A cada final de semestre, não são apenas os professores que avaliam seus alunos nas disciplinas: os estudantes também têm a oportunidade de avaliar os docentes da universidade, de forma anônima e institucional. Trata-se da Avaliação Ensino-Aprendizagem, principal instrumento de feedback discente. Neste ano, o curso de Engenharia Mecânica do CT se destacou e foi reconhecido pela Direção da Unidade e pela Comissão Setorial de Avaliação em virtude do excelente índice de participação dos estudantes.
Na pesquisa de Avaliação Ensino Aprendizagem referente ao primeiro semestre de 2024, enquanto a média de participação do CT foi de 48,70%, o curso de Engenharia Mecânica atingiu a marca de 67,20%. A Direção do CT e a CSA-CT reconhecem o esforço do professor Cesar Gabriel dos Santos, coordenador do curso, em divulgar a avaliação junto aos alunos do curso.
A coleta de avaliações ocorreu no início do segundo semestre de 2024, referente às disciplinas do primeiro semestre deste ano, por meio do Portal Estudantil da UFSM e do aplicativo UFSM Digital. A Direção do Centro de Tecnologia também entregou certificados para os docentes mais bem avaliados (confira a matéria clicando aqui).

Avaliação Ensino-Aprendizagem
A pesquisa de Avaliação do Processo de Ensino-Aprendizagem é disponibilizada semestralmente aos alunos de todos os níveis de ensino ao final do período letivo correspondente. Esse processo avaliativo teve início em 2016, com o nome Avaliação do Docente pelo Discente, uma vez que, àquela época, os docentes eram os sujeitos da avaliação. Esse modelo seguiu até o segundo semestre de 2019, sendo substituído em 2020 e 2021 pela avaliação do REDE, formulada com o objetivo de apurar a percepção dos docentes e discentes sobre o processo de ensino e aprendizagem durante o período da pandemia.
Instituído no primeiro semestre de 2022, o instrumento adotado atualmente foi construído por um grupo de trabalho formado por pesquisadores, analistas da Instituição e membros da CPA, tomando por base estudos estatísticos de pesquisadores do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH). O modelo atual avalia apenas três itens: a atuação docente, as estratégias de ensino e o conteúdo das disciplinas. Além disso, os respondentes também contam com um espaço para comentários.
A pesquisa referente ao segundo semestre de 2024 já está disponível no Portal Estudantil. Participe!
Com informações da Comissão Setorial de Avaliação do CT-UFSM e edição da Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM
Quer divulgar suas ações, pesquisas, projetos ou eventos no site? Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM!
Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!