Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Internacionalização na prática: estudantes do CT cursam disciplina com estudantes do Chile

Metodologia COIL permitiu integração entre acadêmicos dos dois países ao longo de todo o semestre



Em uma iniciativa pioneira, acadêmicos da área de computação do Centro de Tecnologia (CT-UFSM) viveram uma experiência prática de internacionalização ao longo de todo o segundo semestre de 2024. A atividade, voltada aos estudantes dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação matriculados na disciplina de “Projeto de Software II”, foi realizada em colaboração com estudantes e docentes do Instituto Nacional de Capacitación Profesional (INACAP), campus La Serena, no Chile, utilizando a metodologia Collaborative Online International Learning (COIL).

O que é o COIL?

O COIL é uma metodologia de ensino e aprendizagem que conecta estudantes e docentes de diferentes instituições ao redor do mundo, unindo disciplinas curriculares de diferentes instituições, mas com objetivos em comum. Os professores elaboram um plano de ensino conjunto, de forma colaborativa e intercultural, com atividades realizadas online, tanto em momentos síncronos quanto assíncronos. Na prática, as duas turmas viram uma só. O objetivo é enriquecer o processo educacional, promovendo o trabalho em equipes heterogêneas e oferecendo experiências que simulam ambientes reais de trabalho em um contexto globalizado.

Na UFSM, a iniciativa foi coordenada pela docente Andrea Schwertner Charão, com o apoio do professor Celio Trois (ambos do Departamento de Linguagens e Sistema de Computação) e do docente visitante na UFSM, professor Mario Reinaldo Vásquez Astudillo, vinculado ao Centro de Educação. A professora Andrea Charão relata que a proposta da realização do COIL na área de computação partiu do professor Mario Astudillo, que conheceu por meio dos encontros do programa Experimentar+, coordenado pelo Setor de Apoio Pedagógico do CT. Mario, que atualmente é professor visitante estrangeiro, é professor de espanhol e literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Chile e intermediou os contatos com docentes e setores administrativos da INACAP.

A disciplina conjunta

A experiência de COIL no CT conectou os estudantes da disciplina “Projeto de Software II” da UFSM – ministrada pela professora Andrea – e “Proyecto de Integración” do INACAP, ministrada pelo professor chileno Jorge Luis Alejandro Cortés Gallardo. Ambas são disciplinas de final de curso que buscam fortalecer competências em desenvolvimento de projetos de software. Habitualmente, as atividades nestas disciplinas ocorrem na forma de diferentes projetos desenvolvidos por equipes, que são responsáveis por todo o processo da criação de um software, desde a definição de suas funcionalidades até sua implementação e disponibilização para testes. Neste semestre de atividades conjuntas, 10 equipes binacionais foram formadas, com até cinco integrantes cada, sendo dois ou três estudantes de cada país. Cada equipe contou com a orientação de dois docentes da área de Computação, um do Brasil e outro do Chile. As equipes identificaram problemas, propuseram soluções em forma de software e desenvolveram os projetos utilizando tecnologias adequadas aos objetivos. As tarefas foram divididas pelos próprios estudantes, que entregaram atividades semanalmente, simulando a dinâmica de trabalho de equipes reais na área.

Um dos projetos desenvolvidos na disciplina conjunta foi uma proposta de rede social para estudos, na qual os usuários podem compartilhar seus resumos, exercícios e/ou atividades de estudos. Maria Clara Bohn Silva, uma das integrantes do grupo, considerou a experiência edificante: “além da missão de aprender novas tecnologias, também tínhamos que saber trabalhar em grupo com pessoas que ainda não conhecíamos. Assim, enquanto estávamos estudando para desenvolver a aplicação, tínhamos que conciliar as ideias e afazeres com todo o grupo. Conversando em aula com os professores Célio e Andrea, comentamos como essa experiência se aproxima do que veremos no mercado de trabalho. Afinal, como foram formados grupos com no mínimo dois brasileiros e dois chilenos, então, por mais que você conhecesse o parceiro do seu país, ainda sim teria que desenvolver o projeto com pessoas fora do habitual, o que é muito comum quando nos deparamos com situações fora do ambiente acadêmico”, afirma Maria Clara.

As interações entre os participantes ocorreram em português, espanhol e inglês, utilizando múltiplas formas e meios de comunicação. Maria Clara aponta a comunicação como um fator de dificuldade: “Nosso grupo decidiu comunicar-se em espanhol. Como a ideia do projeto partiu de mim e de meu colega brasileiro, nós tivemos que detalhar todos os pormenores do projeto. E mesmo que os nossos companheiros chilenos estivessem 100% de acordo (aparentemente entendido a ideia fielmente a explicação) e acrescentado suas opiniões ao trabalho, ainda assim, tivemos desencontros na hora de execução. Porém, isso foi uma ótima maneira do grupo inteiro exercitar nossas habilidades de comunicação e criatividade para superar essas adversidades. Portanto, mesmo que tenha sido a maior dificuldade que o grupo enfrentou, foi com certeza a melhor forma de aprender a dialogar, utilizando diversas ferramentas, com cada um do grupo”.

Os projetos desenvolvidos ao longo da disciplina foram submetidos a duas fases de testes, com colegas de outras equipes atuando como usuários para validação das funcionalidades implementadas. Ao final do semestre, foi criada uma galeria de projetos colaborativa, disponibilizando detalhes sobre cada trabalho desenvolvido e reconhecendo todas as pessoas envolvidas na iniciativa. A galeria pode ser acessada pelo link: https://coil-ufsm-inacap.github.io/2024/portfolio/

Internacionalização na prática

De acordo com o Escritório de Assuntos Internacionais do CT, esta foi a primeira experiência de COIL realizada no CT e a primeira na Universidade a se desenvolver ao longo de todo um semestre. Docentes que desejam realizar um projeto de COIL podem buscar o apoio do órgão ou seguir os passos descritos pela professora Andrea Charão: “Como o COIL é uma colaboração inserida em disciplinas, o passo inicial é a identificação de disciplinas/parceiros com aspectos em comum. A partir disso, todo o caminho é percorrido colaborativamente e de acordo com a disponibilidade dos envolvidos. No nosso caso, fizemos um planejamento inicial buscando conciliar alguns pontos, depois ajustamos o plano conforme o andamento observado. A maioria das interações acaba sendo assíncrona, com alguns encontros online síncronos, especialmente no início, meio e fim do semestre. O trabalho é um pouco maior do que em uma disciplina sem colaboração, mas acredito que as oportunidades e resultados são potencializados”, relata a professora.

Andrea ressalta que a metodologia COIL também estimula outras habilidades valiosas para os estudantes e futuros profissionais da área: “A experiência acaba contribuindo também para o desenvolvimento de estratégias de trabalho e gestão do tempo. Nem todas as equipes conseguiram colaborar tão efetivamente, mas todas entregaram seus projetos no final. Acredito que esta é uma das principais contribuições do COIL: realizações conjuntas com desafios também vivenciados conjuntamente, às vezes de formas muito distintas”.

A experiência COIL proporcionou aos estudantes um ambiente de aprendizagem inovador e desafiador, ampliando a perspectiva sobre trabalho em equipe em um cenário internacional. Além de contribuir para a formação acadêmica e profissional, a iniciativa fortaleceu laços entre a UFSM e instituições estrangeiras, reafirmando o compromisso da universidade com a internacionalização e a inovação no ensino superior.


Texto por Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM.

Quer divulgar suas ações, pesquisas, projetos ou eventos no site? Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM!

Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-6106

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes