Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

CT recebe Aula Inaugural do Curso Residência em Microeletrônica nesta terça

Curso faz parte do Programa CI Inovador do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e capacitará profissionais da área de semicondutores e microeletrônica.



Nesta terça-feira (15/10), às 14h, o Cento de Tecnologia da UFSM sediará a aula inaugural do Curso de Residência em Microeletrônica do Programa CI Inovador. A aula, em formato de painel, com o título “As Novas Oportunidades para Microeletrônica no Brasil e no Mundo”, é aberta e gratuita, ocorrerá no Auditório do INPE e terá transmissão online pelo canal do CT no YouTube. Trata-se de oportunidade única para quem deseja compreender o mercado da área de semicondutores e microeletrônica. O evento contará com a presença do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SICT/RS), da ABISEMI (Associação Brasileira da Industria de Semicondutores), da ABINEE (Associação Brasileira da Industria Eletro Eletrônica) e de empresas como a CEITEC S.A., Ensilica Ltda. A coordenação é da SOFTEX e do Instituto Federal do Ceará (IFCE).

O Curso de Especialização em Microeletrônica está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) e é financiado pelo Projeto “Residência em Microeletrônica” do Programa CI Inovador, criado pelo MCTI e coordenado pela Softex. O programa nasceu para atender a demanda crescente do mercado por profissionais da área de semicondutores e microeletrônica.

A oferta do curso é inédita em Santa Maria e representa o reconhecimento da capacidade e expertise dos professores da UFSM que atuam na área da microeletrônica. Seu objetivo é a formação ampla e capacitação de profissionais no design de circuitos integrados. O curso é composto por trilhas especializadas em microeletrônica digital, analógica mista (AMS) e analógica RF.

O Curso foi concebido para ser executado em rede com outras quatro Universidades Federais (polos) além da UFSM (Universidade Federal do Paraná, Universidade de Brasília, Universidade Federal de Campina Grande e Universidade Federal do Ceará). O Curso de Especialização em regime de residência terá atividades de segunda a sexta-feira, 07 horas diárias por um período inicial de 06 meses. Neste período o aluno deverá cumprir uma carga horária de 720hs. A especialização terá um tempo mínimo de 12 e máximo de 30 meses para sua conclusão. Nesta primeira edição foram disponibilizadas 90 vagas, todas já preenchidas.


Texto por Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM, com informações do Prof. João Baptista Martins.

Quer divulgar suas ações, pesquisas, projetos ou eventos no site? Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM! Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-5738

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes