Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Oficina Transdisciplinar de Arquitetura e Urbanismo desenvolverá estruturas para a promoção da economia criativa

16ª edição da Oficina será na próxima semana e instigará estudantes à reflexão e à ação sobre o tema da historicidade.



Ao longo da próxima semana, em paralelo à programação da 39ª JAI, o Curso de Arquitetura e Urbanismo (CAU) da UFSM terá uma programação especial para seus estudantes. Trata-se da 16ª Oficina Transdisciplinar do CAU, um evento curricular que, de dois em dois anos, promove a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade entre todos os semestres do curso por meio de atividades presenciais que desafiam os estudantes à reflexão e à ação, em um tempo e tema determinados.

Em 2024, a Oficina Transdisciplinar do CAU chega a sua 16ª edição. Neste ano, o tema escolhido para a oficina foi Historicidade. Em uma perspectiva temporal e espacial, a temática “desembarca” no território do Distrito Criativo Centro-Gare, com a proposta de desenvolvimento de uma estrutura portátil, que sirva de lugar para a promoção da economia criativa e da memória cultural da cidade de Santa Maria – objetivo fim do Distrito Criativo. A estrutura, além de comportar atividades culturais e de inovação, exposições, feiras e shows, deverá revelar a identidade do Distrito Criativo Centro-Gare, destacando-o em escala e personalidade, em três estações previamente definidas, a saber: Gare, Vila Belga e Praça Saldanha Marinho.

Entre os dias 25 e 29 de novembro, das 8h às 18h, no prédio do CAU (9F), haverá palestras sobre os assuntos de expressão gráfica, estruturas leves e design gráfico, que auxiliarão os estudantes na consecução das atividades propostas pela oficina. Dentre os oficineiros, os arquitetos e urbanistas Angélica Berleze e Carlos André Fraga; a professora da FURG, Ana Júlia Socal; a engenheira civil Débora Bretas e o TAE e desenhista industrial Marcus Molina. Nos horários de intervalo, ocorrerão os “Momentos Historicidade”, com diversas atrações artísticas e culturais no átrio do prédio 9F.

Átrio do prédio 9F se transforma em sala de aula durante as oficinas

Átrio do prédio 9F se transforma em sala de aula durante as oficinas

Átrio do prédio 9F se transforma em sala de aula durante as oficinas

Além das atividades da Oficina, quem passar pelo prédio do CAU poderá visitar duas exposições especiais: “Registros de Vivências” e “A Atemporalidade da Obra Artística e Arquitetônica de José Luiz Rossato Dalcin (in memorian)”. A exposição “Registros de Vivências” apresenta croquis das viagens e urban sketches produzidos nas viagens de estudos realizadas entre 2010 e 2023 no âmbito do projeto de mesmo nome – tanto o projeto como a exposição homenageiam em seus títulos o livro homônimo do renomado arquiteto e urbanista Lucio Costa. Já a exposição “A Atemporalidade da Obra Artística e Arquitetônica de José Luiz Rossato Dalcin (in memorian)” homenageia o talentoso trabalho de Zeca Dalcin, artista plástico, arquiteto e designer de interiores santa-mariense, egresso do CAU, que viveu entre 1984 e 2023. A abertura de ambas as exposição ocorrerá na segunda-feira, às 16h.

EDIT: Confira no Instagram do CT e do CAU a vídeocobertura da oficina clicando aqui!

A Oficina Transdisciplinar é uma promoção do Curso de Arquitetura e Urbanismo do campus sede da UFSM. Confira o cronograma completo nas imagens abaixo. Acompanhe detalhes do evento pelo Instagram do CAU @cau_sm_ufsm


Texto por Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM, com informações e imagens do Departamento de Arquitetura e Urbanismo; vídeo do Instagram produzido por Débora Loro.

Quer divulgar suas ações, pesquisas, projetos ou eventos no site? Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM!

Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-5898

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes