Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
Ir para o conteúdo
GovBR Navegar para direita
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Bombaja conquista três troféus em competição nacional de veículos Off-Road

A temporada 2025 da equipe começou com resultados significativos e preparação para o restante do ano



Passou pelo hall do prédio 07 do Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria e se deparou com algo inusitado? Afinal, encontrar um carro sujo de barro dentro de um edifício da Universidade pode parecer estranho, mas, para os estudantes familiarizados com os projetos que representam o CT-UFSM na SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), a presença do veículo no campus simboliza mais um capítulo de conquistas para a equipe. A Bombaja voltou da 30ª Competição Baja SAE Brasil, realizada de 26 a 30 de março, em São José dos Campos, São Paulo, com três troféus e diversos destaques positivos dessa etapa nacional.

O projeto desenvolve protótipos Off-Road – veículos projetados para terrenos sem pavimentação, calçadas ou fácil acesso – e conquistou o 5º lugar geral no Baja Sul 2024,  etapa classificatória para a fase nacional.  O BJ20 4×4, protótipo totalmente inédito, estreou na competição e passou por aprimoramentos e testes para alcançar o melhor desempenho possível na Baja Nacional 2025. Sua principal inovação em relação aos modelos anteriores é a traseira removível, projetada para facilitar a manutenção e a montagem do veículo, além do sistema de transmissão por corrente e da caixa de duas marchas.

Os três troféus conquistados pela equipe na competição foram: 1º lugar em Elétrica e Eletrônica, 2º lugar em Apresentação Projeto Dinâmico (APD) e  3º lugar na prova de Super Prime. Esses resultados representam feitos históricos para o time, com exceção do troféu de Super Prime, já vencido anteriormente pelo protótipo BJ20 4×2, que alcançou o 1º lugar no nacional de 2024.

Além disso, o desempenho nas provas de projeto também foi expressivo. Dentre as 58 equipes participantes, a Bombaja conquistou o 3º lugar em Powertrain,  5º lugar em Cálculo Estrutural, 11º em Suspensão e Direção, 5º em Freios, 15º em Design, 21º em Gestão e 9º em Negócios. Já nas provas dinâmicas, a equipe garantiu o 6º lugar em Frenagem e o 4º em Manobrabilidade, fechando a classificação em 2º lugar e assegurando uma excelente posição de largada no Enduro, onde finalizou em 9º lugar, completando 49 voltas.

Participar da etapa nacional foi uma experiência marcante para os integrantes da Bombaja, especialmente para aqueles que acompanharam de perto a evolução do projeto. Bernardo Guimarães, estudante do CTISM e membro do sistema de freios da equipe, destacou o orgulho pelas colocações conquistadas: “Foi incrível! Destaco nossas colocações, como o 6º lugar na prova de frenagem e o 5º lugar na prova de projetos de freios. Mas também as conquistas de outros subsistemas, como o de elétrica e eletrônica, no qual pude ver a evolução do projeto até o primeiro lugar nacional. Colocações tanto em projeto quanto em provas dinâmicas demonstram o profissionalismo da equipe e a maturidade do nosso projeto.”

Adriano Oliveira, estudante de Engenharia de Controle e Automação, complementa Bernardo e enfatiza: “Três anos atrás, eu ia para minha primeira competição nacional mal sabendo o circuito de proteção e de luz de freio. Hoje, junto à minha equipe, consigo ser campeão nacional em Apresentação de Projeto de Elétrica. Agradeço a todos os membros antigos que, de certa forma, nos passaram o conhecimento suficiente para seguir com o projeto. Agradeço também a todas as pessoas que me apoiaram e sabem o quanto esse título significa para nós — e muito para mim! A Bombaja sempre foi e sempre será referência em elétrica e eletrônica, e hoje podemos afirmar que a melhor elétrica do Brasil está dentro da UFSM e pertence à gigante Bombaja-UFSM!”

O próximo desafio da Bombaja será a 22ª Competição Baja SAE Brasil – Etapa Sul, que acontecerá no final do ano. Para essa fase, o protótipo será o BJ22, que manterá a tração 4×4, mas contará com um novo chassi e alterações em todos os sistemas. Atualmente, a equipe está na fase de projeto, focada em aprimorar o desempenho do novo veículo, que será uma evolução adaptada a partir de um chassi 4×2.

Para acompanhar de perto o desenvolvimento do BJ22 e as conquistas da Bombaja em futuras competições, siga @bombaja.ufsm nas redes sociais e fique por dentro das novidades! 

Texto por Marina dos Santos, acadêmica de jornalismo, com supervisão da Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM.

Fotos por Divulgação/Bombaja UFSM Off-Road

Quer divulgar suas ações, pesquisas, projetos ou eventos no site? Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM! Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-6439

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.