Engenharia Para Além do Mercado de Trabalho: Projeto de extensão recebe visita de estudantes da Escola Cícero Barreto

Os estudantes de Ensino Médio participaram de dinâmicas e realizaram visitas aos laboratórios vinculados ao SGLab, LADIPP, LMCC e INRI

Na última sexta-feira (11/10), o projeto de extensão “Engenharia Para Além do Mercado de Trabalho” recepcionou estudantes do ensino médio da Escola Básica Estadual Cícero Barreto (E.B.E. Cícero Barreto) em visita ao CT. Os estudantes foram recebidos por acadêmicos de Engenharia de Produção e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo (PPGAUP), em uma ação informativa e divertida.

No início da visita houve uma conversa expositiva, na qual os acadêmicos do CT apresentaram os cursos do centro. Na sequência, os visitantes participaram de dinâmicas e conheceram os laboratórios vinculados ao Sistema de Gestão de laboratórios (SGLab): o Laboratório de Apoio ao Desenvolvimento e a Inovação de Produtos e Processos (LADIPP), o Laboratório de Materiais de Construção Civil (LMCC) e o Instituto de Redes Inteligentes (INRI).

O projeto existe desde 2023, com ações anuais na escola. Essa foi a primeira ação que trouxe os estudantes até a UFSM e a tendência é que as visitas se repitam nos próximos anos. Participaram da iniciativa estudantes e docentes ligados aos grupos de pesquisa do Núcleo de Estudos Projeto Pessoa e Ambiente (NEPPA) e Grupo de Estudos em Engenharia de Produção (GEEPRO). Também participaram discentes e docentes do PPGAUP e do SGLab.

Para a acadêmica do PPGAUP, Mariana Pasa, foi uma enorme alegria apresentar o Laboratório de Fabricação Digital (FÁBRICA-CT) aos alunos da Escola Cícero Barreto. “Considero que o contato dos alunos do ensino médio com as universidades é fundamental para o estímulo do interesse e motivação desses jovens pelo ensino superior” enfatiza Mariana.

Além disso, Mariana acredita que ações como esta permitem que os estudantes conheçam discentes e docentes universitários, dessa forma eles podem descobrir as diversas possibilidades de cursos e carreiras. As Coordenadoras do projeto, professoras Angela Righi e Morgana Pizzolato, também relatam o quão gratificante foi perceber o entusiasmo dos estudantes com o CT e a Universidade.

Os interessados em participar das próximas ações de extensões do projeto Engenharia Para Além do Mercado de Trabalho podem entrar contato com as Professoras Angela Righi (angela.w.righi@ufsm.br) e Morgana Pizzolato (morganapizzolato@ufsm.br), coordenadoras do projeto.

Com informações e fotos de Angela Righi, docente do Centro de Tecnologia.

Texto por Emilly Vargas Wacht, acadêmica de jornalismo, com supervisão da Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM

Quer divulgar suas ações, pesquisas, projetos ou eventos no site? Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM!

Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!