O Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foi palco de um importante debate sobre o futuro da indústria gaúcha. Na tarde desta segunda-feira, 2 de dezembro, o auditório Wilson Aita recebeu a palestra “A Indústria Gaúcha e seus Desafios”, ministrada por Paulo Herrmann, CEO da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) e ex-CEO da John Deere.
Paulo Herrmann é uma referência no setor agroindustrial brasileiro. Além de sua trajetória profissional de sucesso, ele é conhecido por suas iniciativas sociais voltadas à melhoria da saúde em comunidades rurais. O palestrante também atua como mentor e palestrante em diversas instituições do Brasil e do exterior.
Com uma vasta experiência de mais de 40 anos no setor agroindustrial, Herrmann trouxe para a comunidade acadêmica e empresarial sua visão sobre os desafios e oportunidades que a indústria gaúcha enfrenta. O palestrante, reconhecido por sua contribuição à modernização do agronegócio brasileiro, veio à UFSM tratar de outro tema: os desafios da indústria do Rio Grande do Sul. O convite inicial partiu do professor César Gabriel dos Santos, do Departamento de Engenharia Mecânica.
Herrmann apresentou um cenário preocupante, de queda no crescimento da indústria estadual e baixa produtividade, aliadas à evasão de trabalhadores em idade produtiva e fuga de cérebros. Entretanto, ressaltou que nesse cenário há enormes possibilidades de crescimento. Para tanto, é preciso, segundo Paulo, atualizar a própria noção de indústria e torná-la mais atrativa aos jovens talentos. Nesse sentido, palestrante apresentou as linhas gerais do programa que a FIERGS está desenvolvendo, fruto da transformação do Sistema FIERGS a fim de melhorar o cenário produtivo gaúcho. Com foco na indústria do futuro, com a construção de um ecossistema moderno, inclusivo e sustentável que conecta tecnologia pessoas e negócios, a FIERGS busca retomar o protagonismo da indústria gaúcha. Dentre os caminhos apontados estão a atração de jovens talentos por meio da inovação e tecnologia e o reposicionamento no mercado de trabalho dos trabalhadores “50+”, por meio da valorização da experiência.
Além de um público acadêmico de docentes e estudantes que lotaram o auditório, estiveram presentes na palestra o reitor da UFSM, Luciano Schuch, o vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Décimo, a consultora em captação de recursos Rosaura Vargas e vários empresários locais e profissionais da área.
A palestra foi promovida pelo Centro de Tecnologia da UFSM com o apoio dos Hotéis Dom Rafael. A iniciativa reforça o compromisso da universidade em promover o debate sobre temas relevantes para o desenvolvimento da região e do país.
Texto e fotos por Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM
Quer divulgar suas ações, pesquisas, projetos ou eventos no site? Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM!
Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!