Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT

CT recebe Aula Inaugural do Curso Residência em Microeletrônica nesta terça

Curso faz parte do Programa CI Inovador do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e capacitará profissionais da área de semicondutores e microeletrônica.

Nesta terça-feira (15/10), às 14h, o Cento de Tecnologia da UFSM sediará a aula inaugural do Curso de Residência em Microeletrônica do Programa CI Inovador. A aula, em formato de painel, com o título “As Novas Oportunidades para Microeletrônica no Brasil e no Mundo”, é aberta e gratuita, ocorrerá no Auditório do INPE e terá transmissão online pelo canal do CT no YouTube. Trata-se de oportunidade única para quem deseja compreender o mercado da área de semicondutores e microeletrônica. O evento contará com a presença do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SICT/RS), da ABISEMI (Associação Brasileira da Industria de Semicondutores), da ABINEE (Associação Brasileira da Industria Eletro Eletrônica) e de empresas como a CEITEC S.A., Ensilica Ltda. A coordenação é da SOFTEX e do Instituto Federal do Ceará (IFCE).

O Curso de Especialização em Microeletrônica está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) e é financiado pelo Projeto “Residência em Microeletrônica” do Programa CI Inovador, criado pelo MCTI e coordenado pela Softex. O programa nasceu para atender a demanda crescente do mercado por profissionais da área de semicondutores e microeletrônica.

A oferta do curso é inédita em Santa Maria e representa o reconhecimento da capacidade e expertise dos professores da UFSM que atuam na área da microeletrônica. Seu objetivo é a formação ampla e capacitação de profissionais no design de circuitos integrados. O curso é composto por trilhas especializadas em microeletrônica digital, analógica mista (AMS) e analógica RF.

O Curso foi concebido para ser executado em rede com outras quatro Universidades Federais (polos) além da UFSM (Universidade Federal do Paraná, Universidade de Brasília, Universidade Federal de Campina Grande e Universidade Federal do Ceará). O Curso de Especialização em regime de residência terá atividades de segunda a sexta-feira, 07 horas diárias por um período inicial de 06 meses. Neste período o aluno deverá cumprir uma carga horária de 720hs. A especialização terá um tempo mínimo de 12 e máximo de 30 meses para sua conclusão. Nesta primeira edição foram disponibilizadas 90 vagas, todas já preenchidas.

Texto por Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM, com informações do Prof. João Baptista Martins.

Quer divulgar suas ações, pesquisas, projetos ou eventos no site? Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM! Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!