CAU recebe estudantes de escola municipal para uma visita ao CT-UFSM

A visita da Escola Municipal de Aprendizagem Industrial incluiu diversas instalações do CT

Na sexta-feira (04/10), o CT-UFSM recebeu a visita de 29 estudantes do Ensino Médio da Escola Municipal de Aprendizagem Industrial (EMAI) no curso de Arquitetura e Urbanismo.

A iniciativa tem o objetivo de apresentar o ensino superior gratuito e de qualidade do CT-UFSM a fim de motivar os alunos para estudarem aqui no futuro. Além disso, a visita tem o interesse de divulgar a produção tecnológica da universidade e aproximar a comunidade local da comunidade acadêmica.

Durante a visita os estudantes puderam conhecer diversas instalações do prédio, incluindo a Maquetaria, o Canteiro Experimental, o Ateliê de Projeto, a Sala de Desenho e as salas de aula com murais. Os visitantes também puderam conhecer o contêiner do professor Macklini Dalla Nora, com experimentos na área de STEAM, e o Fábrica CT, cujo técnico Adriano realizou um tour guiado com direito a simulação de impressão 3D e de corte a laser.

Para os acadêmicos do CT que apresentaram seus cursos, a iniciativa foi muito enriquecedora, já que eles demonstraram as possibilidades de atuação de arquitetos e engenheiros para os estudantes da EMAI. Através da proximidade com a comunidade, os acadêmicos do CT tiveram a oportunidade de praticar suas habilidades comunicacionais, que complementam a sua formação técnica.

Já para os alunos da EMAI é um momento fora do habitual, para desbravar novos lugares, novas possibilidades e conhecerem as oportunidades que o CT-UFSM oferece a eles. A professora Débora Bretas comenta que os estudantes terminaram  a visita muito encantados com as instalações e possibilidades que o CT apresenta.

Essa visita foi fruto de uma iniciativa conjunta do Grupo de Estudos em Modelagem da Informação da Construção (GEMIC), sob a orientação da professora Débora Bretas e do Núcleo de Estudos de Arquitetura e Experimentações (NAIMEE Escola), sob a orientação das professoras Josicler Orbem e Évelyn Possebon.

A atividade também contou com a colaboração dos alunos Anthonio Saraiva, Caetano Vianna, Valentina Ceretta e Yasmin Husein, do curso de Arquitetura e Urbanismo e Felipe Zappe do curso de Engenharia Civil, que participaram ativamente na recepção dos visitantes.

Existe em ambos os grupos projetos de extensão que visam a atuação conjunta com escolas da rede pública de Santa Maria, tanto para ir até a comunidade escolar quanto para trazê-los ao CT-UFSM. A ideia é que essas visitas se tornem recorrentes e que haja mais parcerias com outras escolas.

Com informações e fotos de Débora Bretas, docente do Centro de Tecnologia.

Texto por Emilly Vargas Wacht, acadêmica de jornalismo, com supervisão da Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM

Quer divulgar suas ações, pesquisas, projetos ou eventos no site? Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM!

Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!