Em uma iniciativa inovadora para despertar a curiosidade científica e profissional em jovens estudantes, o Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) abre suas portas para alunos de escolas públicas e privadas do município. Através do projeto “Escolas no CT”, 66 estudantes, principalmente dos 8º e 9º anos do ensino fundamental e do ensino médio, vêm tendo a oportunidade de participar de uma imersão no mundo da tecnologia.
A iniciativa, coordenada pelo diretor do CT, prof. Tiago Marchesan é um projeto conjunto do CT, financiado pelo Conselho do Centro. O objetivo é popularizar os cursos e mostrar aos jovens de Santa Maria tudo que o CT-UFSM tem para oferecê-los.
A visita também ajuda os estudantes na tomada de decisões sobre sua futura escolha profissional e, ao mesmo tempo, os estudantes da Universidade envolvidos no projeto têm a oportunidade de desenvolver uma visão mais humanista, compartilhando sua vivência, estimulando futuros acadêmicos e qualificando sua própria formação como profissionais comprometidos com o bem social.
Ação em 2024
Nesta edição o projeto teve 66 estudantes inscritos, que foram divididos em grupos e em roteiros diferentes, nos quais realizaram atividades e conheceram o conjunto de cursos/profissões ofertadas no CT. Para que todos os estudantes conhecessem as áreas que o CT oferece, o projeto fez um rodízio entre os grupos.
A primeira escola participante em 2024 é a Escola Estadual de Ensino Médio Prof. Naura Teixeira Pinheiro. A escola fará ao todo quatro visitas ao CT, nos dias 21 de outubro, 29 de outubro, 06 de novembro e 14 de novembro Na primeira visita, os grupos de estudantes visitaram os laboratórios e cursos de graduação do centro
Para a docente do Centro de Tecnologia, Débora Bayer, a experiência com o projeto é excepcional. “Muitos não conhecem todas as profissões que temos, as atribuições e as áreas de atuação. É uma forma do CT se aproximar dos adolescentes, dialogar com eles e mostrar que é possível eles estarem aqui, contribuindo para a construção de um futuro melhor para a nossa sociedade.” enfatiza Débora.
O projeto é um exemplo de como a universidade pode contribuir para o desenvolvimento da comunidade, oferecendo oportunidades para que os jovens explorem suas potencialidades e construam um futuro promissor.
Para os próximos anos, com a execução anual e com a logística interna do centro bem ajustada, espera-se receber mais escolas. Além disso, o projeto prevê um cronograma de visitas anuais, ou seja, no próximo ano a mesma escola e/ou novas poderão participar.
Texto por Emilly Vargas Wacht, acadêmica de jornalismo, com supervisão da Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM
Quer divulgar suas ações, pesquisas, projetos ou eventos no site? Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM!