Ao longo da próxima semana, em paralelo à programação da 39ª JAI, o Curso de Arquitetura e Urbanismo (CAU) da UFSM terá uma programação especial para seus estudantes. Trata-se da 16ª Oficina Transdisciplinar do CAU, um evento curricular que, de dois em dois anos, promove a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade entre todos os semestres do curso por meio de atividades presenciais que desafiam os estudantes à reflexão e à ação, em um tempo e tema determinados.
Em 2024, a Oficina Transdisciplinar do CAU chega a sua 16ª edição. Neste ano, o tema escolhido para a oficina foi Historicidade. Em uma perspectiva temporal e espacial, a temática “desembarca” no território do Distrito Criativo Centro-Gare, com a proposta de desenvolvimento de uma estrutura portátil, que sirva de lugar para a promoção da economia criativa e da memória cultural da cidade de Santa Maria – objetivo fim do Distrito Criativo. A estrutura, além de comportar atividades culturais e de inovação, exposições, feiras e shows, deverá revelar a identidade do Distrito Criativo Centro-Gare, destacando-o em escala e personalidade, em três estações previamente definidas, a saber: Gare, Vila Belga e Praça Saldanha Marinho.
Entre os dias 25 e 29 de novembro, das 8h às 18h, no prédio do CAU (9F), haverá palestras sobre os assuntos de expressão gráfica, estruturas leves e design gráfico, que auxiliarão os estudantes na consecução das atividades propostas pela oficina. Dentre os oficineiros, os arquitetos e urbanistas Angélica Berleze e Carlos André Fraga; a professora da FURG, Ana Júlia Socal; a engenheira civil Débora Bretas e o TAE e desenhista industrial Marcus Molina. Nos horários de intervalo, ocorrerão os “Momentos Historicidade”, com diversas atrações artísticas e culturais no átrio do prédio 9F.
Além das atividades da Oficina, quem passar pelo prédio do CAU poderá visitar duas exposições especiais: “Registros de Vivências” e “A Atemporalidade da Obra Artística e Arquitetônica de José Luiz Rossato Dalcin (in memorian)”. A exposição “Registros de Vivências” apresenta croquis das viagens e urban sketches produzidos nas viagens de estudos realizadas entre 2010 e 2023 no âmbito do projeto de mesmo nome – tanto o projeto como a exposição homenageiam em seus títulos o livro homônimo do renomado arquiteto e urbanista Lucio Costa. Já a exposição “A Atemporalidade da Obra Artística e Arquitetônica de José Luiz Rossato Dalcin (in memorian)” homenageia o talentoso trabalho de Zeca Dalcin, artista plástico, arquiteto e designer de interiores santa-mariense, egresso do CAU, que viveu entre 1984 e 2023. A abertura de ambas as exposição ocorrerá na segunda-feira, às 16h.
EDIT: Confira no Instagram do CT e do CAU a vídeocobertura da oficina clicando aqui!
A Oficina Transdisciplinar é uma promoção do Curso de Arquitetura e Urbanismo do campus sede da UFSM. Confira o cronograma completo nas imagens abaixo. Acompanhe detalhes do evento pelo Instagram do CAU @cau_sm_ufsm
Texto por Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM, com informações e imagens do Departamento de Arquitetura e Urbanismo; vídeo do Instagram produzido por Débora Loro.
Quer divulgar suas ações, pesquisas, projetos ou eventos no site? Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM!