equipe.

E-mail: caranchoufsm@gmail.com | Redes Sociais: Facebook | Instagram

A Equipe Carancho Aerodesign, criada no ano de 2004, tem como objetivos participar da Competição SAE BRASIL AeroDesign, promover o conhecimento sobre aeronáutica, adquirir experiência profissional na área de Engenharia e manter vivo o interesse pela busca do conhecimento, afim de solucionar problemas propostos pelo projeto.

A Equipe Carancho visa alcançar um lugar de destaque entre as melhores equipes da Competição SAE BRASIL AeroDesign.

Composta por acadêmicos da UFSM, supervisionados por um professor coordenador e contando com a ajuda das empresas apoiadoras, a equipe trabalha firme para transformar uma ideia em um projeto qualificado de engenharia, além de buscar reconhecimento e destaque entre as melhores equipes da Competição SAE BRASIL AeroDesig.

Equipe Carancho reunida. A frente estão três dos modelos de aviões que já projetaram.

E-mail: contato.formulaufsm@gmail.com | Site | Facebook | Instagram

A Equipe Formula UFSM é a representante da Universidade Federal de Santa Maria na competição Fórmula SAE Brasil. Ela estimula os alunos de engenharia a projetar, desenvolver, construir, testar e competir com veículos monospostos open-wheel com o objetivo de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

A Equipe Formula UFSM é reconhecida como uma das melhores do país na competição Formula SAE Brasil. Fundada em 2010 e com uma sólida carreira, a equipe do interior do Rio Grande do Sul obteve resultados expressivos, principalmente em 2012 e 2015, quando consagrou-se top 2 nacional e pode ir representar o Brasil em Lincoln (EUA).

O projeto é orientado pelos professores Mário Martins (ex-participante da equipe da Brunel University e ex-juiz da competição Formula SAE), Fernando Bayer e Roberto Hausen. A equipe é composta por cerca de 30 a 40 estudantes de engenharia e cursos correlatos. A liderança da equipe é realizada pelo Capitão e Diretor Técnico, os quais coordenam e orientam as atividades dos 6 (seis) subsistemas: Elétrica, Powertrain, Suspensão, Aerodinâmica, Chassi e Marketing.

E-mail: equiperocketlab@ufsm.br | Redes Sociais: Facebook

O projeto UFSM Rocket Lab é um dos últimos desafios universitários criados com enfoque no campo aeroespacial. Formado por estudantes de diversas áreas: engenharia mecânica, engenharia aeroespacial, engenharia da computação, engenharia elétrica e física, entre outros, o projeto conta atualmente com alunos de graduação e pós-graduação, bem como professores de mecânica e aeroespacial.

O Projeto foi criado em abril de 2017 com o propósito de buscar conhecimentos e adquirir tecnologia da indústria aeroespacial, assim como participar da maior Competição Brasileira Universitária de Foguetes (COBRUF) que realiza seus eventos de competição anualmente no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) – RN, com mais de 20 grupos universitários inscritos, tendo como premiação para as melhores equipes títulos de campeonato e menção honrosa.

Rocket Lab divide seu programa em 4 áreas: Propulsão, Aerodinâmica, Estruturas e Controle, para conceber, projetar, construir, lançar e recuperar um foguete que atenda as características e o regulamento da competição.

E-mail: taurabots@googlegroups.com  | Redes sociais: FacebookInstagram

A equipe Taura Bots é a equipe de robótica da UFSM, composta principalmente por estudantes das áreas de Engenharia de Computação, Controle e Automação, e Ciência da Computação. No entanto, também recebe alunos de outros cursos, como Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica, para colaborar em seus projetos. Esses projetos visam o uso da robótica para automação e inteligência artificial, fundamentais para o desenvolvimento de protótipos e participação em competições.

Ao longo das competições nacionais e internacionais de robótica, a equipe Taura Bots tem conquistado diversos prêmios, trazendo reconhecimento para a UFSM. O grupo é coordenado pelo professor Anselmo Cukla, e conta com uma parceria com o grupo GARRA, sob a liderança do professor  Fernando Gamarra.

E-mail: taurocketteam@gmail.com  | Redes sociais: Instagram

A TAU ROCKET TEAM é uma equipe de foguete modelismo criada em junho de 2020, e cujo propósito é instigar o desenvolvimento científico e o interesse pela área aeroespacial a nível universitário. O projeto foi criado por acadêmicos do curso de Engenharia Aeroespacial (CEA) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, 3 cursos fazem parte do projeto: engenharia aeroespacial, engenharia da computação e engenharia de controle e automação. Entre os objetivos estão a criação de protótipos de veículos lançadores para participar em competições universitárias, a nível regional, nacional e internacional.  Em dezembro de 2020, um dos projetos desenvolvidos pela equipe, denominado PHOTON, foi aceito pela Agência Espacial Brasileira (AEB) para o desenvolvimento e construção de um veículo lançador de propulsão híbrida. Nesse ano, a equipe também participou do projeto de cooperação internacional da Latin America Space Challenge (LASC) cujo principal objetivo foi lançar um foguete de 5 km de apogeu. A equipe participou nos setores de propulsão e estruturas.