Motoristas de veículos elétricos em breve poderão contar com mais um posto de recarga, em frente ao prédio 7 do Centro de Tecnologia. A estação foi desenvolvida e instalada com apoio do CT-UFSM, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Geração Distribuída de Energia Elétrica (INCT), do Instituto de Redes Inteligentes (INRI), sob a coordenação do docente Cassiano Rech. A Intral, empresa brasileira de soluções para diversas tecnologias de iluminação com sede em Caxias do Sul, foi a parceira privada do projeto que visa oferecer uma solução de recarga prática, acessível e sustentável para o mercado.
A estação de recarga é de corrente alternada (AC), o que alia portabilidade e baixo custo, ideal para aplicação em ambientes residenciais e comerciais. O posto possui a potência máxima de 22 kW, tensão de entrada de 220V, cabo conector Tipo 2, proteção IP65 e compatibilidade com o protocolo de comunicação OCPP 1.6, suportando correntes de até 32A. Embora tenha uma potência menor em comparação com as estações de corrente contínua (CC), o produto se destaca como uma opção econômica e prática para quem busca uma alternativa acessível para mobilidade elétrica. Atualmente, o posto de recarga está em fase de testes finais para garantir a melhor operação aos usuários. Mais informações sobre o funcionamento da estação serão divulgadas em breve no site e nas redes sociais do Centro de Tecnologia.
Participaram do desenvolvimento da estação o Grupo de Eletrônica de Potência e Controle (GEPOC) e o Centro de Excelência em Energia e Sistemas de Potência (CEESP). Além da Intral, a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMPRAPII) também contribuiu com o financiamento de mais uma alternativa de abastecimento aos motoristas de carros e motocicletas elétricas.
A Intral destaca que, além de fortalecer seu papel em projetos de mobilidade elétrica, a parceria com a UFSM permitiu uma visão colaborativa, fomentando a oportunidade de bolsas para acadêmicos, incentivando a interação entre pesquisa acadêmica e o setor produtivo. Isso proporciona aos estudantes e pesquisadores a chance de desenvolverem soluções inovadoras para desafios reais do mercado. Com essa colaboração, o CT e seus parceiros reafirmam seu compromisso com tecnologias sustentáveis e com a formação de profissionais qualificados, em linha com as necessidades de um mercado que valoriza cada vez mais a sustentabilidade e a inovação e com a produção de ciência voltada às necessidades e demandas da comunidade.
Entre os dias 7 e 10 de novembro, a UFSM esteve ao lado da Intral na Eletric Move Brasil 2024, feira de mobilidade elétrica e energias renováveis que ocorreu em Caxias do Sul. Na ocasião, a empresa apresentou a estação de recarga veicular desenvolvida em parceria com a Universidade. A UFSM teve um estande próprio na feira, com representantes do Centro de Tecnologia, do INRI, do Inovatec Parque Tecnológico e das pró-reitorias de Inovação e Empreendedorismo (Proinova) e de Extensão (PRE).
A frota de veículos elétricos cresce cada vez mais em Santa Maria e o Centro de Tecnologia da UFSM é uma referência importante na área. Essa é a primeira de uma série de matérias sobre o tema que publicaremos aqui no site do CT. Clique na tag Mobilidade Elétrica e confira mais sobre o tema!
Texto por Marina dos Santos, acadêmica de jornalismo, com supervisão da Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM.
Quer divulgar suas ações, pesquisas, projetos ou eventos no site? Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM! Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!