O AMPLA – Um mais um é sempre mais que dois, é um evento idealizado pela ONG Engenheiros sem Fronteiras (EsF), núcleo de Santa Maria, que acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de abril. O evento contará com palestras e dinâmicas que buscam debater o empreendedorismo social, educação e desenvolvimento humano. O principal objetivo do evento é mostrar a importância do engajamento em voluntariado.
A EsF SM criou o AMPLA por meio de alguns pilares: conhecer, reconhecer, abraçar o todo e “mão na massa”. Diante disso, uma das atividades pensadas foi a dinâmica do mutirão, que busca mostrar a vivência do voluntariado para os participantes. Nessa edição, a comunidade Dom Ivo foi escolhida para receber a ação social, porque já possui um vínculo com a ONG por meio de um projeto de captação de água que está sendo implementada na Horta Comunitária Dom Ivo, com participação dos acadêmicos da UFSM. O mutirão acontecerá no domingo (28), último dia do evento, e a presença só é garantida mediante resposta e confirmação no formulário.
Cada participante pode optar por uma das seguintes atividades:
- Renovar Terra – Hortas comunitárias e Biointensivos.
- Pluri Astral – Reparação de espaços externos.
- Cooperação – Cooperativismo sustentável em comunidades.
- Reviver Lar – Revitalização do centro comunitário.
- Plantas Curam – Conceitos de poder de cura das plantas.
- Espaço União – Revitalização do quiosque comunitário.
- Renascer Infância – Revitalização da pracinha e confecção de brinquedos.
- Estação Purifique – Alternativas para usufruir produtos de forma sustentável e criativa.
Buscando garantir principio de diversidade e acessibilidade, caso seja solicitada, a organização oferecerá tradução simultânea de libras. Além disso, será realizado no auditório do Colégio Marista, justamente para ter acessibilidade para cadeirantes, já que o auditório possui rampas e elevador, permitindo o acesso a todas as rodas de conversas e palestras.
Sobre o Engenheiros sem Fronteiras
O Engenheiros Sem Fronteiras é uma ONG internacional que elabora projetos e atividades baseados na engenharia, educação e no desenvolvimento sustentável de uma forma multidisciplinar, visando o progresso socio-econômico nas cidades em que se inserem. A ideia da fundação do Núcleo Santa Maria surgiu como um projeto de extensão a partir de um grupo de estudantes do CT, visando a melhoria da qualidade de vida das comunidades, buscando atuar nas linhas de projetos em construção civil, saneamento básico, agricultura urbana, energias sustentáveis, empoderamento econômico e educação.
Os ingressos podem ser adquiridos pela plataforma Polvo Tickets ou presencialmente em diversos pontos da UFSM, basta mandar uma mensagem para a página do evento.
Texto por Jéssica Medeiros, acadêmica de Jornalismo – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.
Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente!
Entre em contato pelo e-mail: noticiasct@ufsm.br.
Siga o CT nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.