Estudantes da área de Computação do Centro de Tecnologia da UFSM obtiveram ênfase no cenário acadêmico internacional ao terem seus trabalhos técnico-científicos reconhecidos em dois dos maiores eventos da América Latina sobre jogos e entretenimento digital. No período de 30 de setembro a 3 de outubro, discentes de graduação e pós-graduação tiveram três de seus trabalhos publicados no XXIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2024) e dois no XXVI Symposium on Virtual and Augmented Reality (SVR 2024).
Os cinco trabalhos foram desenvolvidos no âmbito do projeto SIS-ASTROS GMF (Sistema Integrado de Simulação ASTROS – Grupo de Mísseis e Foguetes), em parceria com o Exército Brasileiro. Um dos destaques foi a premiação de Segundo Melhor Artigo (Best Paper Award), na categoria Artigo Completo, da trilha Indústria, conquistada pelo trabalho “Developing HLA distributed simulations using Model-Driven DSEEP with OPM”, dos autores João Gabriel da Cunha Schittler, Alexandre Chagas Brites, Henrique de Oliveira Gressler e Raul Ceretta Nunes.
Publicações e premiados
Os trabalhos abordaram diversas inovações tecnológicas na criação de simuladores e na otimização de experiências em realidade virtual e aumentada. Confira a lista dos artigos apresentados:
XXIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital
- “Real-Time Craters Generation On Dynamic Terrains” dos autores Alfredo Cossetin Neto, Flavio Paulus Franzin, Gabriel Di Domenico, Gustavo De Freitas, Natan Berwaldt e Cesar Pozzer (assista a apresentação no YouTube);
- “Developing HLA distributed simulations using Model-Driven DSEEP with OPM” (Best Paper Award), dos autores João Gabriel da Cunha Schittler, Alexandre Chagas Brites, Henrique de Oliveira Gressler e Raul Ceretta Nunes;
- “Enhancing Collaboration Between 3D Artists and Programmers in Game Development with Agile Practices”, dos autores Lucas Machado, Mateus Beck Rutzig e Lisandra Manzoni Fontoura.
XXVI Symposium on Virtual and Augmented Reality
- “Evaluation of Navigation in Immersive Large-Scale VR Environments Using Minimap-assisted Teleportation”, dos autores Gabriel Di Domenico, Felipe Da Cas Becker, Bento Borges Schirmer, Natan Luiz Paetzhold Berwaldt, Gustavo Machado de Freitas, Alfredo Cossetin Neto, Cesar Tadeu Pozzer, Lisandra Manzoni Fontoura e Raul Ceretta Nunes;
- “Interactive 2D vs. 3D Loading Screens in VR: Impact on User Experience and Perceived Wait Time”, dos autores Gustavo Machado De Freitas, Natan Luiz Paetzhold Berwaldt, Gabriel Di Domenico, Alfredo Cossetin Neto e Cesar Tadeu Pozzer.
Reconhecimento e impacto acadêmico
A participação e o reconhecimento alcançado pelos estudantes são motivo de orgulho para o CT-UFSM. O projeto SIS-ASTROS GMF, que envolve a parceria estratégica com o Exército Brasileiro, não apenas contribui para o avanço tecnológico na área de simulação de sistemas complexos, mas também fortalece a formação acadêmica dos estudantes, proporcionando-lhes experiências práticas e de pesquisa com grande impacto no mercado de trabalho.
Texto por Marina dos Santos, acadêmica de jornalismo, com supervisão da Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM.
Quer divulgar suas ações, pesquisas, projetos ou eventos no site? Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM! Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!