Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Cerimônia de premiação de alunos do CT é realizada na Alemanha



Na última terça-feira (16) os integrantes da equipe campeã do concurso “Global Tensilica Design Contest 2017” representaram a UFSM e o Brasil na cerimônia de premiação que foi realizada em Munique, na Alemanha. O Pampas Team teve a oportunidade de apresentar o trabalho desenvolvido na edição de Munique CDNLive Cadence User Conference 2017. A viagem foi custeada pela empresa americana CADENCE (NASDAQ: CDNS).

eng comp campeões 1

 

Entenda sobre a competição e o trabalho desenvolvido pela equipe

No dia 21 de abril deste ano, os estudantes do quarto e sexto semestres do curso de Engenharia de Computação Grégory Marchesan, Eduardo Capellari Culau, Nelson Roberto Weirich Junior, orientados pelo professor do Departamento de Eletrônica e Computação Leonardo Londero de Oliveira, conquistaram o primeiro lugar na competição “Global Tensilica Design Contest 2017”, promovido pela empresa americana de desenvolvimento de software CADENCE (NASDAQ: CDNS). 

O Pampas Team – nome escolhido pela equipe – enviou em setembro de 2016 uma proposta para participar do concurso mundial de projetos de chips. Após uma etapa classificatória anunciada em dezembro de 2016, houve a seleção de 20 propostas. O time da UFSM foi selecionado para receber treinamento on-line sobre uma plataforma de projeto de processadores reconfiguráveis, podendo então aprimorar a proposta inicial.

O desafio do concurso envolveu o projeto de um processador configurável com instruções dedicadas para executar de forma eficiente um algoritmo de multiplicação para números extremamente grandes, de até 4096 bits. Uma multiplicação de números desta magnitude não é usual, haja visto que a grande maioria dos computadores atuais opera com palavras de dados de apenas 64 bits. Em termos práticos, um dos campos da ciência que mais se beneficia de operações desta magnitude é a criptografia de dados.

A avaliação foi realizada por um corpo técnico da CADENCE e envolveu o projeto escrito detalhado bem como o código fonte do processador. Conteúdos técnicos abordados na graduação tais como circuitos digitais, algoritmos e programação, organização e arquitetura de computadores e projeto de processadores foram fundamentais para o entendimento do problema e proposição de soluções de engenharia.

A UFSM, através do Centro de Tecnologia e do Grupo de Microeletrônica, integra uma lista de importantes centros de ensino e desenvolvimento nacionais e internacionais que fazem parte do programa universitário da empresa americana CADENCE.

Tendo vencido a competição, todos os integrantes da equipe tiverão a oportunidade de representar a UFSM e mostrar o trabalho desenvolvido em uma das edições do evento CDNLive Cadence User Conference 2017 com a viagem custeada pela empresa americana.

 

Com informações do professor do Departamento de Eletrônica e Computação Leonardo Londero de Oliveira

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-984

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes