PETCivil e EP Aero organizam série de minicursos no mês de abril

Durante o mês de abril, o PET da Engenharia Civil e a Escola Piloto de Engenharia Aeroespacial organizaram uma série de minicursos para contribuir com a formação profissional dos alunos. A IX Jornada de Minicursos do PETCivil iniciou na semana passada, no dia 03, e continua durante todo o mês de abril, com término previsto para o dia 16 de maio. Já a semana de Minicursos organizada pelo EP Aero começou nesta segunda-feira, dia 10, e termina nesta sexta, dia 14.

A IX Jornada de Minicursos organizada pelo PETCivil tem como objetivo fornecer  conhecimentos complementares à Engenharia Civil aos alunos do curso. Neste ano, estão sendo promovidos 11 minicursos ao longo de 7 semanas. São oferecidos minicursos de: Dimensionamento de pavimentos asfálticos pela nova metodologia nacional (MeDiNa); Introdução a simulação de desempenho em estruturas verdes; Noções básicas para a elaboração de um TCC; Análise de estruturas utilizando o software SAP2000; Revit voltado a projetos elétricos e arquitetônicos; Excel (básico e intermediário); FTOOL, SketchUp e TQS.

A Jornada é organizada com base no calendário acadêmico, para evitar a ocorrência simultânea a possíveis avaliações nas disciplinas e possibilitar a participação de um maior número de alunos. A atividade é organizada anualmente e conta com grande adesão dos estudantes interessados. Cada minicurso oferece uma turma, a partir das 18h, a fim de ampliar os conhecimentos dos alunos proporcionando contato com softwares e metodologias à parte e garantindo maior preparo para o ingresso no mercado de trabalho.

A semana passada foi a primeira da IX Jornada de Minicursos e na segunda-feira (03) e terça-feira (04), foram realizadas duas aulas de SketchUp. A segunda semana de minicursos começou neste dia 10, com um minicurso de Excel Básico às 18h oferecido na segunda e na terça.

Confira abaixo as próximas atividades programadas para a IX Jornada de Minicursos:

• Semana 2:
    • Terça-feira, dia 11/04: Excel Básico às 18h
    • Sexta-feira, dia 14/04: Revit Elétrico (gravado)
  • Semana 3:
    • Segunda-feira, dia 17/04: MeDiNa às 18h
    • Terça-feira, dia 18/04: MeDiNa às 18h
    • Quarta-feira, dia 19/04: MeDiNa às 18h
    • Sexta-feira, dia 21/04: Revit Elétrico (gravado)
  • Semana 4:
    • Segunda-feira, dia 24/04: Introdução a Simulação de desempenho: estruturas verdes às 18h
    • Terça-feira, dia 25/04: Excel Intermediário às 18h
    • Quarta-feira, dia 26/04: Excel Intermediário às 18h e FTOOL às 19h
    • Quinta-feira, dia 27/04: Excel Intermediário às 18h
    • Sexta-feira, dia 21/04: Revit Elétrico (gravado) e Introdução a Simulação de desempenho: estruturas verdes às 18h
  • Semana 5:
    • Segunda-feira, dia 01/05: TQS (online)
    • Terça-feira, dia 02/05: Modelagem iniciante em Revit de projetos de arquitetura às 18h
    • Quinta-feira, dia 04/05: Modelagem iniciante em Revit de projetos de arquitetura às 18h
  • Semana 6:
    • Terça-feira, dia 09/05: Modelagem iniciante em Revit de projetos de arquitetura às 18h
    • Quarta-feira, dia 10/05: Análise de estruturas utilizando o software SAP2000 às 18h
    • Quinta-feira, dia 11/05:  Modelagem iniciante em Revit de projetos de arquitetura às 18h e Análise de estruturas utilizando o software SAP2000 às 18h
    • Sexta-feira, dia 12/05: Análise de estruturas utilizando o software SAP2000 às 18h
  • Semana 7:
    • Terça-feira, dia 16/05:  Noções Básicas para a Elaboração de um TCC (online)

A Semana de Minicursos promovida pelo EP Aero começou nesta segunda-feira (10). Esta é a primeira edição da atividade, que tem como objetivo auxiliar os estudantes da área a aprender a linguagem de programação e a utilização de softwares de simulações. O cronograma foi montado a partir dos principais assuntos e curiosidades da área e a EP Aero disponibilizou mais de um horário para os softwares mais importantes. A atividade não é apenas direcionada para os estudantes da Engenharia Aeroespacial, ela também é aberta e gratuita para todos os interessados em se desenvolver profissionalmente.

Com apenas 24h, o formulário de inscrições atingiu a marca de 250 inscritos. A organização da EP Aero planeja realizar uma Semana de Minicursos por semestre, para atender a alta demanda. Os minicursos oferecidos nesta edição são: ANSYS, Introdução à Aerodinâmica, SolidWorks Básico e Avançado, Fundamentos de Eletrônica, Python básico e avançado, XFLR5, OpenRocket e OpenMotor, LaTeX, MATLAB, Elementos Finitos e Inteligência Artificial. Todas as atividades serão realizadas nas instalações do CT e seus anexos.

Durante o início da semana, foram oferecidos os minicursos de ANYSYS, Introdução à Aerodinâmica, SolidWorks Básico e Avançado, Eletrônica Básica, Python Básico, XFRL5, OpenRocket, LaTex e MATLab. Confira abaixo o que ainda está na programação dos últimos dias da Semana de Minicursos da EP Aero:

• Quinta-feira, dia 13 de abril: MATLAb – 17h30 às 19h30; e Python Básico – 19h30 às 21h30.
  • Sexta-feira, dia 14 de abril: Elementos finitos – 8h30 às 10h30 e 10h30 às 12h30; ANSYS – 13h30 às 15h30; Inteligência artificial – 17h30 às 19h30; e Python avançado – 19h30 às 21h30.

Para mais informações sobre os minicursos oferecidos, acesse as redes sociais do PETCivil e da EP Aero

Texto por: Luísa Monteiro – Bolsista de Jornalismo.

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente! Divulgue eventos, notícias, projetos, dissertações e teses.  Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM!

Siga o CT nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter!