A Câmara de Vereadores de Santa Maria, em sessão solene na quinta-feira (8), realizou a entrega do Prêmio Consciência Ecológica, destinado a empresas públicas ou privadas, entidades governamentais e de ensino e Organizações Não-Governamentais (ONG), sediadas no município de Santa Maria, que apresentam ações efetivas na defesa, promoção, preservação e recuperação do meio ambiente, incluindo ações de educação ambiental. Nesta edição, o prêmio foi concedido ao projeto de extensão da UFSM “Olha o Passarinho”, representado pela professora Marilise Mendonça Krügel.
Na ocasião, os professores Marilise Krügel, do Centro de Tecnologia, e Everton Behr, do Centro de Ciências Rurais, explicaram a ideia inicial do projeto, que consistiu em trazer a natureza para perto das pessoas. “A concepção foi levar conceito de biodiversidade para as crianças”, afirmou Behr, agradecendo o reconhecimento ao projeto. Marilise destacou as atividades desenvolvidas nos cinco anos do projeto que trabalha a educação ambiental para divulgar o conhecimento e promover a conservação das aves.
O vereador João Kaus, em nome dos 21 vereadores, destacou que o projeto proporciona aos alunos do ensino fundamental a oportunidade de conhecer espécies de árvores. A ação de extensão do projeto se divide em palestras nas escolas e observações nas imediações das instituições de ensino.
Na mesma ocasião, foi entregue a Comenda “Chico Mendes”, destinada às pessoas ou às entidades não governamentais santa-marienses cuja atuação se destaque em ação a favor da natureza, do meio ambiente e dos interesses ecológicos. Neste ano, a agraciada foi a Associação Santa-mariense de Esportes Náuticas.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores | Foto: Kauane Müller/Divulgação | Fonte: Site UFSM