Egresso do PPGEC tem dissertação premiada durante evento da ANPET

Dois homens estão de pé, lada a lado, em frente a um cartaz do 32º Congresso Nacional da ANPET
Cléber e o professor Luciano durante o congresso da ANPET

O egresso do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) da UFSM, Cléber Faccin, teve sua dissertação de mestrado premiada durante o 32º Congresso Nacional da Associação de Ensino e Pesquisa em Transportes (ANPET). O evento foi realizado na cidade de Gramado (RS), entre os dias 4 e 7 de novembro.

A dissertação de Cléber, intitulada “Concretos Asfálticos em utilização no Rio Grande do Sul: Comportamento mecânico e desempenho em campo quanto à deformação permanente”, venceu o “Prêmio João Menescal Fabrício de melhor dissertação de mestrado do biênio 2016-2018”, organizado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) durante o 32º Congresso Nacional da ANPET.

A dissertação, defendida em julho de 2018 no PPGEC, está vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Pavimentação e Segurança Viária (GEPPASV) e foi orientada pelo professor do Departamento de Transportes, Luciano Specht. O trabalho avaliou o comportamento mecânico de diferentes misturas asfálticas densas em utilização no RS, bem como o desempenho quanto à deformação permanente, como explica Cléber.

Cléber conta que seu interesse pelo tema veio pela “necessidade do conhecimento das propriedades mecânicas e do desempenho das misturas asfálticas efetivamente utilizadas no estado do RS, em virtude da implementação pelo DNIT de um novo método de dimensionamento de pavimentos, chamado Medina. Cabe salientar que o GEPPASV faz parte da Rede Temática de Asfaltos, colaborando na elaboração deste novo método, que será um avanço muito importante para área no país”.

Para Cléber, o diferencial da sua pesquisa é a interação da pesquisa acadêmica com a prática da pavimentação no estado, com resultados que poderão ser utilizados em futuros projetos de infraestrutura viária. Segundo ele, a logística utilizada para a coleta de dados e materiais em diferentes regiões do estado foi o maior desafio enfrentado durante o desenvolvimento da sua dissertação.

A experiência de ser reconhecido por seu trabalho foi uma “alegria imensa” para Cléber. “Fiquei muito honrado em poder representar a UFSM. Esse prêmio é uma conquista do GEPPASV e representa o fruto do trabalho que vem sendo realizado pela Universidade, pelo CT, professores, alunos e colaboradores, com apoio valoroso das instituições parceiras que fomentam a pesquisa no país”.

Sob a orientação do professor Luciano, a pesquisa desenvolvida terá continuidade dentro do GEPPASV e já rendeu duas outras dissertações de mestrado, uma concluída e outra em andamento. O monitoramento das rodovias estudadas também será mantido. O trabalho completo poderá ser conferido em breve no site do PPGEC.

Texto por Lucas Gutierres, acadêmico de Jornalismo – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem legal? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente!

Entre em contato pelo e-mail: noticiasct@ufsm.br.

Siga o CT nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.