A equipe Bombaja, do Centro de Tecnologia da UFSM, alcançou um feito histórico na 21ª Competição Baja SAE Brasil – Etapa Sul. Com um protótipo 4×4 totalmente inédito, a equipe conquistou o 5º lugar geral na competição, um marco para a equipe e para o desenvolvimento da engenharia automotiva na universidade.
A etapa sul da 21ª edição da Competição Baja SAE Brasil ocorreu entre 15 e 17 de novembro na UCS, em Caxias do Sul. Participaram 16 equipes de universidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A competição, organizada pela Society of Automotive Engineers SAE Brasil, estimula as equipes acadêmicas a desenvolverem protótipos off-road no modelo Baja, que são avaliados em diversos aspectos técnicos.
A participação da Bombaja na Etapa Sul foi marcada por diversas conquistas. A equipe se destacou na apresentação de projetos, alcançando o 2º lugar, e conquistou o 1º lugar na prova de suspensão, um feito inédito que demonstra a excelência do projeto. Os resultados completos podem ser acessados na página: https://resultados.bajasaebrasil.net/
A adaptação do protótipo, que já havia sido previamente validado na Etapa Nacional de 2024, mantendo os altos padrões de desempenho e inovação, foi um grande desafio para a competição – superado com sucesso. Os resultados obtidos pela equipe são fruto de meses de trabalho intenso e dedicação de todos os membros.
A Bombaja é um projeto de ensino do CT que existe há mais de 20 anos e representa a UFSM em competições regionais e nacionais com seus protótipos off-road. Nos últimos anos, a Equipe Bombaja foi duas vezes campeã geral em competição regional. Em 2023, a equipe conquistou o 3° lugar geral na competição regional, além de 1° lugar em Aceleração, Velocidade e Frenagem, e 2° lugar em Manobrabilidade. Em 2024, o protótipo se manteve como o mais rápido do Brasil, alcançando 1° lugar em Aceleração, Velocidade Máxima e Super Prime, o que consagrou a equipe como campeã na pontuação das Provas Dinâmicas na competição nacional. O projeto Bombaja tem orientação do docente Thompson Diórdinis Lanzanova, coorientação do docente Vinícius Roso e do servidor técnico-administrativo Luís Adolfo Berni, do Laboratório de Tecnologia Mecânica e Aeroespacial (NUMAE).
Acompanhe a Bombaja no Instagram @bombaja.ufsm!
Texto por Subdivisão de Comunicação do CT-UFSM com informações e foto da Equipe Bombaja.
Quer divulgar suas ações, pesquisas, projetos ou eventos no site? Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM! Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!