Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Estudantes do CT-UFSM se destacam em eventos internacionais de jogos digitais e realidade virtual

Trabalhos dos discentes são publicados e premiados nos maiores eventos da América Latina sobre jogos e entretenimento digital



Estudantes da área de Computação do Centro de Tecnologia da UFSM obtiveram ênfase no cenário acadêmico internacional ao terem seus trabalhos técnico-científicos reconhecidos em dois dos maiores eventos da América Latina sobre jogos e entretenimento digital. No período de 30 de setembro a 3 de outubro, discentes de graduação e pós-graduação tiveram três de seus trabalhos publicados no XXIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2024) e dois no XXVI Symposium on Virtual and Augmented Reality (SVR 2024).

Os cinco trabalhos foram desenvolvidos no âmbito do projeto SIS-ASTROS GMF (Sistema Integrado de Simulação ASTROS – Grupo de Mísseis e Foguetes), em parceria com o Exército Brasileiro. Um dos destaques foi a premiação de Segundo Melhor Artigo (Best Paper Award), na categoria Artigo Completo, da trilha Indústria, conquistada pelo trabalho “Developing HLA distributed simulations using Model-Driven DSEEP with OPM”, dos autores João Gabriel da Cunha Schittler, Alexandre Chagas Brites, Henrique de Oliveira Gressler e Raul Ceretta Nunes.

Publicações e premiados

Os trabalhos abordaram diversas inovações tecnológicas na criação de simuladores e na otimização de experiências em realidade virtual e aumentada. Confira a lista dos artigos apresentados:

XXIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital

  • “Real-Time Craters Generation On Dynamic Terrains” dos autores  Alfredo Cossetin Neto, Flavio Paulus Franzin, Gabriel Di Domenico, Gustavo De Freitas, Natan Berwaldt e Cesar Pozzer (assista a apresentação no YouTube);
  • “Developing HLA distributed simulations using Model-Driven DSEEP with OPM” (Best Paper Award), dos autores João Gabriel da Cunha Schittler, Alexandre Chagas Brites, Henrique de Oliveira Gressler e Raul Ceretta Nunes;
  • “Enhancing Collaboration Between 3D Artists and Programmers in Game Development with Agile Practices”, dos autores Lucas Machado, Mateus Beck Rutzig e Lisandra Manzoni Fontoura.
 

XXVI Symposium on Virtual and Augmented Reality

Reconhecimento e impacto acadêmico

A participação e o reconhecimento alcançado pelos estudantes são motivo de orgulho para o CT-UFSM. O projeto SIS-ASTROS GMF, que envolve a parceria estratégica com o Exército Brasileiro, não apenas contribui para o avanço tecnológico na área de simulação de sistemas complexos, mas também fortalece a formação acadêmica dos estudantes, proporcionando-lhes experiências práticas e de pesquisa com grande impacto no mercado de trabalho.

Texto por Marina dos Santos, acadêmica de jornalismo, com supervisão da Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM.

Quer divulgar suas ações, pesquisas, projetos ou eventos no site? Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM! Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-5797

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes