2° Semestre de 2024
Ensalamento do CT
- Visualização em Tabela <- Aluno, consulte facilmente por aqui!
- Visualização em Calendário
- Inclui agendamentos, laboratórios, auditórios, salas de reunião e pós graduação
- Laboratórios de Informática Integrados
- Página setor que realiza a organização das aulas em salas informatizadas, utilize esta página para consultar e solicitar agendamentos rapidamente
- Folhas do Ensalamento (PDF)
- Estas folhas eram coladas na porta das salas – apenas disciplina em salas teóricas/convencionais;
- Elas NÃO incluem os laboratórios de aulas práticas, estes utilizam o sistema de agendamentos do Portal UFSM;
- Sugestões, mudanças de sala e outros, acesse o formulário abaixo
- Link para o formulário: https://forms.gle/rd7fQP5QJR7q6dVFA
- Este formulário fica aberto durante todo o semestre para que possam ser solicitadas mudanças de maneira mais fácil
- Informações extras para 2024.2:
- A sala 320 está em manutenção, com isso, a sala 221 deixa de ter classes convencionais para receber a infraestrutura da 320 (mesas colaborativas);
- A sala 1107 no 1° Andar do Anexo C foi criada para atender as demandas da antiga sala 221
Ensalamentos feitos por outros setores
Todos os arquivos abaixo serão integrados em nosso sistema de busca (tabela).
- CCNE – Salas de Aula
- CAU – Curso de Arquitetura e Urbanismo
- DEPG – Departamento de Expressão Gráfica
- Cursos de Pós Graduação do CT
Contato: ensalamentoct@ufsm.br
Clique aqui para acessar em uma nova aba
(melhor visualização em dispositivos móveis)
Cronograma do Ensalamento para o 2° Semestre de 2024
- 20/08 – Exportação das ofertas de disciplinas para 2024.2
- 20/08 – Recebimento de dados sobre aulas que ocorrem em laboratório e não em sala de aula teórica
- 26/08 – Disponibilização do ensalamento prévio para conferência
- 30/08 – Fim das matrículas e reformulação do ensalamento com base em critérios de acessibilidade (maior prioridade)
- 02/09 – Entrega do ensalamento final
- Disponibilizado para consulta:
- Online no site do CT, nesta página
- Na portaria, pelo mesmo sistema, no computador
- Disponibilizado para consulta:
Últimas Alterações
- 14/11 – Conforme orientação, restauramos as aulas na semana da JAI
- 02/09 – Solicitado dados de matrícula para organização de salas mais acessíveis
- 02/09 – Publicada versão final do ensalamento
- 30/08 – Finalizada organização manual para que as disciplinas não fiquem em mais de 1 sala durante a semana
- 28/08 – Todas as solicitações recebidas por email e formulário atendidas
- 22/08 – Iniciado o processo de ensalamento 2024.2.
⚠️Abaixo desta linha são apenas dados históricos⚠️
1° Semestre de 2024
Ensalamento do CT
- Visualização em Tabela <- Consulte facilmente aqui!
- Visualização em Calendário
- Laboratórios de Informática
- Folhas do Ensalamento 2024.1 (PDF)
Ensalamentos feitos por outros setores
Todos os arquivos abaixo estão integrados em nosso sistema de busca (tabela).
- CCNE – Salas de Aula
- Recebido arquivo com aulas do CT que são ministradas no CCNE
- CAU – Curso de Arquitetura e Urbanismo
- DEPG – Departamento de Expressão Gráfica
- Cursos de Pós Graduação do CT
Contato: ensalamentoct@ufsm.br
Informações Extras e Outras Disciplinas
- Sem informações extras por enquanto
✍️Últimas Alterações
- 07/03 – Disciplinas com laboratório prático removidas das salas teóricas
- UFSM00020, DEQ1027, UFSM00073, ELC1090, ELC1140, UFSM00262
- 06/03 – Toda solicitações atendidas
- UFSM00053, UFSM00048, ESP1052
- 05/03 – Convertendo arquivos recebidos do CCNE para formato tabela, a fim de facilitar a busca pelas disciplinas do CT ensaladas lá
- 05/03 – Alterações Pontuais
- Acessibilidade: DEM1161, trocada da 367 para 160
- Recebidos pedidos de alteração de sala no email e formulário, todos atendidos
- UFSM00291,UFSM00291,DEM1139,DEQ1020,UFSM00234
- ELC117 remajenada para 1305, no aguardo de sala para transferir na quarta
- 04/03 – Alterações Pontuais
- Recebidos pedidos de alteração de sala no email e formulário, todos atendidos:
- ELC1015, UFSM00265, UFSM00265, ELC1104, UFSM00182
- Recebidos pedidos de alteração de sala no email e formulário, todos atendidos:
- 01/03 – Ajustes finais
- Algumas disciplinas que precisariam de laboratório ficaram sem devido a superlotação. O setor responsável está em contato com o CTISM, Centro de Educação e CTE para encontrar laboratórios de informática disponíveis. Por requisição dos mesmos, alocamos salas teóricas para estas disciplinas (UFSM00077, UFSM00294, UFSM00234, UFSM00056)
- A pedido do CCNE, ensalamos aqui no CT algumas disciplinas: UFSM00032, UFSM00035, UFSM00037, UFSM00039, UFSM00046, MTM198, STC303
- 01/03 – Recebendo emails ainda de mudança de oferta e disciplinas de outros setores que precisam de sala. Entregaremos a versão final até o final do dia de hoje
- 29/02 – Otimização e busca por disciplinas faltantes
- Analisamos os ensalamentos passados e encontramos algumas disciplinas que estavam fora da oferta ou desatualizadas. As mesmas serão alocadas dia 01/03, juntamente com algumas da informática que ficaram sem sala:
- CAD1043, ELC1104, UFSM00040, UFSM00041, UFSM00077, UFSM00391, UFSM00294, UFSM00234, UFSM00020, UFSM00056, TRP1007
- Analisamos os ensalamentos passados e encontramos algumas disciplinas que estavam fora da oferta ou desatualizadas. As mesmas serão alocadas dia 01/03, juntamente com algumas da informática que ficaram sem sala:
- 29/02 – Salas acessíveis: Algumas disciplinas serão realocadas por necessidade de acessibilidade:
- ELC1070, ELC1076, DPS1057, UFSM00391, DEM1138, UFSM00014, ELC1132, DEM1151, UFSM00041, DEM1139, DEM1013, UFSM00020
- 28/02 – Otimização de salas: com liberações de horários, estamos otimizando para tentar manter as disciplinas na mesma sala em diferentes dias, além de retirará-las de salas colaborativas e 9F, quando possível;
- Disciplinas Movidas: EAC1033, DPEE1034, ESP1052, ELC1026, UFSM00065, UFSM00054, UFSM00120, UFSM00265, ELC1128, UFSM00262, ESP1067, UFSM00053
- Disciplinas unificadas (múltiplos professores):
- DEM1142: Alexandre, Cesar, Leonardo, Vinicius
- UFSM00159: Ana, Delmira
- UFSM00160: Ana, Andressa
- DPEE1034: Anselmo, Macklini
- UFSM00385: Carlos, Raul
- DEM1145: Cristiano, Inacio
- ECC1030: Denise, Joseanne
- TPI700: Djalma, Ederson
- UFSM00065: Fernanda, Robinson
- DEQ1087: Lisiane, Monica
- DPS1148: Marcelo, Roberto
- 27/02 – ⚠️ Sobre o ensalamento das disciplinas em laboratório de informática:
- Foi decidido (pela direção) no final de 2023 que o ensalamento não seria feito por agendamento, mas sim que os técnicos responsáveis iriam encontrar laboratório para os professores
- Para isso, na pré oferta organizada no google sheets, os coordenadores de curso colocariam quais disciplinas seriam 100% práticas e precisariam de laboratório, para que não ocorresse superlotação dos laboratórios em certos horários;
- Nesta pré oferta, nem todas as disciplinas foram informadas corretamente como prática (pela coordenação dos cursos e departamentos), ou seja, a previsão de utilização dos laboratórios estava errada – algumas disciplinas ficaram SEM sala de informática por este motivo.
- A demanda excede a quantidade de laboratórios que temos, sendo impossível alocar horário para todos durante o semestre todo (o que foi demonstrado incansavelmente em várias reuniões através de um mapa de calor, o qual visava distribuir melhor as aulas durante a semana e dia);
- Não conhecemos as necessidades de todas as disciplinas nem o plano de aula de cada professor, então ou agendamos para o semestre todo, ou para nenhum dia;
- Considerávamos ideal que cada professor agendasse o laboratório conforme fosse utilizar, ao invés de reservar o semestre todo e deixá-lo ocioso quando as aulas não fossem acontecer
- Algumas das disciplinas informadas nas necessidades de software não foram ofertadas para 2024/1
- Foi determinada uma prioridade para que as disciplinas fossem alocadas nos laboratórios de informática:
- 1. Ensalamentos que vem “prontos” (215, 301 e Química);
- 2. Disciplina já acontecia regularmente nos outros semestres;
- 3. Professor preencheu formulário de softwares informando o dia que precisaria de laboratório;
- 4. Disciplina foi marcada como “usa laboratório regularmente” na oferta
- 23/02 – Acertos e ajustes finos no ensalamento
- Alguns horários vagaram pois o profesosr informou que não precisaria da sala aqui, então realocamos algumas disciplinas que estavam no 9F para os prédios 10, anexos A e C
- 22/02 – Todas as demandas solicitadas por email e formulários foram atendidas
- 21/02 12:00 – As disciplinas práticas em laboratório de informática estão em processo de ensalamento, feito pelo setor de TI e responsáveis pelos laboratórios. Estas disciplinas foram questionadas por email/formulário e devem aguardar resposta (previsão: 23/02/2024):
- ELC1015, UFSM00077, ELC119, UFSM00182, DEQ1027, ELC408
- 21/02 11:50 – Publicado versão “final” do ensalamento. As salas agora só irão mudar:
- por necessidade de acessibilidade;
- se o professor solicitou outra sala com horário vazio ou em troca com outro professor;
- se novas disciplinas forem adicionadas (apenas horários vagos);
- 21/02 – Todas disciplinas teóricas da oferta foram atendidas e estão ensaladas
- 21/02 – Analisados e atendidos 33 emails
- UFSM00133, Deividi, alocada na 1309
UFSM00060 e DPEE1041, Beltrame, alocadas na 364 - UFSM00128, TRP1007 e TRP1008, Felix, todas alocadas na 1303
- DEM1162, DEM1139, DEM1096 ficaram na 236
- UFSM00225 unificada professores Giuliano e Fernanda
- DPEE1070 estava ignorada, agora ensalada na 263 ambos dias
- DEM1013, DEM1141, Thompson, ensaladas na 224
- UFSM00133, Deividi, alocada na 1309
- 20/02 13:30 – 6 solicitações recebidas nos formulários estão pendentes, anotações abaixo
- Librelotto, Compiladores, aula prática, aguardar
- Pozzer, elc1015, aula prática, aguardar
- Rutineia, UFSM00077, está marcado como prática, aguardar
- Sérgio, ELC119, aula prática, aguardar
- Vários Docentes, UFSM00182, projeto integrador, precisa de sala mesmo
- Christian, DEQ1027, prática aguardar
- 20/02 13:30 – Processadas 38 de 44 solicitações recebidas nos formulários, anotações abaixo
- DEQ1049 na 262, pedido atendido
- UFSM00049 pediu para ficar laboratório, ok
- ELC1145 Vitor – Removido horário da oferta, não ensalada a pedido
- DAU1075 – Está com horário errado na oferta, aguardando prof Leonora, ensalada atualmente na 9F_214 sexta 10:30 (20/02)
- DAU1072 Está ensalada na 9F_220 conforme PDF da arqtuiteura, leonora
- UFSM00115 Pedido atendido, era outro professor anteriromente
- Rogerio Lima fixado na 235
- Prof Viviane, salas fixadas EAC1012 na 152 e EAC1021 na 267
- Carlos Santos, ELC123, oferta antiga não tinha horário. Ok fixada sala 258
- Professor Alesandro, EPG1019 estava no nome dele, mas corrigiram.
- EPG1020 solicitou 1205, pedido atendido
- Professor Alessandro, EAC1003, pediu pra ficar na 218, ok atendido
- Professor Leandro, DEM1134, pediu os dois dias na 315, ok atendido
pedido repetido, EPG1020 Alessandro 1205 - Professor leandro, DEM1037, pediu 315, ok atendido
- Professora Isis, UFSM00114, unificado com prof Fabricio e colocada na 9F_214
- Professoor Mario, UFSM00009, solicitou 202 e professor marlon liberou (pediu 155), ok
- Professora Giovanna, EAC1031, solicitou sala menor, atendido na 1309
- Marlon, UFSM00007, ok, pedido atendido, fixada na 155
- Eric, EAC1013, pediu pra ficar os dois dias na 152, ok, atendido
- Leandro, UFSM00026, não estava na oferta, agora ok ensalada, 160 como nos outros semestres
- Andressa, ESA872, não estava na oferta, agora ok, 202 como nos outros semestres
- Andrea, ELC106, pediu sala 326, atendido ok
- Debora, UFSM00376, não estava ensalada, atendido ok, sala 320
- Joao, DPS1012, estava sem sala, fixado sala 258 como nos outros semestres
- Debora, UFSM00149, unificada com Elvis, pediu sala 1305, atendido ok
- Flavio, DEQ1095, pediu sala 358, atendido ok
- Geomar, UFSM00404, pediu sala 224, atendido ok
- Rodolfo, DEQ1092, estava com docente errado na oferta, corrigido para Fernanda
- Engenharia e Sociedade, pediram sala 202, atendido ok
- Adriano, DEQ1090, não estava na oferta, agora ok, sala 258
- Christian, EAC1005, nao estava na oferta, agora ok, sala 367 quinta e sexta
- Joseanne, ECC1015, pediu 2 dias na 252, ok atendido
- Joseanne, UFSM00105, pediu 235, ok atendido
- Adriano, UFSM00185, pediu 255 ou 367, ok atendido na 255
- 20/02 – Sem observações de acessibilidade ainda
- 20/02 – PDF do DAU processado
- EPG1030 passa a ser ignorada (ateliê)
- DAU1067, DAU1064 ensaladas
- DAY1075 horário na oferta está quarta, alterado manualmente para sexta
- 20/02 – PDF de disciplinas da 1307 processado
- DPEE1064 era ignorada anteriormente, mas foi ensalada
- Criada disciplina falsa na oferta para ocupar a sexta de tarde, reuniões
- 20/02 – PDF de salas do DEPG processado, disciplinas realocadas conforme
- 20/02 – Início Efetivo das mudanças solicitadas no ensalamento prévio
- 12/01 – Ainda existem 25 horários não alocados devido a superlotação
- 12/01 – Removidas DPS835 e projetos integrados do ensalamento
- 10/01 – EGR1034 alocada na 1205, quintas, 07:30~09:30
- 09/01 09:00 – Organizadas salas fixas para disciplinas DEPG, conforme PDF recebido (203, 206, 1205 e 1207)
- 09/01 08:30 – Ignoradas disciplinas marcadas como práticas na planilha das ofertas 2024.1
- EPG1036, DAU1103, ELC1022, UFSM00040, UFSM00013, UFSM00024, UFSM00042, UFSM00062, UFSM00236 , UFSM00233, UFSM00234 , UFSM00241, DEM1124, UFSM00075, ESA882, UFSM00020, UFSM00073, UFSM00130, HDS1009, UFSM00077, UFSM00041, UFSM00272, UFSM00273, UFSM00043, UFSM00276, UFSM00278, UFSM00284, UFSM00056, UFSM00283, UFSM00285 , UFSM00049 , UFSM00291, UFSM00288, UFSM00293, UFSM00289, UFSM00294, DPEE1085, DPEE1089, ELC1014, ELC1015, ELC1104, ELC1147, ELC119, UFSM00064, DPEE1090, DPEE1049, DPS1129, DPS1141, DPS1142, DPS1133, DPS1132, DPS1120, UFSM00264, UFSM00266, UFSM00295, ESP1056, DPEE1070, DPEE1071, DPEE1115, MTM224, DEQ1007, DEQ1021, DEQ1027, DLSC813, ELC1065, ELC1066, ELC1067, ELC408, UFSM00391
- EPG1036, DAU1103, ELC1022, UFSM00040, UFSM00013, UFSM00024, UFSM00042, UFSM00062, UFSM00236 , UFSM00233, UFSM00234 , UFSM00241, DEM1124, UFSM00075, ESA882, UFSM00020, UFSM00073, UFSM00130, HDS1009, UFSM00077, UFSM00041, UFSM00272, UFSM00273, UFSM00043, UFSM00276, UFSM00278, UFSM00284, UFSM00056, UFSM00283, UFSM00285 , UFSM00049 , UFSM00291, UFSM00288, UFSM00293, UFSM00289, UFSM00294, DPEE1085, DPEE1089, ELC1014, ELC1015, ELC1104, ELC1147, ELC119, UFSM00064, DPEE1090, DPEE1049, DPS1129, DPS1141, DPS1142, DPS1133, DPS1132, DPS1120, UFSM00264, UFSM00266, UFSM00295, ESP1056, DPEE1070, DPEE1071, DPEE1115, MTM224, DEQ1007, DEQ1021, DEQ1027, DLSC813, ELC1065, ELC1066, ELC1067, ELC408, UFSM00391
- 05/01 08:00 – Organizando ofertas e preferências
——————————————–
Cronograma do Ensalamento para o 1° Semestre de 2024
- ??/01 – Encerramento das ofertas no SIE pelos departamentos;
- Obs.: Este semestre não haverá formulário de preferências, pois já temos os dados dos últimos 2 semestres (2023)
- 12/01 – Envio do Pré-Ensalamento aos interessados para consulta
- O mesmo será atualizado muitas vezes ainda, sendo apenas para constatações iniciais como disciplinas que faltaram ou sobraram
- 15/01 – Abertura do email ensalamentoct@ufsm.br para envio de informações extras, como os ensalamentos prontos de outros setores (DEPG, DAU, entre outros), a partir dos quais iremos excluir as disciplinas já ensaladas, necessidades de salas acessíveis (auxílio do SAP) e outras informações pertinentes.
- Também serão aceitas sugestões de mudanças de sala do pré-ensalamento, sendo possível a alteração flexível
- 16/02 – Data final para envio de dados via email.
- 19/02 – Correções conforme dados enviados no email
- 01/03 – Entrega do ensalamento final
- Disponibilizado para consulta:
- Online no site do CT, nesta página
- Na portaria, pelo mesmo sistema, no computador.
- Disponibilizado para consulta:
“>
2° Semestre de 2023
Ensalamento do CT
- Folhas do Ensalamento 2023.2
- Visualização em Tabela <- Consulte facilmente aqui!
- Visualização em Calendário
- Laboratórios de Informática
- Labora´tórios do NUPEDEE
Ensalamentos por outros setores
- CCNE – Salas de Aula
- CAU – Curso de Arquitetura e Urbanismo
- DEPG – Departamento de Expressão Gráfica
- Cursos de Pós Graduação do CT
- Outras Disciplinas -> Aba “Extras” acima
- UFSM00071, GCC1005
Contato: ensalamentoct@ufsm.br
Informações Extras e Outras Disciplinas
- GCC1005 – Geologia Aplicada à Engenharia – Sala 1315 – Prédio 17
- UFSM00071– Topografia e Elementos de Geodésia – Sala 3102 – Prédio 42 (CCR)
✍️Últimas Alterações
- 05/08 17:00 – Buscada novas ofertas de todas disciplinas ensaladas em outros semestres que não foram atendidas neste (6 novas adições)
- 04/08 17:00 – Recebido informações sobre DCAD e realizados ensalamentos
- 03/08 9:20 – QRCode nas folhas
- 02/08 19:15 – Disponibilizada versão final do ensalamento
- Agradecemos a todos pelas informações fornecidas!
- Agradecemos a todos pelas informações fornecidas!
- 31/07 09:30 – Disponibilizada consulta interativa
- 21/07 17:57 – Gerada Primeira Versão do Ensalamento
- Foram consideradas todas as preferências enviadas pelo formulário e email
- Disciplinas ensaladas semestre passado foram mantidas nas mesmas salas, dentro do possível
- Sugestões de mudanças devem ser enviadas para o email: ensalamentoct@ufsm.br
- 17/07 08:00 – Iniciado o Processo de Ensalamento para o 2° Semestre de 2023
——————————————–
Cronograma do Ensalamento para o 2° Semestre de 2023
- 07/07 – Encerramento das ofertas no SIE pelos departamentos;
- 07/07 – Abertura do formulário para preenchimento – pelos docentes e/ou departamentos – sobre preferências e características específicas das disciplinas . Neste formulário, é possível indicar informações complementares:
- A disciplina precisa de uma sala de aula (e não somente de laboratório)?
- É possível especificar a necessidade da sala apenas em algum dia e/ou horário, como no caso de disciplinas que não são inteiramente teóricas. Ex.: Aula prática na quarta (não ensalar) e aula teórica na sexta (ensalar).
- O que é necessário na sala para poder ministrar a aula?
- Projetor, mesa de desenho, não pode ser cadeira de braço, etc.
- Existe uma preferência de salas para esta disciplina?
- Se existirem múltiplas preferências para a mesma sala em um mesmo dia e horário, a escolha será feita de forma aleatória – isto não é uma garantia de sala específica.
- É possível e recomendado o envio do formulário múltiplas vezes, conforme seja a necessidade das disciplinas e professores.
- A disciplina precisa de uma sala de aula (e não somente de laboratório)?
- 07/07 – Abertura do email ensalamentoct@ufsm.br para envio de informações extras que não se encaixam no formulário, como os ensalamentos prontos de outros setores (DEPG, DAU, entre outros), a partir dos quais iremos excluir as disciplinas já ensaladas, necessidades de salas acessíveis (auxílio do SAP) e outras informações pertinentes.
- 14/07 – Data final para envio de dados via formulário ou email.
- 17/07 – Início do processo de ensalamento
- Serão unificadas as informações de duas fontes: Oferta de disciplinas por Departamento do SIE + Preferências
- A partir desta data, não será mais consultada a oferta do SIE nem a planilha de preferências, pois a final já estará gerada
- Quaisquer dados que precisem ser anexados fora do prazo deverão ser tratados em data futura (ajustes: dias 25, 26 e 27/07)
- Lista dos Departamentos que iremos buscar a oferta no SIE:
- Departamento de Arquitetura E Urbanismo
- Departamento de Estruturas E Construção Civil
- Departamento de Eletrônica E Computação
- Departamento de Computação Aplicada
- Departamento de Expressão Gráfica
- Departamento de Engenharia Mecânica
- Departamento de Engenharia Química
- Departamento de Engenharia Sanitária E Ambiental
- Departamento de Eletromecânica E Sistemas De Potência
- Departamento de Linguagens E Sistemas De Computação
- Departamento de Processamento De Energia Elétrica
- Departamento de Engenharia De Produção E Sistemas
- Departamento de Transportes
- 21/07 – Envio do Pré-Ensalamento aos interessados para consulta
- Atualizado em tempo real nesta página
- A partida daí, os interessados devem:
- Verificar se todas as disciplinas solicitadas estão ensaladas
- Verificar se os códigos/dias/horários das disciplinas ensaladas estão corretos
- Verificar se disciplinas que não precisavam de salas foram ensaladas
- Observações:
-
É possível que aconteça como no semestre passado e não seja possível gerar um ensalamento válido devido a muitas disciplinas que não deveriam ter participado do ensalamento
- Outros centros poderão consultar este ensalamento e solicitar salas em horários livres
-
- Sobre trocas de salas:
- Acessibilidade: Caso uma turma necessite de sala no primeiro andar ou outro ambiente acessível, as disciplinas serão reordenadas sem aviso prévio. As mudanças irão constar na aba “Alterações” no link do ensalamento
- Preferência: Os professores que desejarem trocar de sala, devem chegar em um acordo entre si e comunicar a equipe do ensalamento sobre a troca
- 25, 26 e 27/07 – Atendimento presencial na Sala 127
- A equipe do ensalamento estará disponível para receber o feedback do que foi entregue dia 21, quando será possível excluir, remanejar e adicionar novas disciplinas em horários/espaços livres
- A equipe do ensalamento estará disponível para receber o feedback do que foi entregue dia 21, quando será possível excluir, remanejar e adicionar novas disciplinas em horários/espaços livres
- 02/08 – Entrega do ensalamento final
- Disponibilizado para consulta:
- Online no site do CT, nesta página
- Na portaria, pelo mesmo sistema, no computador.
- Disponibilizado para consulta:
1° Semestre de 2023
Arquivos para Download:
- Folhas do Ensalamento Geral do CT 2023.1 (Aulas Teóricas)
- Horários e Sala – Laboratorios de Informática (Aulas Práticas)
- 334, 338, 354, 361, 422, 431, 524 e 527
- Horários e Salas – Laboratórios NUPEDEE (Eletrônica, máquinas elétricas e pneumática)
- 422, 423, 431, 520, 523, 524, 525 e 527
- Horários e Salas – PPGEE
- 259, 305, 321 e INPE 2048, 2052, 2053, 2054, 2055
- Horários e Salas – CCNE
- Horários e Salas – CAU
- Salas do 9F e outras
“>
O Centro de Tecnologia ensala hoje, no primeiro semestre de 2023, mais de 370 disciplinas (com múltiplos professores em muitas delas). A equipe responsável pelo ensalamento opera em número reduzido de membros, que também atendem outras demandas de seus setores em paralelo.
A fim de auxiliar neste processo, está sendo desenvolvido, testado e usado um software de otimização, em parceria com o OCA-CTISM e o NUPEDEE. O software é capaz de processar a oferta de disciplinas do SIE, cruzar os dados com as preferências e necessidades dos professores/disciplinas/alunos e realizar a maior ocupação possível de todas as salas, atendendo as demandas – ou informando o que não pode ser atendido.
Os dados utilizados na entrada do programa são exatamente os mesmos utilizados na confecção manual do ensalamento, ou seja, estamos apenas automatizando uma parte do processo. O processo de coleta das demandas e oferta de disciplinas ainda é manual, com dados que dependem dos professores e departamentos. Estes dados, por sua vez, foram solicitados para final de fevereiro, mas estamos constantemente recebendo novas demandas e avisos de salas que não deveriam ter participado do ensalamento e mudanças na oferta.
A demora na disponibilização da oferta de disciplinas, tardia comunicação sobre mudanças de horários e constantes solicitações de troca de sala fazem com que a finalização do ensalamento esteja atrasada. Estamos processando todas as demandas recebidas com atraso – realocando, removendo e adicionando disciplinas conforme necessário, mas é impossível dar respostas imediatas a todos, pois o ensalamento é um processo demorado com pouquíssima tolerância a erros.
Pedimos o respeito e a compreensão de todos neste momento – na UFSM somos profissionais trabalhando por um futuro melhor. O feedback recebido agora será de extrema importância para que executemos um ensalamento muito menos conturbado no segundo semestre de 2023.
Clique a seguir para visualizar:
Clique a seguir para visualizar:
- Salas de aula do CT (Versão 4 – publicado em 20 de maio de 2022)
- Oferta por curso (Versão 4 – publicado em 20 de maio de 2022)
- Oferta por departamento (Versão 4 – publicado em 20 de maio de 2022)