Professores e estudantes do CT participam da Jornada Argentina de Robótica (JAR) em Buenos Aires

Equipe formada por docentes da UFSM, da UFG e da UCPEL apresentou trabalhos ligados a grupos do CT-UFSM

Entre os dias 4 e 7 de junho, docentes e discentes do Centro de Tecnologia da UFSM participaram da Jornada Argentina de Robótica (JAR) em Buenos Aires, onde apresentaram trabalhos científicos.

Foram apresentados três trabalhos, envolvendo a UFSM e com a colaboração da UFG e da UCPEL:

1) Comparisson of different Neural Networks Architectures for Arm Gesture Recognition;

2) A comparison between deep reinforcement learning methods applied to the control of a mobile robot in a Very Small Size Soccer environment;

3) Computer vision solution applied to a fixed-station robot for target tracking.

Estas pesquisas estão sendo desenvolvidas tanto por alunos de graduação quanto de pós-graduação que participam ativamente do Grupo de Automação e Robótica Aplicada (GARRA) e do grupo de competições de robótica TAURA Bots, ambos do Centro de Tecnologia da UFSM.

Participaram deste evento os professores Daniel Fernando Tello Gamarra e Anselmo Rafael Cukla, do CT-UFSM; o professor Sólon Bevilacqua, da FCT-UFG de Goiás, que colabora em projetos de pesquisa; e a professora Fernanda Mota, da UCPEL. Os alunos de graduação que participaram foram: Gustavo Arthur Dutra e Claudenir Rocha Filho, ambos do curso de engenharia de Computação; do mestrado, participaram Lucas Strapazzon e Ricardo Schirmer.

A participação neste evento internacional proporcionou grandes contribuições tanto para os alunos, que puderam apresentar seus trabalhos, quanto para os professores, que tiveram a oportunidade de compartilhar conhecimentos e conhecer novos pesquisadores da área na América Latina.

Representantes do CT-UFSM na Jornada Argentina de Robótica (divulgação/arquivo pessoal)

Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM, com informações de Anselmo Rafael Cukla.

Quer divulgar suas ações, pesquisas, projetos ou eventos no site? Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM!

Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!